Tipos de renda

RendaQue tipos de renda existem: veja fotos e nomes. Um dos tipos de arte aplicada e artesanato popular é a tecelagem de intrincados padrões de renda. Renda (Wikipedia) é um produto têxtil com enfeite obtido pelo processo de emaranhamento de fios, utilizado para decorar roupas e roupas íntimas femininas. Um item decorativo pode consistir inteiramente em renda. Também ocupam um lugar central no design. É um clássico e por isso adequado para qualquer tendência da moda.

Independentemente da ternura e leveza do design, com a sua utilização é possível criar não só um clima romântico, mas também um verdadeiro drama da imagem. É muito procurado pelos designers como elemento de um interior vintage. Eles são divididos em tipos, de acordo com o método de tecelagem e desenho gráfico, das ferramentas utilizadas na obra.

Que tipos de renda existem de acordo com o método de fabricação?

Tipo:

  • feito à mão;
  • produção automatizada.

Se o produto for tecido pelas mãos de uma artesã, são determinadas as subespécies:

  • malha ou crochê;
  • feito em lançadeira (macramê);
  • tecelagem de lançadeiras (bobinas);
  • tecido costurado (entregador);
  • renda de fita.

Tipos de renda com base na composição do tecido

A céu abertoA céu aberto. É muito procurado pelos consumidores devido à presença de uma série de qualidades positivas. Considerado extremamente bonito. As coisas abertas são radicalmente diferentes umas das outras. Fica impressionante com outros tipos de tecidos. A tela mantém perfeitamente sua forma original e não enruga, Muito agradável ao corpo. Mantém sua aparência original por muito tempo. Fibras naturais são usadas para fazer tecido de renda: linho, algodão, Lã de seda.

O tecido acabado é muito transparente, quase invisível, por isso é necessário um forro para utilizá-lo. Para deixar a renda forte, é adicionado elastano, lycra e outros fios artificiais. A indústria moderna envolve a produção de telas brancas, Então e a presença de cor. O tecido perfurado para decoração de móveis é chamado de “pseudo-aberto».

Importante! Os produtos de couro perfurado estão se tornando populares. São obtidos perfurando o tecido.

Guipura

É de origem veneziana. Existem vários tipos, dependendo da composição (clássico, malha, stretch, malha, etc.). Utilizado na fabricação de roupas, decoração de interiores e móveis.

Renda francesa

Renda francesaA primeira pintura foi muito apreciada por Ekaterina Médici, usando um vestido de renda em seu casamento. Os franceses decoravam não apenas suas roupas, mas também seus itens de interior. As artesãs desenvolveram um novo tipo, chamado Francês renda conhecida em todo o mundo.

Renda Alensônia

Na pequena província da Normandia é tecida a renda, que ocupa um lugar de destaque na categoria da UNESCO. Para criá-los é usado o melhor, tecido de malha. Um padrão floral é aplicado nas células hexagonais pelas mãos de artesãos, a borda do padrão é fixada com crina de cavalo. É considerado um processo complexo. São necessárias aproximadamente cinco horas para produzir um centímetro quadrado de tela. Apesar da mecanização da produção, o trabalho manual é bastante valorizado.

Macrame é um método de tecelagem de nós. A tecelagem é durável e forte. Apesar de ter origem na antiguidade, na indústria naval, continua popular até hoje.

Tipos de renda de crochê: nomes com fotos

Renda de crochêQualquer mulher sabe o que é um gancho e para que serve. Mesmo que você não tenha feito um produto de malha grande, provavelmente já tentou tricotar pequenos elementos. O crochê é usado para padrões usando um fio. Qualquer material ou trança é adequado para este formato. Para produtos de renda, são utilizadas matérias-primas fortes e bem torcidas.

A vantagem é a utilização de apenas uma ferramenta na obra. Antigamente, o gancho era chamado de tambor, e o estilo do tricô era chamado tambor.

Semelhante à nossa renda Vologda - Bruges

Renda de BruggeA diferença é que na tecelagem o gancho desempenha o papel principal. Para fazer uma tela você precisa de uma espessura lã de fio, maquiador. É importante escolher o tamanho apropriado da agulha para que as laçadas fiquem uniformes e correto. Adequado para rendeiras iniciantes.

Renda de fita. Difere dos tipos clássicos de renda. É baseado em padrões feitos com fitas. Para o projeto, um material especial é selecionado de acordo com a largura e o comprimento do produto.As propriedades das fitas ajudam a criar transições suaves e arredondadas.

A renda irlandesa é considerada um dos mais belos tipos de renda para a confecção de roupas. Na primeira fase, os elementos individuais são tecidos(pétalas, folhas), então, usando um gancho, são conectados em um único tecido. Para dominar as habilidades de tecelagem de renda irlandesa, as habilidades básicas são suficientes.

Tecelagem de garfo. Para funcionar você precisará de um gancho e um garfo ou alfinete especial. Uma maneira muito simples de criar fantasia funciona Um método simples permite criar coisas muito simples, mas bonitas.

Características da renda manual

Por mais progressivo que seja o método de produção de rendas à máquina, o mais valioso é considerado o trabalho feito à mão. Cada artesã tem a oportunidade de colocar a imaginação e a alma no seu trabalho.

Renda de bobina (bobina)

Renda de bilroAs suas origens remontam à província belga - flamengo (1717). A fase inicial de desenvolvimento ocorreu em tempos difíceis no país. Apesar das dificuldades, a confecção de rendas começou a se desenvolver e passou a fazer parte do currículo escolar das meninas. Apresenta estampa floral. Para tecer, são combinados fios de diferentes tamanhos. Um dos métodos de confecção de rendas mais trabalhosos e caros. Por estas razões, desapareceu da produção em massa. Somente pedidos individuais são realizados. Para funcionar, a artesã precisa de vários fios, que são enrolados em uma bobina (são cerca de mil peças em uma obra). O esboço é desenhado em papel fino.

Os pinos são fixados ao longo do contorno. Devido ao formato da fixação é chamada de lasca. Os blanks são transferidos para uma almofada, cujo tamanho depende do produto pretendido. Os fios são fixados no início do produto e inicia-se a confecção da renda.Durante o processo, as bobinas são removidas ou adicionadas. Para contorno, utiliza-se um fio mais grosso.

Ao terminar, retire a obra da bobina e retire os pinos. Os vestidos de renda são muito procurados pela aristocracia e são um acessório obrigatório para os pintores. Atualmente, nenhum turista que se preze sai do país sem comprar uma peça estilizada com orifícios.

Especificidades da renda Chantilly: exemplos fotográficos de produtos

chantilly

A renda preta é um tipo clássico de renda. Tendo recebido o nome em homenagem à cidade onde trabalhavam as rendeiras, ganhou incrível popularidade ainda no governo de Napoleão. A técnica é usada para decorar xales e capas. Um vestido feito de renda preta sobre capa branca é considerado o auge da moda. A renda é sempre procurada pelas cabeças coroadas. O charme pode transformar roupas comuns em férias de verdade.

Renda irlandesa: o que a torna especial e onde encontrou sua aplicação

Renda irlandesaA peculiaridade do visual é a especificidade do trabalho artesanal. Cada item é tecido usando esta técnica., tem personalidade própria. Elementos individuais são tecidos e depois conectados por uma malha. Várias artesãs estão envolvidas no trabalho. Portanto, antes a produção era familiar e as coisas eram transmitidas por herança.

Técnicas exclusivas de tecelagem de renda

Hartangernorueguês renda. É feito em tecido de linho branco.Na primeira etapa é aplicado um padrão de contorno em ponto de cetim, depois os elementos necessários são recortados com uma tesoura especial. Os padrões são formados na teia resultante usando o método de costura. Principalmente a luz branca é usada, mas neste caso não é proibido experimentar. A tecelagem é utilizada não só em roupas, mas também na decoração têxtil.

Tatuagem - veio até nós da França.Sua aparência comprova o significado da palavra “leve e arejado”. Ele é criado torcendo os fios com uma lançadeira. Usado principalmente para fazer guardanapos, toalhas de mesa e decoração de roupas de cama. As artesãs modernas usam esse método em joias.

Richelieu - a julgar pelo nome, é de origem italiana. Padrões fantásticos são colocados em tecidos finos (cambraia, musselina, organza, malha) com pontos de profundidades variadas. As lacunas restantes no tecido são cuidadosamente removidas com uma ferramenta. O resultado são realces de sombra, que dão um efeito volumoso. As espécies mais polares - reticela.

Usando diferentes tipos de renda

RendaNa alfaiataria. Muitos designers de moda usam painéis de renda para criar modelos de roupas exclusivos. Eles parecem muito impressionantes como elementos (golas, punhos), Então e itens feitos inteiramente de renda. Os vestidos de noiva feitos neste estilo são muito procurados. Eles enfatizam a leveza e a virgindade de uma mulher.

O uso de acessórios de renda na indústria do design é muito popular. Qualquer produto de renda, independente do tipo, chama imediatamente a atenção.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano