O algodão é a fibra mais fina que cobre as sementes do algodoeiro, um arbusto de um metro ou um pouco mais de altura.
A resistência natural, a funcionalidade, a praticidade, a segurança do algodão e a composição do tecido que dele nasce são a base da popularidade milenar do material. Na maioria das vezes, as fibras de algodão são usadas para criar o material ideal para roupas. Mas apetrechos de pesca, mangueiras de incêndio, filtros de cafeteira, papelaria exclusiva, cédulas também são derivados das caixas fofas de uma planta incomum.
Quando a planta murcha, o lugar da flor é ocupado por uma cápsula com sementes. Cada semente desenvolve de 7 a 15 mil fios de cabelo. Se examinarmos detalhadamente a fibra das cápsulas, descobrimos que cada uma delas é uma célula vegetal cultivada a partir das células do tegumento. A resistência dos fios está relacionada ao grau de maturação.
À medida que “crescem”, a celulose se deposita nas paredes dos cabelos (do lat.cellula - “célula”), sua espessura aumenta, os túbulos fibrosos se estreitam e o algodão recebe uma ondulação espiral específica na forma de uma fita torcida com largura de 0,01 a 0,03 mm. Em termos de composição química, quase 96% do algodão de alta qualidade é celulose, o restante são impurezas: gordurosas, cerosas, corantes, minerais. A cutícula da fibra é a camada superficial de gordura de celulose. É na cutícula que está contido o pigmento de coloração branco cremoso.
Trata-se de algodão cru, que posteriormente é limpo de sementes, serapilheira e impurezas, enviado para prensa e posterior beneficiamento. Na hora de escolher um futuro produto de algodão, o comprimento e a espessura da fibra são importantes, dependendo do tipo de algodão:
As matérias-primas acabadas para tecidos e malhas passam pelas etapas de limpeza, cardação (divisão do conteúdo das caixas em fibras individuais), fiação e tecelagem. Dependendo da sua finalidade, o material de algodão também passa por outros processos de processamento: vaporização, desengorduramento, branqueamento, mercerização, tingimento, etc.
O algodão é utilizado em diversas indústrias, mas a maior parte da produção é produzida pela indústria têxtil, onde é muito procurado como base para tricô e tecelagem.Cerca de 60% da colheita mundial de algodão é usada para fazer roupas, lençóis e toalhas. O restante vai para a produção de toldos e tendas, produtos farmacêuticos e cosméticos, produtos médicos, e é utilizado na astronáutica e na indústria automotiva.
A pureza ambiental do tecido de algodão é complementada por outras propriedades benéficas:
Suavidade, facilidade de uso e manutenção ampliam significativamente o leque de aplicações do algodão, incluindo cama e roupa íntima, roupas femininas, masculinas e infantis, além de acessórios diversos. As desvantagens do material incluem:
Para evitar alterações negativas no aspecto de um tecido bonito e confortável, é necessário cuidar dele de acordo com as instruções do fabricante.Utilizando pós apropriados, os tecidos de algodão branco podem ser lavados na máquina de lavar a 95°C, os coloridos - a 40-60°C. É preferível secar naturalmente e passar a ferro molhado no modo “linho/algodão”. Ao trabalhar na técnica patchwork, antes de costurar com outros tecidos, deve-se lavar e passar os restos de algodão.
Uma pequena adição (3-5%) de fibras sintéticas à fibra de algodão, ou mercerização, altera algumas propriedades, tornando-a resistente a rugas, mais durável, brilhante e bonita. A questão do que é mercerização será respondida pelo aspecto atualizado do tecido, que ganhou extraordinária suavidade, o brilho do cetim e a maciez da seda após tratamento químico com solução de hidróxido de cobre em amônia. Este é o tipo de fio de algodão mais caro, com fibras longas, lisas e finas. Ao combinar opções de tecelagem, os fabricantes alteram a espessura do produto acabado, criando amostras originais de tecido de algodão:
O de sempre: popeline, chita, cetim, chita, veludo cotelê, jeans, madapolam; véu delicado, flanela macia, cambraia fina, voile sedoso, alface cortina, tecido de cambraia incrivelmente popular - tudo isso é o mesmo algodão cem por cento eterno, que permite que a menor mistura de seda, lã, sintéticos se torne mais confortável, prático e coisa linda.