O material crepe é agradável ao toque e fino. É durável e adequado para drapeados. Os produtos de crepe não precisam ser passados a ferro. Eles não se sentam. E “esticar” permite que as roupas estiquem.
Que tipo de tecido é esse?
Uma característica de todos os materiais crepe é a torção apertada dos fios várias vezes. Para que a peça estique, é adicionada lycra ou elastano durante o processo de produção.. O teor deste aditivo varia de 2 a 25%.
A base do crepe é algodão, seda, veludo e outros.. Os jeans são feitos de algodão, as blusas e os vestidos são feitos de cetim. Veludo elástico e veludo são adequados para costurar vestidos de noite.
Importante! Na hora de comprar roupas confeccionadas em crepe, é preciso ler o rótulo. Os fabricantes costumam substituir os tecidos naturais por artificiais - poliéster ou acetato.
Características
Seda, lã, algodão e fios artificiais são utilizados na produção. A qualidade depende das seguintes propriedades:
- Densidade leve e significativa do material.Pode ser usado na estação quente. Adequado para costurar suéteres e vestidos finos.
- Força. Graças à tecnologia de torção de fios, o crepe não é apenas um dos materiais mais resistentes ao desgaste, mas também possui estrutura e relevo originais.
- Não sujeito a desbotamento. O brilho das roupas permanece por muito tempo.
- O crepe elástico tem boa elasticidade.
Qualquer tecido tem suas vantagens e desvantagens. Crepe tem alta resistência e longa vida útil. Sempre existe a oportunidade de adquirir produtos modificados, pois a escolha é enorme. Essas roupas criarão uma imagem representativa. Das desvantagens: requer cuidados constantes, material caro. É afetado negativamente pela exposição à luz solar.
Para que uma saia, terno ou vestido sirva por muito tempo e não perca suas vantagens originais, é preciso cuidar do produto:
- use um modo de lavagem suave, sendo melhor fazê-lo manualmente ou levar a roupa para a lavanderia;
- passe a peça com um pano fino ou gaze para evitar danos;
- não pode ser seco em ambiente natural; é necessário proteger o produto crepe da exposição solar.
Quais são as variedades?
Durante a produção do crepe stretch, utilizamos duas formas principais de adicionar fibras artificiais: mono e bitecnologia. No primeiro caso, as fibras responsáveis pelo estiramento do material acabado são adicionadas à urdidura ou aos fios transversais.
O segundo método (bi-stretch) envolve adicioná-los em ambas as direções. Como resultado, o tecido se estende por toda a área, e não apenas ao longo do comprimento e da largura.
Existem os seguintes tipos de crepe com efeito de alongamento:
- algodão;
- Atlas;
- veludo;
- cetim;
- jacquard;
- lã.
Escopo de uso do tecido
As propriedades do material crepe elástico permitem que ele seja usado para costurar várias coisas:
- Algodão funciona muito bem para fazer camisas e produtos jeans. Eles não enrugam nem desbotam. Não precisam ser passados a ferro, a forma da peça é restaurada sozinha após a lavagem se for pendurada de maneira uniforme.
- O cetim elástico se ajusta perfeitamente como forro de saias e vestidos, costura de calças, roupas íntimas, shorts, roupas de cama e cortinas. Este tecido é muito utilizado na confecção de vestidos de noite.
- O veludo é reconhecido como um tecido “real”. Blusas, vestidos, cintos, saias e jaquetas de veludo parecem luxuosos. O tecido base é adequado para pessoas com pele sensível.
O crepe elástico é considerado um material de alta qualidade. Requer cuidados adequados, mas tem vantagens importantes: não enruga, não perde o brilho da cor e permanece durável por muitos anos.