Como fazer em casa tinturas naturais para tecidos e tingir com elas

Às vezes, ao fazer artesanato ou criar um interior único para sua casa, você precisa de um tecido de uma determinada cor ou tonalidade. As idas às compras em busca do material certo não trarão necessariamente o resultado desejado, mas com certeza exigirão muito esforço e tempo.

Neste artigo falaremos sobre uma excelente alternativa - coloração DIY com ingredientes naturais. Este é um processo tão fascinante que para muitos se torna um hobby completo. Depois de experimentar, você não consegue parar.

Por que é mais lucrativo usar corantes naturais em tecidos?

Como fazer tinturas naturais para tecidos em casaCores e sabores artificiais nos cercam a cada passo e causam danos consideráveis ​​à saúde humana e ao meio ambiente, por isso ultimamente a naturalidade em tudo tem sido cada vez mais valorizada. Se você estudar as receitas esquecidas de nossas avós, descobrirá que usando os corantes vegetais mais comuns, você pode facilmente tingir tecidos em todas as cores do arco-íris.

As cores dos corantes naturais, ao contrário dos sintéticos, não apresentam tons muito brilhantes e saturados, são mais suaves, profundos e nobres. A paleta básica da natureza é amarelo, verde e vermelho, mas se você precisar de azul ou roxo, poderá obtê-los facilmente. Uma das vantagens inegáveis ​​dos ingredientes naturais, além da naturalidade, é a solidez da cor. Os têxteis tingidos com corantes naturais praticamente não desbotam.

Preparando tecido para tingimento

Preparando tecido para tingimentoA chave para uma coloração bem-sucedida é a preparação adequada. Existem várias regras básicas que devem ser seguidas para alcançar o resultado desejado:

  • Somente tecidos naturais devem ser tingidos com corantes naturais (os materiais sintéticos são menos suscetíveis aos componentes naturais);
  • use recipientes de grande volume de aço inoxidável ou esmalte para tingimento (a relação entre o peso da tinta e o peso do tecido deve ser de pelo menos 20:1);
  • Para preparar a solução, é necessária água natural macia: nascente, chuva ou degelo (não use água dura da torneira);
  • o material para pintura deve estar absolutamente limpo e previamente preparado;
  • campo de coloração, você deve definitivamente corrigir o resultado adicionando um pouco de vinagre à água durante o último enxágue;
  • Se desejar obter uma coloração uniforme, evite dobras no material durante o processo de pintura e posterior secagem.

ATENÇÃO! UM TESTE PRELIMINAR EM UM PEQUENO PEDAÇO DE TECIDO PERMITIRÁ EVITAR SITUAÇÕES INESPERADAS.

Para obter cores ricas e uniformes, certifique-se de preparar o material antes de tingir. Para fazer isso, coloque água em uma panela grande, adicione refrigerante na proporção de 2 gramas por litro e algumas gotas de detergente.Coloque o item a ser pintado, leve para ferver e ferva por cerca de 20 minutos.

Espere esfriar completamente e enxágue bem. O tecido está pronto, você pode começar a tingir. Imediatamente antes do tingimento, pode ser útil embeber o material por várias horas em um mordente (pode ser sal, vinagre ou sulfato de ferro), cuja composição determina o tipo de material e o corante utilizado.

Dependendo do corante, a tecnologia de tingimento é um pouco diferente, mas o algoritmo básico é sempre o mesmo:

  • mergulhe os ingredientes naturais em água e prepare uma solução corante;
  • mergulhe o item a ser pintado na solução quente;
  • manter o tempo necessário em solução quente ou fervente;
  • retire e pendure ou distribua o material.

Como dar cor de carne ao tecido

Como dar cor de carne ao tecidoRecentemente, os bonecos têxteis de til tornaram-se cada vez mais populares. Para criá-los, utiliza-se tecido da cor da pele. Porém, esse tecido nem sempre está disponível nas lojas devido à baixa procura por ele. Portanto, é muito mais fácil criar você mesmo a tonalidade necessária. Você pode usar chá ou café normal como corante natural.

Basta preparar uma solução quente de chá forte, acrescentando algumas colheres de refrigerante, e colocar nela o objeto a ser pintado por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando. Após o qual o tecido deve ser removido e seco. Usando o chá como corante, você pode criar qualquer tom de pele, e a cor depende não apenas do tempo de envelhecimento e da força da bebida, mas também do próprio tipo de chá.

Pinte o tecido de preto e marrom

Pinte o tecido de preto e marromO processo de tingimento de tecido preto e marrom, assim como qualquer outro, não é muito diferente. O principal é escolher um corante natural mais adequado para você.

Para torná-lo preto use:

  • folhas de bordo;
  • folhas de espinheiro-mar;
  • caules de orégano;
  • luta solta.

Para um tom preto mais saturado, você deve primeiro mergulhar o tecido em um mordente à base de sulfato de ferro por várias horas.

A cor marrom permite que você obtenha:

  • casca de carvalho;
  • azeda de cavalo;
  • nozes (casca e casca da fruta);
  • folhas e ramos jovens de amieiro preto.

ATENÇÃO! FAÇA TODOS OS TRABALHOS DE PINTURA SOMENTE COM LUVAS DE BORRACHA. AS SUBSTÂNCIAS NATURAIS COLOREM PERFEITAMENTE NÃO SÓ OS TECIDOS, MAS TAMBÉM A PELE DAS MÃOS.

Como pintar o material com cores brilhantes

Como pintar o material com cores brilhantesVia de regra, as cores mais vibrantes podem ser obtidas usando frutas vermelhas como corantes. Amoras darão vermelho, mirtilos darão roxo, cerejas e cranberries darão rosa. Uma bela cor azul pode ser obtida do repolho roxo comum.

O processo de pintura é uma verdadeira criatividade, além da quantidade e composição dos corantes, o resultado final é influenciado por: volume e temperatura da composição corante, dureza da água utilizada e tempo de exposição. O principal é não ter medo de experimentar e com certeza tudo dará certo.

Críticas e comentários
COM Sergei:

Tópico “Como fazer tinturas naturais para tecidos em casa”
E ONDE ESTÁ ESCRITO COMO FAZER?

EM Valya:

aqui está escrito - (Basta preparar uma solução quente de chá forte, acrescentando algumas colheres de sopa de refrigerante, e colocar nela o item a ser tingido por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando. Depois disso, o tecido deve ser removido e seco. Usando o chá como corante, você pode criar qualquer tonalidade de cor corporal, e a cor depende não apenas do tempo de envelhecimento e da força da bebida, mas também do tipo de chá em si.)

E Irina:

As cores ficam claras e sujas - nem tente.

T Tatiana:

Não é verdade. Já tingi com casca de cebola roxa, chá, chá com café, açafrão e nunca fiquei com a cor suja. Pintei seda e gaze de algodão. As cores da seda eram bastante vivas, enquanto as cores da gaze eram mais suaves.

J. João:

levar à destruição da estrutura do tecido. Muitas plantas, especialmente os cogumelos, são venenosas e não trazem saúde nem para a pessoa que pinta nem para a pessoa que usa uma roupa tão encharcada de veneno.

Materiais

Cortinas

Pano