Se a sua blusa guipura preferida ficou amarela ou cinza, não há necessidade de correr até a lavanderia para branquear o tecido delicado. É bem possível fazer isso em casa com a ajuda de alguns truques e ingredientes. Então, vamos dar uma olhada nos mais eficazes deles.
Que remédios ajudarão?
É claro que os produtos químicos domésticos são considerados um salva-vidas neste caso. É fácil de usar. Na maioria das vezes - molhe, espere, lave. Eficaz e barato - este é o habitual brancura, bem como produtos de branqueamento Heitmann, Frau Schmidt, ACE, Tide, Amway, Vanish, BOSmax e outros. Dada a antipatia geral pela química, a prioridade de uma boa dona de casa são sempre os chamados remédios populares, ou seja, aqueles que estão à mão.
Material delicado pode ser branqueado usando peróxido, amônia, refrigerante, vinagre, frutas cítricas, sal, sabão... A gama de produtos é enorme e, o mais importante, estão sempre disponíveis na cozinha. E agora as primeiras coisas primeiro.
Guipura clareadora
O tecido é fino, sintético, bastante duro ao toque.No processamento é aconselhável não quebrar a superfície para que o branqueamento seja feito da forma mais uniforme possível e não danifique nada.
O que você vai precisar? Certifique-se de ter uma tigela de plástico, copo medidor, colher de chá e água extra. E, de fato, o próprio remédio. Leia sobre proporções e tecnologias de clareamento abaixo.
Com refrigerante e amônia
Vai precisar 3 colheres de sopa. eu. refrigerante, 3 litros de água morna e 1 colher de sopa. eu. amônia. Mexa tudo bem e deixe a guipura de molho na solução por 4 horas. Em seguida, aperte suavemente com as mãos e enxágue em diversas águas.
Importante! Para manusear amônia, é aconselhável usar luvas transparentes de celofane e trabalhar em local ventilado, por exemplo, em uma varanda.
Com refrigerante, sal, sabão em pó
Um dos métodos mais suaves de clareamento. Deve ser dissolvido em água morna 1 Colher de Sopa. eu. refrigerante, 2 colheres de sopa. eu. sal, 1 colher de sopa. eu. sabão em pó. Mergulhe o item por 30 minutos. Lave à mão, torcendo suavemente. Enxágue várias vezes em água corrente.
O método é bom para branquear roupas íntimas, blusas e saias de guipura.
Com peróxido de hidrogênio
As proporções são simples: dissolva 60 ml de água oxigenada em 10 litros de água morna (isso é aproximadamente 1 garrafa). Molhe o tecido guipura. Após duas horas, lave com sabão em pó à mão e enxágue bem.
Este método é o mais bem-sucedido, pois o oxigênio ativo contido no peróxido remove bem o acinzentado e o amarelo e confere aos sintéticos uma brancura radiante. O produto custa apenas alguns centavos.
Outra composição: 6 colheres de sopa. eu. refrigerante, 2 colheres de sopa. eu. amônia e 2 colheres de sopa. eu. peróxido de hidrogênio misture, dissolva em 10 litros de água morna e deixe de molho a peça a ser branqueada por três horas.Deve primeiro ser lavado da maneira habitual. Após o procedimento, enxágue abundantemente.
Com verde brilhante
Um ingrediente inesperado, mas que dá excelentes resultados. Para trabalhar você precisará de:
- 2 bacias com água morna e a mesma quantidade de água fria;
- 200g de sal de cozinha;
- 1 tampa de sabão em pó líquido;
- 5 colheres de sopa. eu. 9% de vinagre;
- verde brilhante.
Sequência do procedimento de clareamento:
- Dissolva o sal em água fria e deixe o produto de molho por três horas. Após o tempo previsto, a água escurecerá. Não há necessidade de ter medo da cor cinza ou marrom - essa guipura “emite” sujeira. Torça suavemente o tecido e escorra o líquido.
- Adicione o sabão em pó à água morna, agite, lave tudo da maneira usual, observando naturalmente os cuidados de segurança e as regras para trabalhar com materiais delicados. Em seguida, enxágue.
- Dissolva o vinagre em água limpa e fria. Mergulhe e segure a guipura nesta composição.
- Adicione à água morna 1–2 gotas de verdura. Misture bem. Enxágue o produto com as mãos por 2 minutos nesta solução e depois em água pura.
Importante! Você não pode exagerar com vegetação! Mais de 2 gotas deixarão o material colorido!
Solução de permanganato de potássio
Continuamos a branquear a guipura por meios inesperados. O permanganato de potássio regular ajudará a tornar as coisas brancas como a neve.
Necessariamente! Os cristais devem estar completamente dissolvidos para que não permaneçam vestígios vermelhos. É melhor colocá-los em um copo separado com um pouco de água, esperar e depois coar para uma tigela.
Então, você precisará de:
- 2–3 cristais de permanganato de potássio;
- 10 litros de água morna;
- 1 tampa de sabão em pó líquido;
- 100 g de sabão em pó ralado.
Misture tudo, dissolva bem e deixe de molho por 30 minutos. Lave à mão, torcendo suavemente.Enxágue várias vezes em água morna.
Suco de limão
Este método requer 200 ml de suco de limão e 2 litros de água. Sequenciamento:
- ferva a água, deixe esfriar a 35 graus, acrescente o suco e misture bem;
- mergulhe os itens de guipura por 2 horas na solução;
- Lave normalmente e enxágue várias vezes.
Com sabão e amônia
A sua versão económica é o que é necessário. Ao que parece, como o sabão cinza embranquece? O segredo é simples - escolha família leve, por exemplo, Sarma ou “Eared Nannies”. Além de fazerem bem o trabalho, também não apresentam o característico aroma “ensaboado” depois. No entanto, a lavagem regular subsequente com pó ajudará a eliminar o cheiro.
Mas! Sabonete marrom simples e brutal também clareia perfeitamente.
Então, é preciso tratar o item com uma barra e deixá-lo em água morna durante a noite. De manhã, ensaboe novamente e Usando uma esponja dura ou uma escova de dentes velha, esfregue suavemente as áreas sujas. Em seguida, enxágue várias vezes.
Se este método de clareamento não ajudar, siga em frente. Necessário:
- rale 200 g de sabão em pó;
- despeje em uma jarra de 0,5 litro, despeje água fervente sobre ela, espere a dissolução máxima;
- Coloque a massa de sabão resultante em uma tigela com água morna, agitando se possível;
- calce luvas e adicione 3 colheres de sopa à água. eu. amônia;
- misture tudo bem;
- coloque o produto na solução por 2 horas;
- Use esponja e escova de dente para passar novamente nas superfícies a serem clareadas;
- mergulhe o item em uma solução de água e condicionador para eliminar o cheiro desagradável de amônia;
- seque naturalmente.
Interessante! Em vez de sabão em pó, você pode usar sabão de alcatrão.
Com mostarda
Um método original que ajudará a clarear o tule. Para a solução você precisará 2 colheres de sopa. eu. mostarda em pó e 1 litro de água morna. Misture tudo bem até ficar homogêneo e despeje em uma tigela com 10 litros de água morna. Mergulhe o tule sujo no produto por 12 horas. Depois lave normalmente.
Com produtos químicos domésticos
Use esses produtos para branquear tecidos delicados com muito cuidado. Cada rótulo deve incluir as seguintes recomendações: quanto é necessário, quanta água e quanto tempo é necessário para a imersão. A coisa mais simples que você pode levar é o branco normal, comprado em loja.
Proporções: para 10 litros de água morna 2 colheres de sopa. eu. brancura. Deixe de molho por 20 minutos, depois esprema e enxágue abundantemente em diversas águas.
Importante! A brancura deve ser completamente dissolvida. Caso contrário, seus cristais podem danificar tecidos delicados. Para eliminar o cheiro de cloro, você pode enxaguar a peça com uma solução de amaciante no final.
Nós recomendamos use um produto de qualidade. Líquidos “Boa Marca” e similares, infelizmente, não terão nenhum efeito.
Dicas importantes
- Uma das melhores opções para branquear o tule guipura é o método do sal. A imersão inicial em uma solução espessa permite “empurrar” toda a sujeira.
- Se a sua máquina de lavar tiver uma função de lavagem delicada, ela poderá ser usada. Apenas o item da guipura deve ser colocado em uma bolsa especial.
- Ao usar agentes agressivos - amônia, alvejante e outros produtos químicos - use luvas. Tkaner recomenda usar luvas de plástico brancas ou transparentes.
- As composições devem ser misturadas com extremo cuidado. E Coloque apenas a peça a ser branqueada na solução final.
- Recomenda-se enxaguar após o procedimento em diversas águas - morna e fria.
- Inserções de metal em roupas de guipura (por exemplo, armações ou fechos de sutiã) podem complicar significativamente o procedimento. Neste caso, você pode molhar a roupa, mas apenas por 10 minutos.
- Lavar e usar alvejante recomendado em água morna com temperatura não superior a 35 graus. O calor quente deforma tecidos delicados.
- Você só pode secar roupas branqueadas naturalmente, nunca em um radiador. Caso contrário, o amarelo aparecerá novamente. O tule pode ser pendurado na cornija imediatamente após a lavagem.
- As avós também usam remédios populares leite. Mergulhe o tecido delicado por várias horas e depois enxágue normalmente.
- Você pode usar detergente líquido para roupas e grânulos. Este último deve ser completamente dissolvido para que não fiquem grumos.