Como costurar renda na barra de um vestido

A renda é um elemento clássico da roupa que nunca sai de moda.

Renda na parte inferior do vestidoUsando fitas com padrões intrincados, você pode decorar um vestido e torná-lo especialmente elegante. E com sua ajuda será possível fazer alterações no modelo da roupa e alongar o produto. Tanto rendas naturais quanto tecidos estampados feitos de fibras sintéticas são adequados para isso. Lojas especializadas em materiais de costura oferecem uma grande variedade de tecidos de renda, para que as roupas possam ser simplesmente alongadas em alguns centímetros. Você também pode transformar uma roupa de comprimento médio em uma que vai até o chão.

Importante! A renda pode ser usada para trabalhar qualquer tipo de tecido, exceto lã. É difícil conseguir uma combinação harmoniosa de lã e tecido vazado: na maioria dos casos, o tecido com acabamento fino fica ridículo em um vestido de lã.

Como decorar (costurar) adequadamente a barra de um vestido com renda

Para atualizar suas roupas, você não precisa ir a uma oficina de costura.Depois de se familiarizar com a tecnologia, as regras e os conselhos de artesãs experientes, você poderá fazer o trabalho sozinho.

Conselho! Para que o caimento fique bonito em um terno, os tecidos devem combinar o máximo possível com a cor ou ser contrastantes. Para tecidos multicoloridos, são escolhidos padrões decorativos que combinem com uma das cores principais do vestido.

Quais ferramentas são necessárias para o trabalho?

Para transformar o vestido, além dele e do tecido rendado ou fita selecionada para o produto, você precisará preparar:

  • tesoura;
  • agulha e linha ou alfinetes para alinhavar;
  • máquina de costura

Procedimento de operação

O procedimento de trabalho consiste em várias etapas.

Algoritmo básico para decoração de roupas:

  • RendaA decoração é aplicada na base, escolhendo uma das opções de arranjo: renda sobre vestido ou vestido sobre tecido vazado.
  • A fita de renda é experimentada e cortada de forma que cubra a borda inferior do produto. Neste caso, é necessário deixar uma margem (0,7 - 1,0 cm) para ligação da peça de acabamento.
  • A renda é colocada na frente do vestido e os tecidos são unidos com ponto de alinhavo.
  • A costura à máquina é feita ao longo da borda do padrão e o excesso de tecido perfurado é cuidadosamente cortado.
  • Ao usar costura cuja borda foi cortada, o corte é processado.

Opções para fazer o trabalho

Você pode costurar um orifício na borda inferior de uma roupa feminina ou infantil de diferentes maneiras. A diferença será o tipo de renda costurada. O tecido de acabamento pode ficar plano ou formar pregas.

O método usual de costurar rendas

Renda na parte inferior do vestidoPara garantir que o tecido da renda fique plano, sem babados, basta utilizar o algoritmo básico de costura da renda no produto. A abertura é colocada no tecido com uma sobreposição. Alinhave os detalhes com cuidado, tomando cuidado para que o acabamento não puxe a barra da roupa.

Após o alinhavo, a costura à máquina é feita com costura regular ou ponto zigue-zague.

Referência! Ao trabalhar com tecido estampado, os especialistas aconselham o uso de ponto em zigue-zague, que conectará com cuidado e segurança a abertura ao vestido e evitará que o acabamento da renda estique.

Renda reúne

Os franzidos de renda ficam lindos em vestidos leves de algodão ou seda. Este tipo de decoração de roupas requer um trabalho preliminar com tecido vazado.

Procedimento de operação:

  • No material de acabamento preparado para o trabalho é feita uma costura com pontos grandes. É melhor fazer o trabalho em uma máquina, para que as montagens sejam mais precisas.
  • Ao usar rendas largas, é melhor fazer duas costuras próximas uma da outra. Neste caso, a montagem é formada em todo o molde, e não apenas na parte superior.
  • As bordas dos fios não são fixadas, mas levemente puxadas em diferentes direções para que apareçam franzidos no material. O trabalho é feito com cuidado para não danificar a tela. Se for feita uma costura dupla na abertura, a ação é realizada simultaneamente com dois fios.
  • Os padrões franzidos são conectados à borda da saia por meio de uma costura de alinhavo, tentando manter a uniformidade do franzido.
  • Execute a costura à máquina em zigue-zague.

Dobras de renda

Pompa adicional pode ser adicionada à roupa usando dobras de tecido estampado.

Pregas de renda na parte inferior do vestido

Você pode fazer vários tipos de dobras de renda:

  • Regular: o material é enrolado em uma direção.
  • Balcão: o tecido é dobrado dos dois lados, um em direção ao outro.
  • Tipo arco: a tela também é dobrada dos dois lados, mas em uma direção diferente: afastada uma da outra.

O tipo de dobras não afetará a sequência de ações.

Procedimento de operação:

  • Dobras de um dos três tipos são colocadas no tecido de acabamento. Eles são feitos de maneira uniforme, tentando não atrapalhar os elementos do padrão.
  • Você pode primeiro colocar as dobras na abertura e depois alinhavar e costurar no vestido. Costureiras experientes realizam o trabalho simultaneamente. Feita a dobra, imediatamente alinhavam ou prendem o tecido de acabamento ao produto e depois costuram na máquina.

Como costurar renda

A costura é uma das variedades de renda natural. Distingue-se por uma borda crua em um lado da tela. A originalidade do tecido trouxe mudanças no decorrer do trabalho.

Procedimento de operação:

  • O vestido está virado do avesso.
  • A borda crua da costura é alinhavada na bainha da peça, liberando os padrões atrás do vestido.
  • Configure a máquina para qualquer costura decorativa e utilize-a para conectar as partes principais e decorativas do produto.
  • O excesso do tecido cru é cortado e o corte da costura é processado.

Dicas úteis para decorar roupas com renda

Shorts

  • Antes de trabalhar com renda é preciso molhar, secar e passar do avesso. Você também pode umedecer o tecido usando um ferro com função de vapor. Isso ajudará a evitar que o material encolha no futuro.
  • A cor dos fios utilizados no trabalho depende do tecido utilizado na parte superior. Se a renda estiver no vestido, os fios devem combinar com a cor da renda. Para o tecido localizado em cima do detalhe da renda, escolha linhas que combinem com a cor do vestido.
  • Ao trabalhar com um produto tricotado, a renda não é costurada à máquina, mas à mão.
  • O material de acabamento com borda figurada também é costurado manualmente no produto.

A renda é um material sofisticado para alongar um vestido com elegância.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano