Algodão

Composição de tecido de algodãoO algodão é a fibra mais fina que cobre as sementes do algodoeiro, um arbusto de um metro ou um pouco mais de altura.

A resistência natural, a funcionalidade, a praticidade, a segurança do algodão e a composição do tecido que dele nasce são a base da popularidade milenar do material. Na maioria das vezes, as fibras de algodão são usadas para criar o material ideal para roupas. Mas apetrechos de pesca, mangueiras de incêndio, filtros de cafeteira, papelaria exclusiva, cédulas também são derivados das caixas fofas de uma planta incomum.

Nascimento do tecido

Quando a planta murcha, o lugar da flor é ocupado por uma cápsula com sementes. Cada semente desenvolve de 7 a 15 mil fios de cabelo. Se examinarmos detalhadamente a fibra das cápsulas, descobrimos que cada uma delas é uma célula vegetal cultivada a partir das células do tegumento. A resistência dos fios está relacionada ao grau de maturação.

À medida que “crescem”, a celulose se deposita nas paredes dos cabelos (do lat.cellula - “célula”), sua espessura aumenta, os túbulos fibrosos se estreitam e o algodão recebe uma ondulação espiral específica na forma de uma fita torcida com largura de 0,01 a 0,03 mm. Em termos de composição química, quase 96% do algodão de alta qualidade é celulose, o restante são impurezas: gordurosas, cerosas, corantes, minerais. A cutícula da fibra é a camada superficial de gordura de celulose. É na cutícula que está contido o pigmento de coloração branco cremoso.

Trata-se de algodão cru, que posteriormente é limpo de sementes, serapilheira e impurezas, enviado para prensa e posterior beneficiamento. Na hora de escolher um futuro produto de algodão, o comprimento e a espessura da fibra são importantes, dependendo do tipo de algodão:

As matérias-primas acabadas para tecidos e malhas passam pelas etapas de limpeza, cardação (divisão do conteúdo das caixas em fibras individuais), fiação e tecelagem. Dependendo da sua finalidade, o material de algodão também passa por outros processos de processamento: vaporização, desengorduramento, branqueamento, mercerização, tingimento, etc.

Vantagens do algodão

O algodão é utilizado em diversas indústrias, mas a maior parte da produção é produzida pela indústria têxtil, onde é muito procurado como base para tricô e tecelagem.Cerca de 60% da colheita mundial de algodão é usada para fazer roupas, lençóis e toalhas. O restante vai para a produção de toldos e tendas, produtos farmacêuticos e cosméticos, produtos médicos, e é utilizado na astronáutica e na indústria automotiva.

A pureza ambiental do tecido de algodão é complementada por outras propriedades benéficas:

  1. O algodão é um material durável, fácil de lavar, resistente a altas temperaturas, higroscópico e não sujeito a eletrificação.
  2. Este é um tecido respirável ideal para roupas de verão. Mas o algodão escovado pode ser usado nas estações mais frias porque tem baixa condutividade térmica.
  3. Agradável ao toque, material hipoalergênico - ideal para pessoas que sofrem de sensibilização cutânea.
  4. O algodão tem um coeficiente de elasticidade muito baixo, por isso quase não se deforma.
  5. O material é fácil de pintar e branquear.
  6. O algodão é cultivado sem o uso de pesticidas e fertilizantes químicos, o que reduz significativamente o preço dos tecidos de algodão.

Suavidade, facilidade de uso e manutenção ampliam significativamente o leque de aplicações do algodão, incluindo cama e roupa íntima, roupas femininas, masculinas e infantis, além de acessórios diversos. As desvantagens do material incluem:

  1. Instabilidade a ácidos e álcalis. Após exposição prolongada, fica descolorido e rasga como papel de seda.
  2. O material de algodão enruga facilmente e encolhe quando lavado. As únicas exceções são aquelas com adição de sintéticos.
  3. Os tecidos de algodão branco ficam amarelados com o tempo, enquanto os coloridos desbotam ou desbotam quando lavados.

Para evitar alterações negativas no aspecto de um tecido bonito e confortável, é necessário cuidar dele de acordo com as instruções do fabricante.Utilizando pós apropriados, os tecidos de algodão branco podem ser lavados na máquina de lavar a 95°C, os coloridos - a 40-60°C. É preferível secar naturalmente e passar a ferro molhado no modo “linho/algodão”. Ao trabalhar na técnica patchwork, antes de costurar com outros tecidos, deve-se lavar e passar os restos de algodão.

Algodão

As muitas faces do algodão

Uma pequena adição (3-5%) de fibras sintéticas à fibra de algodão, ou mercerização, altera algumas propriedades, tornando-a resistente a rugas, mais durável, brilhante e bonita. A questão do que é mercerização será respondida pelo aspecto atualizado do tecido, que ganhou extraordinária suavidade, o brilho do cetim e a maciez da seda após tratamento químico com solução de hidróxido de cobre em amônia. Este é o tipo de fio de algodão mais caro, com fibras longas, lisas e finas. Ao combinar opções de tecelagem, os fabricantes alteram a espessura do produto acabado, criando amostras originais de tecido de algodão:

  1. Interlock é uma camisa de algodão elástica e lisa (elástico fino) na frente e nas costas, que possui resistência, leve alongamento e baixo desfiamento. Este é um tecido macio e confortável com boas propriedades de proteção térmica. Na hora de lavá-lo, deve-se optar pelos modos manual ou delicado e temperatura da água de 40°C.
  2. Cooler (ponto kulir) é um tecido de malha 100% algodão fino e macio. Por ser leve e arejado, o tecido é utilizado para costurar roupas.
  3. Terry (pelúcia) é um material felpudo feito de laçadas de fios de urdidura em ambos os lados do tecido ou em um deles; macio, higroscópico, respirável, hipoalergênico. Pode ser confeccionado em 100% algodão ou linho.Recomenda-se lavar roupas felpudas à temperatura de 60°C separadamente das demais roupas, principalmente aquelas com ganchos e botões, enxaguar bem, não torcer nem passar.
  4. O tecido do rodapé/penteado é um tecido de algodão denso, mas respirável, liso na frente, mas com lã macia e quente nas costas. Não forma pellets e mantém a sua forma por muito tempo.
  5. Veludo (veludo) – algodão natural com adição de viscose com pelo pequeno, grosso e brilhante. Tecido forte e mecanicamente resistente que não sofre alterações de forma e aparência. Recomenda-se lavar a 30°C, e passar somente de dentro para fora.
  6. Selyanik é um tecido de malha espessa feito de algodão natural, cuja frente é feita com uma trama de fibras como o cetim, e a parte de trás é feita com um leve penteado. O tecido é complementado com fibras sintéticas, não encolhe nem deforma, por isso é utilizado na produção de roupas esportivas.
  7. Ribana é uma camisa elástica de algodão com fio de borracha trançada, durável, prática e que não encolhe. Na hora de lavar não torça, de preferência centrifugue na máquina e seque à sombra.

O de sempre: popeline, chita, cetim, chita, veludo cotelê, jeans, madapolam; véu delicado, flanela macia, cambraia fina, voile sedoso, alface cortina, tecido de cambraia incrivelmente popular - tudo isso é o mesmo algodão cem por cento eterno, que permite que a menor mistura de seda, lã, sintéticos se torne mais confortável, prático e coisa linda.

O mais discutido nesta seção
Novos artigos nesta seção
Artigo útil
Tapetes de algodão Tapetes de algodão. Dicas para escolher um tapete de algodão, é melhor escolher entre matérias-primas de alta qualidade. Uma diferença de preço de vários milhares de rublos pode sinalizar que Consulte Mais informação
Conselho
Comentários
Nas mulheres destaca-se ainda mais forte e provocativamente...
Sergei
O padrão não corresponde quando construído, mas isso não é o pior. O principal é que os shorts obtidos com esse padrão sejam grandes, mas ao mesmo tempo desconfortáveis. Você não pode andar muito longe e...
Alexei
Publicações recentes nesta seção

Materiais

Cortinas

Pano