No mundo da moda moderna, você costuma ouvir a palavra “caxemira” em combinação com uma variedade de itens de guarda-roupa. Esse nome é dado a tecidos não grossos e macios para casacos, suéteres de alta qualidade, chapéus feitos de materiais fofos, xales finos e outros belos itens de luxo.
Você deve saber que a composição do tecido desses itens difere dos itens comuns do guarda-roupa. Contém apenas penugem de qualidade elite, que se distingue pelo seu alto custo. Isso permite manter produtos de alta qualidade por décadas, bem como a presença de propriedades do material mesmo depois de muitos anos, por exemplo, elasticidade, maciez, aparência decente e capacidade de reter calor.
As roupas de caxemira encontram lugar nas coleções dos principais designers de moda do mundo e são frequentemente exibidas em desfiles exclusivos.. Celebridades mundiais são atraídas por este material pela sua simplicidade e alta qualidade. Você pode ver constantemente estrelas nas capas de revistas sofisticadas em moletons simples e vestidos de alto preço.
Cashmere adquiriu seu nome graças ao principado do Himalaia, onde foi produzido e popularizado pela primeira vez. Foi daí que surgiram os xales finos e se difundiram na Europa no século XIX.
A caxemira genuína é feita do subpêlo da cabra tibetana, que vive nas áreas montanhosas da Índia, Paquistão, Mongólia e China. Perde suas propriedades especiais em outros países do mundo, isso se deve às condições climáticas que afetam negativamente o tecido.
Esse subpêlo de penugem animal tem peso extremamente baixo, o que é garantido pela finura das vilosidades, que são várias vezes mais finas que o cabelo humano. Suas propriedades são muito mais saudáveis que a seda comum, aquece melhor e é mais macia. A penugem é coletada manualmente.
Em média, cerca de 100 gramas de material valioso são coletados de um animal. Pode-se calcular que a criação de um xale requer uma quantidade anual de matérias-primas valiosas de cinco indivíduos, e o tecido para criar casacos de diferentes comprimentos requer três vezes mais pele.
Todo o processo de produção, fiação e tingimento é feito manualmente. Isso dura mais de um mês. E somente após esses tratamentos a tela é enviada para a criação de produtos de guarda-roupa. É o processo de produção que determina o custo do tecido e torna o preço tão alto. Além disso, o custo é baseado na espessura do material; é necessária a menor espessura da fibra; além disso, a cor do material é valorizada. Existem várias categorias de fios e produtos feitos com eles:
O tecido mais barato é feito de lã de cabra que vive nas montanhas do Tibete; é comercialmente chamado de “lã de Caxemira”. Suas propriedades são preservadas; ele também retém o calor, apesar da alta espessura do material. Apesar de as matérias-primas serem as mais baratas nesta gama de produtos, ainda mantêm o seu elevado custo e, no entanto, gozam de enorme popularidade.
Em muitos casos, seda, viscose e lã merino são usadas na composição. O objetivo da adição é reduzir o preço do produto, mas tal inovação garante uma deterioração nas propriedades originais da caxemira.
Padrões formados na Federação Russa, a caxemira é o material mais macio e fino. A composição é determinada pela lã em ponto de sarja.
Os empresários ocidentais muitas vezes reduzem a qualidade dos materiais que vendem ao usar fios merino em tecidos para casacos, que servem de base para a produção. As grandes empresas buscam economizar na qualidade dos produtos, o que é provocado pela baixa escolaridade dos consumidores nessa área. Portanto, é necessário considerar cuidadosamente a compra de produtos feitos com esses materiais ou das próprias matérias-primas. É necessário estudar a composição do produto com muito cuidado e utilizar os serviços de empresas de confiança, cuja popularidade diminuiu ao longo dos anos.
Foram listadas as principais propriedades da caxemira de alta qualidade, que funcionam como um diferencial do material.