Spandex é conhecido por muitas pessoas. Esta é uma fibra de poliuretano que foi inventada pelos gênios da indústria têxtil nos EUA. É adicionado ao tecido para melhor elasticidade. Na maioria das vezes, é usado na confecção de roupas esportivas, maiôs, modeladores, meias e collants.
Quando chega a hora de lavar uma peça que contém esse material, muitas donas de casa econômicas se perguntam a melhor forma de fazê-lo. As altas temperaturas afetam negativamente o spandex: o tecido pode esticar demais e perder a forma.. Para evitar que isso aconteça, os especialistas recomendam escolher cuidadosamente os modos de lavagem e os produtos de lavagem.
Na máquina de lavar ou à mão?
Spandex é um material caprichoso. Não deve ser lavado em temperaturas acima de 40 graus, torcer demais ou esfregar excessivamente manchas que estejam impregnadas no tecido. Certamente para ele Lavar à mão é preferível, mas também é possível um ciclo delicado na máquina.
Se a contaminação for forte, é permitido absorver. Para isso, o item deve ser colocado em uma bacia com água fria e agente de limpeza.Deixe assim por 25 minutos e depois lave. A torção deve ser evitada durante a centrifugação.
Importante! O spandex brilhante precisa ser lavado com especial cuidado. Porém, além de usar roupas feitas com ele. O fato é que a cada lavagem o brilho diminui cada vez mais, principalmente se a temperatura recomendada da água não for observada.
Modo e nuances delicadas
Conforme observado acima, apenas o ciclo delicado (ou manual) pode ser usado para lavagem. Não coloque na máquina peças coloridas com lisas, nem claras com escuras.. Os fabricantes nem sempre tingem o spandex com alta qualidade. Portanto, as roupas muitas vezes desbotam.
Antes de lavar é necessário feche todos os zíperes e botões, verifique se há objetos pequenos e pontiagudos nos bolsos (chaves, pinos). Não há necessidade de ativar o modo de rotação extra. É melhor que a água restante escoe naturalmente após o enxágue.
Importante! Se precisar descolorir alguma peça, faça-o com a maior delicadeza possível. É melhor escolher um produto sem cloro e não deixar o produto de molho por muito tempo em solução.
Você pode secar este material em uma corda, primeiro virando o item do avesso. Os especialistas não recomendam pendurar um produto de spandex onde a luz solar direta incida sobre ele (o tecido pode desbotar). Imediatamente após a secagem, deve-se retirá-lo da corda (isso é feito para que a coisa não estique).
Por falar nisso! É melhor secar agasalhos em cabides. Assim definitivamente não perderá a forma.
Que agentes de limpeza devo usar?
Vários géis e pós são adequados. É importante que a embalagem contenha a inscrição “para polisatina”. Não há fosfatos em tais produtos e praticamente nenhum surfactante.
Por exemplo, estes funcionam muito bem:
- Persil Gel.Lava as manchas mais difíceis com a maior delicadeza possível, sem danificar as delicadas fibras do tecido. Não deixa manchas, sai facilmente da roupa e não causa reações alérgicas.
- Wellery Gel. Cuida do material durante a lavagem. Alisa um pouco, dá maciez e lida bem com manchas difíceis. Absolutamente seguro para o tecido e para a saúde humana.
- Sinérgico. O produto espuma bem e é facilmente removido das fibras do tecido. Cheiro hipoalergênico, agradável, mas discreto.
- Lustro. Confere maciez e brilho a qualquer tecido sintético, inclusive aqueles que contenham spandex. Indicado para roupas escuras, pois preserva a cor durante a lavagem.
Conselho
A duração deste ou daquele item depende, antes de tudo, do cuidado adequado com ele. Donas de casa experientes recomendam:
- não use condicionadores para lavar spandex (muitos deles têm uma composição bastante agressiva que estraga as delicadas fibras);
- verifique se há pequenos furos e protuberâncias na peça (se isso não for feito, durante a centrifugação o tecido na área danificada pode literalmente “rastejar”);
- passar somente em baixas temperaturas (não mais que 150 graus), sendo melhor abandonar totalmente esse procedimento (principalmente se houver muito material sintético no tecido e ele praticamente não enruga).
A “meticulosidade” do spandex não é motivo para recusar roupas feitas com ele. É importante “fazer amizade” com ele e aprender os cuidados adequados. Neste caso, com certeza você poderá vivenciar todas as vantagens de algo feito com esse tecido.