É um material composto por elementos de renda em relevo sobre uma base transparente. Detalhes de tecido perfurado, conectados por laços, imitam motivos florais, geométricos ou abstratos. Geralmente são utilizadas fibras naturais para sua fabricação: seda, algodão, linho. A malha que passa pela base é feita de fios sintéticos:
Dependendo do tipo de fibras sintéticas utilizadas na fabricação do tecido, distinguem-se os seguintes tipos de tecido guipura:
Ele vem em uma variedade de cores e o método de tingimento distingue entre tingido liso e estampado. O material também pode ser decorado com brilhos, lantejoulas ou miçangas.
Os fabricantes classificam a guipura de casamento bordada como uma categoria separada. Além da tradicional cor branca, distingue-se pelos padrões delicados e materiais caros.
As propriedades do tecido são determinadas pelas proporções da renda e da base da malha.Se a proporção entre a base transparente e os detalhes perfurados for de 1 para 9, o tecido será mais rígido e denso. Quanto menor a porcentagem de elementos de renda, mais macio e transparente é o material.
Podemos destacar qualidades comuns a todas as guipuras:
O grau de elasticidade do material depende da quantidade de fibras elásticas ou lurex na malha de base. Quanto mais houver, melhor será o estiramento do tecido. Para dar brilho adicional ao tecido, são tecidos fios de cor dourada ou prateada.
Com os devidos cuidados, o tecido mantém suas melhores características por muito tempo. A guipura pode ser lavada à mão ou em ciclo suave, sem centrifugação. Passe a ferro a uma temperatura não superior a 150 graus.
A guipura é um material universal que se utiliza sozinho ou em combinação com outros tecidos para criar e decorar peças de guarda-roupa. Eles costuram com isso:
Na confecção das roupas, a guipura é combinada com cetim, seda, malhas, viscose, jeans e até couro, sendo feitas inserções decorativas ou utilizadas sobre o tecido principal. A renda guipura é utilizada na decoração de chapéus, guarda-chuvas, sapatos, bolsas e clutches.
Este tecido também é popular em interiores. A guipura fica mais apropriada nos estilos provençal, shabby chic, retrô e country. Dele são feitos guardanapos, toalhas de mesa, cortinas e cortinas. É utilizado para decorar travesseiros e cobertores. Este material também pode ser usado para decorar abajures e luminárias de chão.É utilizado como estêncil para aplicação de desenhos em paredes ou itens de interior.
A guipura é um excelente material para a criatividade e o trabalho artesanal. É utilizado como base ou detalhe de painéis e pinturas, colagens e apliques. Eles decoram caixas e cestos de armazenamento. Usando sobras desse material, você pode renovar sapatos velhos e gastos de uma forma divertida. Colares e brincos incomuns são criados a partir de elementos vazados recortados e acessórios apropriados para joias.