O crepe-reaper é um material que apresenta visualmente enrugado devido à sua estrutura e às especificidades da tecnologia de tecelagem. A gama de utilizações é bastante ampla: desde roupa de cama e roupa de casa até decoração de interiores.
Características de uso e costura de produtos da ceifeira
O cabeçalho é um tecido texturizado cujo nome vem da palavra “comprimido”, que é o que realmente é. Este efeito é obtido por meio de tratamento térmico e é mantido após qualquer número de lavagens. A vantagem é leveza, suavidade e aparência agradável aliadas à resistência e durabilidade. Dependendo do material específico, tem uma ampla gama de utilizações: desde criar o conforto do lar até proteger das intempéries durante caminhadas.
Composição, aparência, propriedades
O cabeçote pode conter poliéster, algodão e viscose, ou seja, é mais um material sintético do que natural, mas ao mesmo tempo não está eletrificado. O material sintético permite pintar o cabeçalho em qualquer cor, mesmo as mais brilhantes.Mesmo as variedades naturais apresentam cores diferentes, embora neste caso sejam mais claras. Normalmente o cabeçalho é liso ou com padrão em relevo, raramente são encontrados desenhos detalhados nele.
Restaura facilmente a sua forma, não enruga, não necessita de ser passado a ferro. Fácil de cuidar - basta lavar conforme necessário, sem seguir condições rígidas. Não requer lavagem a seco ou outros métodos de limpeza. É bastante prático e multifuncional, por isso é popular na vida cotidiana.
Vantagens e desvantagens
Prós:
- suavidade;
- a capacidade de pintar em qualquer cor - variedade visual;
- facilidade de atendimento;
- não há necessidade de passar;
- fácil restauração da forma - esticada e enrugada retorna rapidamente ao normal;
- resistência, durabilidade.
Desvantagens:
- quanto menor o percentual de sintéticos na composição, maior o preço;
- sensibilidade às mudanças na umidade, é possível deformação temporária.
Tipos de materiais
O material possui diversas variedades que diferem entre si em composição e propriedades:
- Algodão ou seda são os tipos de ceifadeira ecologicamente corretos, higiênicos e mais confortáveis. Usado para fazer roupas de cama e têxteis para o lar.
- A viscose é um tipo sintético caracterizado pela leveza, maciez e baixo custo. Ideal como material para roupas de verão, pois veste bem em climas quentes.
- O poliéster (total ou parcialmente) é barato e durável, mas resistente. Adequado para costurar cortinas, colchas, roupas festivas (quando o conforto não está em primeiro lugar).
- A “textura enrugada” com fibras de poliuretano e impregnação de PVC é um tecido durável, não sujeito a deformações, não permite a passagem de água e é resistente a mudanças bruscas de temperatura. Retém bem o calor sem interferir no acesso ao oxigênio. É utilizado na confecção de equipamentos de camping, incluindo mochilas e barracas.
Como lavar e passar uma cabeceira?
- Você pode lavá-lo na máquina no modo de centrifugação padrão, mas a temperatura da água não deve exceder 40 graus. Qualquer sabão em pó não funcionará - apenas macio e delicado. O ideal é usar detergente líquido ou até mesmo detergente para bebês. Alvejante não é permitido.
- Para secar, o tecido deve ser esticado, alisado com as mãos e pendurado em temperatura ambiente. Não precisa ser passado a ferro, mas se secar amassado, pode ficar deformado. Este problema é resolvido na próxima lavagem - permanecerá na condição em que secou.
- Não se deve apertar torcendo, isso estica a estrutura e a quebra. Basta sacudir o excesso de água e deixar escorrer o resto - não vai demorar muito.
- Você não deve secar o coletor em um radiador quente ou sob o sol escaldante - ele pode encolher irrevogavelmente e perder sua suavidade e brilho.
Acontece que a cabeceira encolhe após a lavagem. Então precisa ser cozido no vapor com ferro de dentro para fora, esticando levemente. Além disso, a forma pode ser devolvida por simples umedecimento (mas não completamente), após o que a peça deve simplesmente ser pendurada para secar normalmente. Portanto, se o cabeçalho parou de ser compactado, isso não será para sempre.
Dicas para escolher produtos de crepe ceifador
- Na hora de escolher os produtos deste material, deve-se dar preferência aos tecidos naturais com padrão pronunciado (isso confirma a qualidade).
- Para decoração, você pode escolher cores vivas, e os têxteis-lar da colheita ficam melhor em tons pastéis.
- Se pretende utilizar produtos em condições mais severas (modo urbano, turismo), então a predominância dos sintéticos será uma vantagem - graças a ela, a cabeça não deixa passar a umidade, retém o calor e ao mesmo tempo permite a pele respirar.
Importante! No momento da compra deve-se observar as recomendações de lavagem e demais regras de uso, pois podem ocorrer diferenças dependendo do material específico. Também vale a pena prestar atenção à composição e às propriedades - essas qualidades devem ser combinadas logicamente entre si (o poliéster não pode ser macio e o algodão não é à prova d'água).