Renda

O que é tecido de renda

RendaOs designers de moda conhecem uma maneira de transformar rapidamente um item comum. Qualquer detalhe, acabamento ou elemento usando renda dá conta facilmente da tarefa. Graças aos padrões intrincados, um item típico torna-se original e sofisticado.

A renda é uma forma clássica de decorar roupas, que continua relevante e procurada, apesar das mudanças nas tendências da moda.

Uma breve história do aparecimento e uso da renda

O berço deste tecido incomum composto por padrões contínuos é a Europa. Os artesãos italianos foram os primeiros criadores de milagres feitos pelo homem, que conseguiram criar usando agulha e linha de costura comuns (linho, seda ou algodão).

Os padrões tecidos tornaram-se imediatamente populares e espalharam-se pelos países europeus. Bélgica e França, Inglaterra, Alemanha e outros países desenvolveram gradualmente as suas próprias tradições de confecção de rendas. Desde o século XVII também surgiram na Rússia as rendas vazadas, que agregaram originalidade e conquistaram o mundo com Vologda, Yelets e outras rendas feitas pelas mãos de artesãs russas.

Inicialmente, todas as rendas eram feitas à mão.Foi tecido com bobinas, bordado em tecido com agulhas e confeccionado com lançadeiras especiais ou garfos simples. O processo de confecção de tecidos vazados exigia muita mão-de-obra, por isso as rendas artesanais sempre tiveram um preço alto.

O século XIX abriu uma nova página na história da renda. Isso aconteceu depois que uma máquina especial para tecer rendas foi projetada na França.

A mecanização do processo não só possibilitou a criação mais rápida de tecidos estampados. Agora, os tecidos perfurados tornaram-se mais diversificados e acessíveis.

Hoje, ambos os métodos de confecção de rendas são usados. Ainda são feitos à mão e também utilizam máquinas modernas, cujo funcionamento se baseia em novas tecnologias.

Descrição, originalidade e variedades de tecido rendado

RendaA renda é um tecido especial cuja base é composta por diversos padrões com motivos florais, geométricos ou cachos.

Uma das principais características da renda é o método de sua fabricação. Dependendo disso, todos os tecidos estampados são divididos em 2 grupos:

O grupo de rendas artesanais inclui os seguintes tipos.

Tatuagem - padrões tecidos com fios previamente torcidos de maneira especial.

Richelieu – os padrões na tela são primeiro bordados com pontos de diferentes comprimentos e profundidades e depois recortados cuidadosamente.

Referência! Alguns tipos de rendas manuais só podem ser feitos em determinados tecidos.Por exemplo, o hardanger é feito sobre uma base grossa (linho), o Richelieu é feito sobre materiais muito finos (cambraia, musselina, organza).

Os tecidos de renda feitos à máquina mais populares são os vazados e a guipura.

Método para produzir tecidos de renda

Tecido de rendaOs tecidos de renda modernos são produtos de tecnologias de costura modernas.

As máquinas nas quais são criados os padrões de tecido estão equipadas com programas que permitem definir o padrão desejado no equipamento, selecionar a complexidade técnica e o esquema de cores (tecido monocromático ou multicolorido).

Além disso, hoje é possível obter a elasticidade necessária do tecido rendado. Esta propriedade do material é criada pela adição de fibras sintéticas aos fios principais (seda, linho, algodão).

Características dos tecidos rendados

Os tecidos estampados são um material único. Ao escolher esse tecido, é necessário levar em consideração informações sobre suas vantagens e desvantagens.

Quais são as vantagens do tecido rendado?

Importante! Rendas feitas à mão e à máquina feitas de fibras naturais têm vantagens adicionais: Amizade ambiental E hipoalergênico.

Quais são as desvantagens dos tecidos rendados?

Para que é usado o tecido de renda?

O escopo da renda é variado.

Vestido de rendaEm primeiro lugar, materiais inusitados são usados ​​​​para criar vestidos para ocasiões especiais: casamentos, celebrações, salão de baile, noite, etc. Além disso, há uma grande procura por peças elegantes de renda (blusas, lenços, estolas, etc.), que podem ser utilizadas para diversificar um terno de negócio para uma ocasião especial.

A renda também é usada para fazer lindas roupas íntimas, collants ou meias.

Acessórios e joias feitos de materiais estampados são populares: pequenas bolsas, leques, broches, brincos, colares, etc.

Os têxteis-lar são outra área de utilização da renda. Inserções ou acabamentos decorativos com padrões intrincados adornam roupas de cama, cortinas, toalhas de mesa e toalhas.

Como cuidar adequadamente de produtos de renda

LavarTecidos com motivos rendados requerem um manuseio cuidadoso e cuidadoso. Para preservar sua estrutura frágil, é necessário seguir as regras de cuidado da renda e levar em consideração sua composição.

Importante! O cuidado adequado será garantido pelo cumprimento estrito das recomendações de manuseio de um determinado material, contidas no rótulo.

Conselho! O sabão em pó irá ajudá-lo a lavar facilmente tecidos de renda. Os produtos são ensaboados e deixados na solução com sabão por 20 a 30 minutos e depois enxaguados várias vezes.

Importante! Apenas rendas planas podem ser passadas. Não é recomendado o uso de ferro para cuidar de produtos com padrões tridimensionais!

O tecido rendado é um clássico sempre moderno.

O mais discutido nesta seção
Novos artigos nesta seção
Artigo útil
Como alongar uma saia com renda Alargando a saia com renda. Existem várias maneiras de modificar uma peça que está há muito tempo na prateleira de trás do armário usando renda - basta costurar uma trança guipura vazada na borda inferior da saia ou fazer um lindo encaixe para alongar o produto. Consulte Mais informação
Conselho
Comentários
Nas mulheres destaca-se ainda mais forte e provocativamente...
Sergei
O padrão não corresponde quando construído, mas isso não é o pior. O principal é que os shorts obtidos com esse padrão sejam grandes, mas ao mesmo tempo desconfortáveis. Você não pode andar muito longe e...
Alexei
Publicações recentes nesta seção

Materiais

Cortinas

Pano