É difícil imaginar roupas modernas sem produtos sintéticos. Fibras naturais combinadas com fios de poliuretano criam modelos com maior resistência ao desgaste e aparência atraente. Existem muitas variedades de fios sintéticos. Alguns dos representantes mais populares são a lycra e o elastano.
Fibras sintéticas modernas - lycra e elastano
Ambos os representantes pertencem ao grupo dos fios de poliuretano. Outro nome para esta categoria é “Spandex”. A palavra vem da palavra inglesa Expand, que significa “Esticar”. Estes também incluem fibras como lycra, vairin, vorin, espa, neolan, spanzel. Fora da América do Norte, o Spandex costuma ser chamado de elastano, ou seja, essas abreviaturas são sinônimos.
O que é elastano
O produto é um fio tricotado (“pigtail”), que passa por diversas etapas de produção. Os fios devem primeiro endurecer, depois são lavados e secos. Ao terminar, eles são enrolados em bobinas.Este é um método de fabricação úmida.
O que é lycra
Licra é uma marca registrada da Invista (EUA). É um tipo de elastano com características de resistência e elasticidade. Anteriormente, a lycra era chamada de qualquer tipo de spandex, do qual os fabricantes da marca não gostavam. Usado para costurar roupas justas. Não é utilizado na sua forma pura.
A fibra é um fio torcido produzido principalmente pelo método seco. O óleo é aplicado nos fios e, em seguida, os fios são enrolados em carretéis, que são tratados termicamente a uma temperatura de 80 graus.
A originalidade das fibras
Vantagens e desvantagens do elastano
O produto reúne muitas características positivas que o material transmite em combinação com outros fios. A melhor combinação é algodão, linho, lã. Possui alta elasticidade e resistência ao desgaste. Dependendo do tipo de fibra, tem densidade de 1,1 a 1,3 g/cc, o que permite usar peças justas e não transparentes.
Alguns tipos de spandex (exceto lycra) não são recomendados para quem sofre de alergias. O material estica e desbota quando exposto à luz solar e à água clorada.
Vantagens e desvantagens da Lycra
O fabricante Invista fabrica produtos em duas direções:
- LYCRA HyFit® Fiber, desenvolvida para fraldas e outros produtos de higiene pessoal.
- LYCRA® Fiber, uma marca que existe há mais de 50 anos. As fibras permitem que o corpo respire e se sinta confortável, sem esticar ou deformar. As roupas de Lycra são duráveis e práticas.
Uma vantagem adicional da fibra é o seu baixo custo de fabricação, que permite aos fabricantes produzir roupas de alta qualidade e vendê-las a um preço acessível.
As desvantagens incluem as mesmas desvantagens atribuídas ao elastano.
Para que são utilizados a lycra e o elastano?
As fibras são adicionadas aos materiais para lhes conferir propriedades adicionais. Quase todas as roupas, trajes de banho, meias, collants e uniformes para esportes, turismo e recreação são confeccionados com os tecidos resultantes.
Perguntas para discussão: Quais são as diferenças entre as diferentes fibras?
Qual é a diferença entre Lycra e elastano?
Comparar duas fibras é incorreto e equivale a comparar o termo “Carro” e a marca de um carro popular. Lycra é elastano com certas propriedades e características.
Como o spandex difere de outras fibras artificiais?
Como mencionado acima, Spandex é elastano, ou seja, todo o grupo de fios sintéticos de poliuretano. Eles contêm borracha de poliuretano. Os fios artificiais contêm viscose, obtida a partir de celulose e impurezas químicas. Esses fios são mais fáceis e econômicos de produzir do que o spandex. No entanto, eles podem encolher significativamente após a lavagem.
O que é melhor, lycra ou elastano
Lycra é uma marca registrada. O fabricante confirma a qualidade e é responsável pelos produtos fabricados. Se um produto contém Elastano, o comprador deve pensar no tipo de fibra sintética que ele contém. Pode não haver lycra, mas sim impurezas completamente diferentes que podem afetar a qualidade da roupa de forma totalmente desfavorável.