É um erro dizer que o crepe é um tecido específico: esta palavra refere-se a um grande grupo de têxteis com superfície rugosa. Todos os tipos de roupas são costurados com esse material e ele é usado como tecido doméstico. Qual tecido crepe é melhor para costurar um terno?
Descrição do traje crepe
Entre a grande variedade de crepe, existe um tipo especial - fantasia, ou fantasia. Esse material macio, mas ao mesmo tempo denso, leve, mas ao mesmo tempo mantém sua forma perfeitamente. A superfície é levemente gofrada, ondulada ou com padrões finos, mas agradável ao toque. O acabamento leve fosco do tecido permite que ele seja utilizado para costurar roupas festivas e do dia a dia.
O crepe do terno está disponível em uma única cor, em várias cores, com estampa ou estampa.
Composição e características do tecido
Os tecidos para crepe são feitos de todos os tipos de fibras: fios naturais (seda, algodão, lã), fios artificiais à base de celulose (acetato, triacetato, viscose), sintéticos (acrílico, poliéster, poliamida, lavsan). Para conferir as propriedades necessárias, é possível misturar fibras, por exemplo: adicionar poliéster à viscose aumenta a resistência ao desgaste. Uma das características do tecido é baixa elasticidade. Até mesmo a camisa crepe e o stretch são difíceis de esticar.
Dependendo do tipo de fibras utilizadas 2 maneiras de fazer tecido. Um deles está torcendo. Os fios utilizados são torcidos firmemente em diferentes direções (até 3 mil torções por 1 m²) e depois cruzados. Essa tecnologia torna o tecido denso e elástico, não elástico.
Referência. A densidade de um traje de crepe está na faixa de 210–240 g/m². Para efeito de comparação: a densidade da chita é 120 g/m², lã – 150–300 g/m².
Na etapa final do processo tecnológico, a tela fica exposta à umidade e altas temperaturas. Os fios torcidos são parcialmente esticados, formando uma estrutura granulada do tecido, o que confere rugosidade ao tecido. Ao primeiro toque é alarmante, mas durante o uso não causa desconforto.
Por falar nisso! Se os fios forem torcidos ao longo da urdidura e da trama, o resultado é um material puramente crepe com uma superfície mais gofrada e rugosa. Se os fios forem torcidos apenas na trama ou urdidura, forma-se um tecido (semi-crepe) menos elástico e com superfície mais lisa.
O segundo método de confecção do tecido é o tecido com padrões finos, sem torção, usando fios adicionais que diferem dos principais. Essa diferença no material de origem e na disposição aleatória das tramas cria protuberâncias (efeito crepe). Esses tecidos têm maior elasticidade.
Vantagens e desvantagens
O crepe de terno tem mais prós do que contras, então vamos examinar o último primeiro. As desvantagens incluem o seguinte:
- medo da luz solar e de altas temperaturas;
- requer manuseio delicado (típico de todos os tecidos crepe);
- sujeito a forte encolhimento (de fibras naturais);
- Preço Alto.
O material é muito procurado devido às seguintes propriedades físicas, mecânicas e higiênicas:
- Baixo vinco.
- Conforto. O produto confeccionado com o traje é agradável ao toque e não restringe os movimentos.
- Alta resistência à tração.
- Rigidez. Durante a operação não há flacidez, estiramento, dobras e flechas “não divergem”.
- Flexibilidade. O tecido cai bem, o que permite fazer dobras e utilizar qualquer corte.
- Boa respirabilidade.
- Hipoalergênico.
- Baixa higroscopicidade e capacidade de retenção de poeira.
- Mas a principal vantagem é o aumento da resistência ao desgaste. Uma peça feita com esse material durará 10, 20 anos ou mais, mantendo sua aparência.
Existem variedades?
Dependendo das fibras utilizadas, a indústria têxtil oferece muitas variedades de crepe para ternos:
- Cetim crepe. Para a produção são utilizados fios de seda e sintéticos e tecido de cetim. Dois lados, liso brilhante e fosco áspero, permitem criar combinações interessantes ao costurar.
- Alongamento de crepe. Os fios de viscose com elastano deixam o tecido mais denso, mantendo a maciez e dando elasticidade.
- Crepe de lã Fino mas denso, com textura em relevo e brilho fosco.
- Camisa crepe confeccionada com fibras artificiais. Melhorou a elasticidade e flexibilidade.
- Mergulho de crepe. Semelhante ao crepe de malha, mas com superfície sedosa. Devido à sua alta elasticidade é chamada de “segunda pele”. Usado para costurar qualquer roupa, inclusive roupas esportivas.
- Crepe diagonal. Possui uma cicatriz diagonal na superfície. Jaquetas, jaquetas e casacos são feitos dele.
Outras variedades incluem crepe-marroquin, barbie, crepon.
O que eles fazem com um terno?
Apesar do nome “traje”, esse tipo de crepe não é utilizado apenas para costurar calças, jaquetas, vestidos de verão e vestidos. É utilizado na confecção de qualquer roupa (principalmente feminina), capas, brinquedos infantis, cortinas, colchas, toalhas de mesa e é utilizado para estofados.
Um tópico separado é a roupa de cama - lençóis, fronhas, capas de edredom. Esta é uma roupa de cama luxuosa. É ecologicamente correto, durável, não enruga, não precisa ser passado a ferro, tem uma textura bonita e é adequado para pessoas com problemas de pele. O mesmo se aplica a cobertores e cobertores.
Como cuidar disso?
Para que um produto confeccionado em crepe de terno encante por muito tempo com sua aparência impecável, você deve seguir as seguintes regras de cuidado do tecido:
- Lavar à máquina sem deixar de molho no ciclo delicado. Isso é exigido pelas fibras que compõem o crepe.
- Não aqueça a água acima de 30 °C. Ao lavar à mão, sua mão deve ficar um pouco fria..
- É aconselhável utilizar detergentes líquidos sem enzimas. Dissolvem-se mais rapidamente em água e são mais facilmente removidos dos espaços entre as fibras, além de não deixarem manchas brancas após a secagem. Eles são altamente eficazes em baixas temperaturas.
- Seque o produto à sombra e longe de aquecedores, em cabides.
- O produto deve ser passado a ferro de dentro para fora, ligeiramente húmido, com o ferro aquecido a uma temperatura não superior a 140 °C.
- Você pode guardar as roupas em cabides ou dobradas em prateleiras, em sacos de papel ou linho.
Importante! É preferível lavar a seco peças feitas de crepe de terno com corte complexo.
Ignorar essas recomendações leva a danos às fibras, fazendo com que o tecido perca suas propriedades e o produto perca sua aparência original.