Como costurar um vestido de guipura com as próprias mãos

Vestido guipuraA variedade de guipuras é enorme: estampadas, lisas, elásticas, tricotadas, com lurex e lantejoulas. Esta pequena master class irá ajudá-lo a costurar um vestido de guipura.

Seleção de material e modelo de produto

O processo de confecção de um vestido começa com a escolha do tecido. A gama de cores da guipura é incrível. É usado como tecido principal.

Os vestidos confeccionados em guipura são costurados com forro, que é escolhido de forma que o padrão rendado fique bem visível. Deve ser mais escuro, mais claro ou de cor contrastante. Use cetim, cetim ou seda.

O modelo foi escolhido para ter um design simples para que dardos e costuras não atrapalhem o design. Se a guipura não for elástica, as silhuetas ajustadas não funcionarão.

Ferramentas necessárias

  • Tesoura
  • Pinos de segurança
  • Giz ou sabão
  • Agulha
  • Tópicos
  • Máquina de costura
  • Overloque
  • Padrão
  • Fita métrica
  • Governante

Padrão e Corte

Todos os moldes são feitos de acordo com medidas tiradas da figura ou traduzidas de revistas de moda e ajustadas no tamanho desejado.

O padrão finalizado é colocado no lado avesso do tecido do forro, preso com alfinetes e contornado. Subsídios para cortes retos – 1 cm, para decote e cava – 0,5 cm. Está sendo cortado. Este processo é repetido com guipura. Os motivos de design mais vantajosos são usados. Todos os detalhes cortados são colocados no tecido e só depois recortados. Todas as linhas de giz são transferidas para o outro lado. Feito o preparo, passamos para a próxima etapa do trabalho, a costura do vestido.

Progresso de trabalho

O material da guipura é difícil de processar, por isso o processo requer certa habilidade e conhecimento. As seções da margem de costura são overlocker, processadas com fita viés ou cortadas ao longo do contorno e sobrepostas, e a seguir fixadas com ponto zigue-zague ou manualmente. Você também pode usar ponto reverso: as costuras são costuradas na frente e depois nas costas. Em vestidos com mangas, a cava também é processada por este método.

Todas as dobras e costuras devem ser alinhavadas nos tecidos principal e de forro. Uma folha de papel é colocada entre o produto e o mecanismo de alimentação de material para proteger o tecido fino contra rasgos. Largura da costura ao costurar – 0,5 cm. Para costurar um vestido da moda com suas próprias mãos, você precisa usar agulhas de costura finas nº 75 e fios de seda, e para guipura elástica - agulhas para malhas.

O decote e a parte inferior do produto são finalizados com orla encaracolada ou fita de renda de seda. A guipura elástica requer manuseio diferente - verifique a elasticidade do seu material, se esticar bem é melhor usar fita de algodão para fortalecê-la.

O zíper é inserido na costura central ou lateral, dependendo do estilo escolhido do produto. As bordas do zíper são contornadas com uma margem de costura ou fita viés.

Resina

Resina

Você pode usar três métodos diferentes para criar um forro para um vestido guipura.

  1. É feito como um vestido independente, removível - não preso ao tecido principal, usado com outros vestidos.
  2. O forro e a base são costurados como uma única unidade. Um alinhavo é colocado no centro das costas e da frente. As costuras laterais e dos ombros são costuradas. A parte inferior do produto é dobrada junto com o forro. A parte inferior do forro pode ser mais curta que o produto principal, então é processada antes de costurar a costura lateral.
  3. Ao longo do decote o forro é fixado na base. As costuras laterais e dos ombros são pré-costuradas. O lado direito do forro é colocado no lado direito do tecido principal e bainha. O corte é cortado em intervalos regulares, não atingindo 0,1 cm da costura da máquina, as costuras são dobradas sobre o forro e costuradas.

Você também pode fazer um lindo forro bicolor, aí o modelo fica com a aparência de saia e blusa.

É muito importante passar a renda em baixa temperatura com um ferro de passar (um pedaço de tecido de algodão branco) para não danificar a renda.

Vestido guipura pronto

Conclusão

A guipura é um material bastante complexo que requer certas habilidades no seu manuseio. A experiência adquirida será útil para trabalhos posteriores: decorar quaisquer vestidos com inserções de renda, ao seu gosto, e criar modelos inusitados. Recomenda-se salvar os moldes, pois futuramente poderão ser necessários para a criação de outros modelos.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano