Fato de crepe – que tipo de tecido é?

É um erro dizer que o crepe é um tecido específico: esta palavra refere-se a um grande grupo de têxteis com superfície rugosa. Todos os tipos de roupas são costurados com esse material e ele é usado como tecido doméstico. Qual tecido crepe é melhor para costurar um terno?

Descrição do traje crepe

Entre a grande variedade de crepe, existe um tipo especial - fantasia, ou fantasia. Esse material macio, mas ao mesmo tempo denso, leve, mas ao mesmo tempo mantém sua forma perfeitamente. A superfície é levemente gofrada, ondulada ou com padrões finos, mas agradável ao toque. O acabamento leve fosco do tecido permite que ele seja utilizado para costurar roupas festivas e do dia a dia.

O crepe do terno está disponível em uma única cor, em várias cores, com estampa ou estampa.

terno de crepe

Composição e características do tecido

Os tecidos para crepe são feitos de todos os tipos de fibras: fios naturais (seda, algodão, lã), fios artificiais à base de celulose (acetato, triacetato, viscose), sintéticos (acrílico, poliéster, poliamida, lavsan). Para conferir as propriedades necessárias, é possível misturar fibras, por exemplo: adicionar poliéster à viscose aumenta a resistência ao desgaste. Uma das características do tecido é baixa elasticidade. Até mesmo a camisa crepe e o stretch são difíceis de esticar.

Dependendo do tipo de fibras utilizadas 2 maneiras de fazer tecido. Um deles está torcendo. Os fios utilizados são torcidos firmemente em diferentes direções (até 3 mil torções por 1 m²) e depois cruzados. Essa tecnologia torna o tecido denso e elástico, não elástico.

Referência. A densidade de um traje de crepe está na faixa de 210–240 g/m². Para efeito de comparação: a densidade da chita é 120 g/m², lã – 150–300 g/m².

Na etapa final do processo tecnológico, a tela fica exposta à umidade e altas temperaturas. Os fios torcidos são parcialmente esticados, formando uma estrutura granulada do tecido, o que confere rugosidade ao tecido. Ao primeiro toque é alarmante, mas durante o uso não causa desconforto.

Por falar nisso! Se os fios forem torcidos ao longo da urdidura e da trama, o resultado é um material puramente crepe com uma superfície mais gofrada e rugosa. Se os fios forem torcidos apenas na trama ou urdidura, forma-se um tecido (semi-crepe) menos elástico e com superfície mais lisa.

O segundo método de confecção do tecido é o tecido com padrões finos, sem torção, usando fios adicionais que diferem dos principais. Essa diferença no material de origem e na disposição aleatória das tramas cria protuberâncias (efeito crepe). Esses tecidos têm maior elasticidade.

vestido de terno

Vantagens e desvantagens

O crepe de terno tem mais prós do que contras, então vamos examinar o último primeiro. As desvantagens incluem o seguinte:

  • medo da luz solar e de altas temperaturas;
  • requer manuseio delicado (típico de todos os tecidos crepe);
  • sujeito a forte encolhimento (de fibras naturais);
  • Preço Alto.

O material é muito procurado devido às seguintes propriedades físicas, mecânicas e higiênicas:

  1. Baixo vinco.
  2. Conforto. O produto confeccionado com o traje é agradável ao toque e não restringe os movimentos.
  3. Alta resistência à tração.
  4. Rigidez. Durante a operação não há flacidez, estiramento, dobras e flechas “não divergem”.
  5. Flexibilidade. O tecido cai bem, o que permite fazer dobras e utilizar qualquer corte.
  6. Boa respirabilidade.
  7. Hipoalergênico.
  8. Baixa higroscopicidade e capacidade de retenção de poeira.
  9. Mas a principal vantagem é o aumento da resistência ao desgaste. Uma peça feita com esse material durará 10, 20 anos ou mais, mantendo sua aparência.

vestido da bainha

Existem variedades?

Dependendo das fibras utilizadas, a indústria têxtil oferece muitas variedades de crepe para ternos:

  1. Cetim crepe. Para a produção são utilizados fios de seda e sintéticos e tecido de cetim. Dois lados, liso brilhante e fosco áspero, permitem criar combinações interessantes ao costurar.
  2. Alongamento de crepe. Os fios de viscose com elastano deixam o tecido mais denso, mantendo a maciez e dando elasticidade.
  3. Crepe de lã Fino mas denso, com textura em relevo e brilho fosco.
  4. Camisa crepe confeccionada com fibras artificiais. Melhorou a elasticidade e flexibilidade.
  5. Mergulho de crepe. Semelhante ao crepe de malha, mas com superfície sedosa. Devido à sua alta elasticidade é chamada de “segunda pele”. Usado para costurar qualquer roupa, inclusive roupas esportivas.
  6. Crepe diagonal. Possui uma cicatriz diagonal na superfície. Jaquetas, jaquetas e casacos são feitos dele.

Outras variedades incluem crepe-marroquin, barbie, crepon.

O que eles fazem com um terno?

Apesar do nome “traje”, esse tipo de crepe não é utilizado apenas para costurar calças, jaquetas, vestidos de verão e vestidos. É utilizado na confecção de qualquer roupa (principalmente feminina), capas, brinquedos infantis, cortinas, colchas, toalhas de mesa e é utilizado para estofados.

Um tópico separado é a roupa de cama - lençóis, fronhas, capas de edredom. Esta é uma roupa de cama luxuosa. É ecologicamente correto, durável, não enruga, não precisa ser passado a ferro, tem uma textura bonita e é adequado para pessoas com problemas de pele. O mesmo se aplica a cobertores e cobertores.

o que costurar de um terno

Como cuidar disso?

Para que um produto confeccionado em crepe de terno encante por muito tempo com sua aparência impecável, você deve seguir as seguintes regras de cuidado do tecido:

  1. Lavar à máquina sem deixar de molho no ciclo delicado. Isso é exigido pelas fibras que compõem o crepe.
  2. Não aqueça a água acima de 30 °C. Ao lavar à mão, sua mão deve ficar um pouco fria..
  3. É aconselhável utilizar detergentes líquidos sem enzimas. Dissolvem-se mais rapidamente em água e são mais facilmente removidos dos espaços entre as fibras, além de não deixarem manchas brancas após a secagem. Eles são altamente eficazes em baixas temperaturas.
  4. Seque o produto à sombra e longe de aquecedores, em cabides.
  5. O produto deve ser passado a ferro de dentro para fora, ligeiramente húmido, com o ferro aquecido a uma temperatura não superior a 140 °C.
  6. Você pode guardar as roupas em cabides ou dobradas em prateleiras, em sacos de papel ou linho.

Importante! É preferível lavar a seco peças feitas de crepe de terno com corte complexo.

Ignorar essas recomendações leva a danos às fibras, fazendo com que o tecido perca suas propriedades e o produto perca sua aparência original.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano