Quais tecidos são conhecidos como um tipo de crepe

A palavra crepe não significa nenhum tecido específico, mas sim todo um conjunto de materiais que apresentam características características. São muitos e para escolher o certo para costurar um produto específico é preciso entender as nuances e diferenças. Esse tecido é muito interessante e merece atenção de qualquer artesã que se interesse por bordado e costura de roupas.

Crepe - descrição do material

O tecido crepe consiste em fios entrelaçados, cuja torção é direcionada em diferentes direções. Isso confere ao material uma densidade especial. Ao toque possui superfície rugosa e textura inusitada, como na foto. O material de alta qualidade se distingue por cores ricas e brilhantes.

como é o crepe

Tecnologia de manufatura

A formação de uma estrutura incomum do tecido é conseguida por um método especial de torção das fibras. Podem ser até 3 mil voltas por metro linear de tecido. Esta tecnologia confere ao crepe resistência especial e maior encolhimento.Uma parte obrigatória do processo tecnológico é a utilização de altas temperaturas. É o processo de digestão que cria uma textura áspera e característica, cuja granularidade pode diferir ligeiramente nos diferentes tipos de crepe..

Composição do tecido

A base dos tecidos crepe originais são fibras de seda crua. Atualmente, para reduzir o custo do processo de produção do material e dos produtos dele confeccionados, diversas fibras artificiais são utilizadas. Em primeiro lugar, é seda de acetato sintético. Acrílico, viscose, poliéster, elastano e spandex também podem ser usados ​​para fazer tecidos. Alguns tipos de crepe podem conter algodão e lã naturais, o que lhes confere qualidades únicas.

Propriedades

Qualquer tecido crepe confeccionado com esta tecnologia possui um conjunto de determinadas propriedades e qualidades que determinam sua utilização. Em primeiro lugar, isto é alta resistência e densidade do tecido. O material é altamente respirável e pode repelir poeira e pequenas gotas de água. Com alta densidade, destaca-se pela suavidade e leveza.

crepe floral

Vantagens

O crepe tem muitas vantagens:

  1. Alta resistência e resistência ao desgaste permitem costurar roupas e outros produtos que podem servir por muito tempo sem perder aparência e qualidade.
  2. A maciez do tecido permite criar diversos drapeados e lindas dobras, ao mesmo tempo que não permite a formação de vincos.
  3. Usar roupas feitas com ele é confortável, pois a pele respira.
  4. A propriedade de repelir a sujidade torna as coisas menos sujas e adequadas para o uso diário. A leveza dos tecidos crepe também contribui para isso.

Imperfeições

A principal desvantagem de tais materiais será alto custo de tecido feito de fios naturais. Os sintéticos são mais baratos, mas requerem mais atenção durante a operação. É mais provável que se formem baforadas e outros pequenos defeitos que prejudicam a aparência de roupas e outros produtos.

vestido de crepe

Variedades de crepe

Existem vários tipos de tecido crepe, que diferem entre si em finalidade, composição e propriedades. Conhecer essas características o ajudará a escolher exatamente o material que lhe permitirá concretizar todos os seus planos.

Georgette

Este tecido, comum no passado, perdeu agora o seu significado. Nem sempre você encontra à venda, é diferente densidade média e aparência muito bonita. Este tecido foi feito de fibras de seda natural com tecelagem simples. Faz lindos vestidos de noite, mas quando processado, o crepe georgette é bastante caprichoso e exige habilidades de alfaiataria.

Crepe da China

Traduzido do francês, o nome deste material significa “crepe chinês”. Na época soviética, ganhou popularidade entre as artesãs que gostavam de alfaiataria. Ele denso e fino, feito de seda natural, possivelmente com adição de fibras de lã ou poliéster. Devido à sua textura, o crepe de Chine dispensa o uso de forro. O material permite que o ar passe bem e permite que a pele respire. É utilizado para costurar vestidos de verão e outros tipos de roupas casuais.

vestido de crepe bordô

Crepon

Este tipo de tecido crepe é feito de lã natural ou artificial. É muito denso e possui boas propriedades de isolamento térmico. De crepon, ou como também é chamado - crepe de lã, costure vestidos quentes e ternos de negócios estilosos e elegantes.

Esticar

Este é um dos tipos mais populares de tecido crepe. Como o nome deixa claro, sua principal característica é a capacidade de alongamento. A base do tecido elástico é seda ou algodão, e a elasticidade aparece devido à adição de elastano ou spandex.. Componentes adicionais representam apenas 2-3% do volume total, o que permite manter a resistência e a resistência ao desgaste. As roupas casuais e de negócios confeccionadas com ele são confortáveis, caem bem e não causam desconforto quando usadas por muito tempo durante o dia.

crepe elástico

Chiffon

Este material é uma combinação de tecido chiffon e crepe. O tecido é agradável superfície fosca e áspera, é impossível distinguir a frente e o verso. É feito de seda natural, graças à qual os produtos crepe chiffon são particularmente bonitos e leves. A partir dele são costuradas blusas e vestidos leves, além de lenços, estolas e lenços.

Ceifador

Esse tipo de tecido crepe era originalmente feito de seda, e posteriormente o algodão e a viscose passaram a ser as principais matérias-primas. O que a torna diferente é relevo especial, como se estivesse “encolhido”, parte frontal, que dá nome ao material. Roupas de cama, toalhas de mesa, cortinas e algumas peças de roupa são feitas do ceifador. Devido à peculiaridade da textura, esse material é quase impossível de enrugar - quaisquer dobras se espalham por todo o material e parecem bastante orgânicas.

Cetim

O cetim crepe é feito de seda natural ou artificial. Combina as vantagens de ambos os materiais - tecido cetim e crepe. O material é muito durável e ao mesmo tempo tem uma aparência elegante. Suas costas e frente possuem diferentes texturas e aparências, o que permite criar modelos de roupas originais sem a utilização de outros materiais.

Por falar nisso! É utilizado na confecção de vestidos de noite e casuais, ternos executivos, saias, blusas, camisas e roupas íntimas. Os elementos decorativos feitos com este tecido e os móveis estofados com ele são especialmente bonitos.

Jacquard

Esse tipo de crepe é feito em tear jacquard, que cria uma trama própria e exclusiva de fios. O tecido jacquard possui um grande padrão em relevo. Distingue-se pelo alto custo, por isso este crepe é um dos mais caros. É usado principalmente para fazer roupas íntimas, costurar cortinas e estofar móveis. O design deste tecido é durável, a tinta de alta qualidade praticamente não está sujeita a desbotamento.

Terno

Como o nome indica, este tecido é usado principalmente para costurar roupas de estilo empresarial. O crepe do terno é leve e durável, tem textura superficial áspera e praticamente não enruga.

A gama de aplicações desta tela é bastante ampla. Com ele são confeccionados uniformes escolares, vestidos e saias e ternos. Às vezes é usado para cobrir móveis. As matérias-primas para sua produção são seda, algodão e fibras sintéticas em percentuais variados.

Barbie

Este novo produto no mercado de tecidos para alfaiataria é crepe de fantasia ligeiramente modificado. Os fios do tecido são menos suscetíveis à torção, por isso a superfície do material fica mais lisa. O crepe Barbie é feito de fibras sintéticas. É composto por viscose, poliéster e elastano. O tecido é usado para costurar uma variedade de roupas para o dia a dia.

krstjumka

Quando e como o crepe é usado no chapéu?

No caso dos chapéus, o crepe é usado para fazer fitas pretas especiais servindo como sinal de luto. As fitas possuem estrutura ondulada e são translúcidas.No passado, esses chapéus eram uma peça de roupa obrigatória em funerais.

Escopo de uso

Após a invenção dos tecidos crepe, eles passaram a ser muito utilizados na confecção de ternos cerimoniais, vestidos de noite e outros trajes para ocasiões especiais.

O desenvolvimento da indústria têxtil também ampliou o escopo de utilização do crepe.

Agora também é usado para costurar roupas casuais, acessórios de moda, chapéus, embreagens e bolsas. Além disso, roupas de cama, peluches diversos, cortinas e cortinas, estofados de móveis, dosséis, cenários de teatro e fantasias são confeccionados em tecidos crepe.

crepe rosa

Sutilezas de cuidado - lavar e passar

Qualquer item durará vários anos a mais se você cuidar dele e de maneira adequada. Tecido crepe difere em sua capacidade de repelir poeira, mas ainda pode ficar sujo. A lavagem errada é a primeira oportunidade de estragar tudo.

Importante! Para que suas peças favoritas em tecido crepe mantenham a aparência, elas devem ser lavadas à mão em temperatura não superior a 40°, e se a composição incluir seda natural, somente até 30°. O uso de pós e alvejantes agressivos é estritamente proibido.

Produtos com corte complexo devem ser levados a uma lavanderia a seco.. Mais dicas:

  1. Se o tecido desbotar com o tempo, você pode restaurar o brilho das cores adicionando um pouco de vinagre à água de enxágue.
  2. Produtos confeccionados com todos os tipos de crepe devem ser passados ​​​​apenas pelo avesso. Se isso não for possível, coloque um pano ou gaze embebida em água entre o ferro e a peça. A temperatura máxima de engomar é de 110-120°. Mesmo que esses números escapem da sua cabeça, você sempre pode verificar as informações na etiqueta do fabricante.
  3. Roupas e outros itens confeccionados com tecido crepe devem ser guardados em armários, longe da luz solar direta.
  4. Para tecidos com adição de lã, é preferível usar capas especiais de tecido de algodão.
  5. É necessário garantir que o material não seja danificado pelas ferragens de outras coisas que estão guardadas no armário.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano