Os melhores tecidos

Não pode haver uma resposta clara para a questão de qual tecido é melhor. Tudo depende no âmbito de sua aplicação, propriedades funcionais exigidas, composição, preço, no fim. O fabricante sempre se orienta na escolha pelo custo do material, pelas características de resistência e pela durabilidade do futuro produto.

Portanto, seria correto perguntar qual tecido se comporta nas condições corretas e por quanto tempo “viverá”. E dependendo disso, considere os materiais e decida qual é melhor e qual é pior.

Você pode dividir todos os tecidos em várias categorias de grande escala:

  • Naturalidade;
  • aplicação em alfaiataria;
  • uso doméstico.

Aqui falaremos sobre eles com mais detalhes.

Tecido sintético ou natural?

A composição das roupas influencia muito. Por exemplo, na pele, a durabilidade do produto, sua aparência e cor, como a roupa se comporta após a lavagem. Cem por cento de tecidos sintéticos, assim como tecidos totalmente naturais, são raros na produção de roupas. Materiais mistos são mais práticos.

Os naturais incluem algodão, caxemira, lã, linho, seda.. Tecido fino enruga muito, desgasta e é difícil de cuidar. Mas é agradável ao corpo, permite a passagem do ar e absorve bem o suor. O material quente proporciona excelente calor e fica lindo, mas rapidamente fica fino e inutilizável.

Sintético - viscose e poliéster (elastano, poliamida, lycra). A primeira fica maravilhosa em costurar roupas de verão. Alguns até acreditam erroneamente que a viscose é de origem natural. O segundo é o “sintético nu” e é mais frequentemente usado em combinação com fios de algodão ou lã.

Importante! Uma grande percentagem de fibras químicas contribui para o desenvolvimento de alergias em humanos.

Ambos os tipos de tópicos recomendado para ser usado junto com produtos naturais. A viscose com algodão é um material fino e agradável para costurar roupas de verão. O poliéster complementa a lã ou o algodão, fortalecendo-o e acrescentando resistência à abrasão.

O que é melhor? Sem dúvida, tecidos naturais, mas com um pequeno conteúdo sintético (5–20%). No entanto, existem áreas da vida onde apenas são necessários tecidos 100% artificiais. Por exemplo, roupas de trabalho podem facilmente dispensar inclusões de algodão. É aconselhável adquirir roupas para bebês 100% algodão.

tecidos

@serviceuniform.com

Para alfaiataria

Mínimo de sintéticos e máximo de ingredientes naturais - esta é a fórmula recomendada que deve ser usada na escolha de coisas boas.

Respirável

Existem vários parâmetros que caracterizam um tecido como respirável. Esse higroscopicidade, respirabilidade, absorção. Todos os materiais naturais atendem a esses requisitos de uma forma ou de outra. Os melhores deles são:

  1. Linho.
  2. Algodão (algodão).
  3. Seda.
  4. Cânhamo.
  5. Lã merino.

Importante! A respirabilidade de um tecido depende da sua composição e densidade. Quanto mais alto este último e mais sintético, pior o material é soprado e retém a umidade em seu interior. Assim, quanto mais fino o tecido e mais natural a composição, mais confortável é usar essas roupas, pois a pele “respira” e o excesso de umidade é absorvido.

No entanto deve ser anotado aquique os tecidos naturais grossos são bastante higroscópicos e são capazes de “absorver” algum excesso de umidade, enquanto os sintéticos densos se comportam “como o celofane”, não permitindo a passagem do ar e não permitindo que a umidade evapore pelo menos um pouco.

Os tecidos sintéticos respiráveis ​​incluem fibra micromodal, viscose, bambu. São finos, sua estrutura lembra um favo de mel com grandes espaços entre os fios, e devido a essa propriedade permitem a boa passagem do ar. Porém, esses materiais não absorvem umidade, o que torna o conforto menor do que no caso dos naturais. Além disso, alguns deles obtidos quimicamente também podem respirar. Isso inclui tecidos:

  • à base de petróleo (náilon, poliéster, polipropileno);
  • alta tecnologia (suplex, coolmax).

Este sintético é diferente maior resistência, leveza, respirabilidade, resistência a fungos e é capaz de “remover” a umidade. O tecido seca rapidamente e não estica nem encolhe após a lavagem. Na maioria das vezes é usado em equipamentos de costura para roupas esportivas e de trabalho. Suas desvantagens incluem a capacidade de reter odores.

fábrica de algodão

@sewingmachinelife.com

Verão

Os principais requisitos para têxteis para dias quentes podem ser chamados capacidade de passar o ar, absorver o suor, secar rapidamente, não reter odores desagradáveis. Tecidos 100% naturais ou com uma pequena adição de sintéticos são o que é necessário. Os melhores:

  1. Chintz. Algodão fino, mas de baixa qualidade. Uma ótima opção para o verão. Seca muito rápido, mas cuidar das roupas de chita exige muito trabalho, pois o material pode rasgar na máquina de lavar.
  2. Cambraia. O melhor tipo de algodão. Enruga-se, mas nos dias quentes é simplesmente insubstituível. A partir dele são costuradas blusas leves, geralmente com estampas ou bordados. Hipoalergênico, ecologicamente correto, respirável, higroscópico. Requer cuidados manuais delicados.
  3. Cetim. Lindo algodão com uma trama de fios bastante densa e um lado acetinado. O material é durável devido à mercerização e resistente ao desbotamento. Deve ter para o verão quente. A partir dele são feitas calças, jaquetas, coletes e outras roupas.
  4. Linho. Tecido natural grosso. É bem ventilado e possui altas qualidades higroscópicas. Requer cuidados delicados. Hipoalergênico.
  5. Seda. O luxuoso tecido natural “resfria” a pele no calor. É necessário um ciclo de lavagem suave. A seda sintética não é diferente da seda natural em qualidade, mas não possui propriedades antibacterianas.
  6. Viscose. Um material artificial semelhante ao algodão. Fino, muito durável, tem elasticidade razoável, mantém sua forma e seca rapidamente. É usado principalmente para fazer roupas de verão baratas para mulheres.
  7. Renda ou guipura. Tecido tipo malha. Pode ser de origem natural e artificial. Eles decoram vestidos, blusas e roupas festivas. Um vestido totalmente de renda com bainha é um vestido de noite luxuoso.
  8. Chiffon. Material fino, ligeiramente áspero ao toque. É feito de fios de seda (a opção mais cara), viscose, poliamida, poliéster (este é mais barato). Existem muitas variedades de chiffon e cada uma difere em qualidade e preço.. Ventila bem, é higroscópico, leve e antibacteriano.
  9. Cambraia. Tecido muito fino, lembrando jeans. Este é algodão com ponto de sarja. Leve, denso e resistente a rasgos. Absorve bem a umidade e permite a passagem do ar. Não enruga, mas desaparece com o tempo. Principalmente as calças são costuradas com ele - shorts e calças de verão.
  10. Fatin. Malha leve com a qual são costuradas saias tutu ou usadas para decorar roupas. Durável, mantém sua forma, resistente ao desgaste e respirável.
  11. Georgette. Tecido misto composto por fios de seda, viscose e lã. Às vezes, o poliéster é adicionado para aumentar a resistência. A superfície é lisa, ligeiramente granulada. O material não enruga, é soprado e é higroscópico. Georgette é usada principalmente para fazer roupas femininas elegantes de verão.
  12. Liocel. Semelhante à seda e ao algodão nas sensações táteis, mas feita a partir do processamento da celulose. É fácil de cuidar, resiste a muitas lavagens, é soprado e possui altas qualidades antibacterianas.
  13. Modal. Semelhante à viscose, mas não possui propriedades antimicrobianas. Muito forte e durável de usar.
garota com vestido de verão

@thedressfiend.wordpress.com

Esquentar

Existem muitos tecidos para um guarda-roupa de inverno. A maioria dos produtos do mercado de massa é feita de fibra artificial para reduzir o custo de produção. Os materiais melhores e de alta qualidade para costurar roupas quentes devem ser finos, mas densos, mantê-lo aquecido no frio, ser agradável ao corpo e ter uma longa vida útil.. Vejamos o que há de melhor.

  1. Lã. Tecido quente que combina um grande grupo de materiais, incluindo mohair, alpaca, lhama, caxemira, angorá. 100% lã é riscada e, para melhorar as qualidades táteis confortáveis, bem como a durabilidade e resistência ao desbotamento, são adicionadas fibras artificiais ou naturais.. Roupas de inverno, acessórios, chapéus e acabamentos de calçados são confeccionados com tecidos misturados com lã (jersey, tartan, drapeado, tweed, bouclé).
  2. Veludo. Material bastante denso e quente com pêlo muito curto. Pode ser de origem natural ou artificial. O tecido é utilizado principalmente na confecção de trajes de noite elegantes - vestidos, jaquetas, fraques, saias, smokings.
  3. Pelagem. Material tradicional de inverno para costura de agasalhos - casacos de pele, casacos, bem como para orlas de sapatos e acessórios. Pode ser natural ou artificial. Este último é “mais frio” e de vida mais curta.
  4. Malhas. Para a alfaiataria, utiliza-se tecido denso e de baixa elasticidade - natural e sintético. Pode incluir fios de lã para isolamento. Vestidos, saias e calças quentes geralmente são feitos com essas malhas.
  5. Lã. Material totalmente sintético com superfície agradável ao toque, lembrando pêlo de pêlo curto. Incrivelmente leve, não enruga, seca muito rápido, aquece bem, absorve umidade. Basicamente, o velo é usado para fazer roupas para atividades recreativas e esportivas de inverno e para fazer forro para calças ou jaquetas quentes e fofas.
crianças na neve

@babycouture.in

Para ternos

As roupas de negócios devem ser sempre “novas”, por isso o seu tecido deve atender a esse requisito. Não há necessidade de economizar aqui. A prioridade é um material durável, dimensionalmente estável, forte, com baixo vinco, coloração confiável e resistência ao pilling..

Os especialistas aconselham a escolha de tecidos de origem natural com proporção mínima de sintéticos. Via de regra, este último é adicionado em grandes quantidades para reduzir o custo do resultado.

Classificação dos melhores tecidos para ternos:

  1. Lã. Material prioritário em comparação com quaisquer outros. Quase não enruga, dura muito tempo, não desbota e não forma bolinhas pelo uso. Ternos caros para homens e mulheres são feitos de lã de alta qualidade - tanto quente quanto de verão (com efeito de “lã fria”). Desvantagens - as roupas podem “sentar” ou esticar nos cotovelos e joelhos.
  2. Mistura de lã. Na maioria das vezes isso tecido misto feito de fios de lã e poliéster de lavsan, lycra ou seda, acrescentando brilho e leveza ao traje. Não enruga, não encolhe, é fácil de cuidar. Mistura de lã os tecidos são divididos em penteados – alisar com adição de outros fios (crepe, Boston, tricot, gabardine) e pano fino – com superfície felpuda (tecido, sarja, cheviot).
  3. Caxemira. Lã macia natural proveniente da penugem de cabra montesa. Acabamento luxuoso, tecido quente e ao mesmo tempo fino com superfície lisa e felpuda. Durável, não forma comprimidos.
  4. Linho. Algodão grosso para costurar ternos de verão e muito mais. As roupas são costuradas sem forro. Mas vale a pena considerar que o linho enruga muito.
  5. Jeans. Jeans finos e de alta qualidade são um excelente material para fazer roupas de escritório. Se o código de vestimenta não for rígido, um terno jeans de cor sólida pode se tornar sua coisa favorita no calor ou fora de temporada. Existem vários tipos - stretch, luxo, linho e seda. As adições conferem suavidade, resistência ao tecido ou fazem com que pareça apresentável.
  6. Esteiras. Assemelha-se a serapilheira, mas é considerado um material caro e de alta qualidade. É de origem natural, mas graças às impurezas adicionadas pelo fabricante, o tecido mantém bem a sua forma, tem um aspecto decente, é resistente ao desgaste e não enruga. Entre as desvantagens, vale destacar a dificuldade de costura - a borda “desmorona” no corte.
mulher de terno rosa

@thetrendspotter.net

Para agasalhos

As coisas para vestir no tempo frio devem ser de boa qualidade, ter alfaiataria de alta qualidade, boa capacidade de aquecimento e durar muito tempo. Existem vários tipos dessas roupas no guarda-roupa feminino, por exemplo, uma jaqueta impermeável para o tempo chuvoso, um casaco de pele ou jaqueta para o frio e um casaco para criar uma aparência elegante. Também pode haver um sobretudo, um blusão, uma capa de chuva e muitos outros. Vamos dar uma olhada nos melhores materiais para equipamentos de inverno.

  1. Caxemira. Tecido de lã macio e de alta qualidade para costurar casacos bonitos e caros e inserções em casacos de pele. As roupas feitas com ele são práticas, muito quentes e confortáveis ​​de usar.
  2. Drapear. Lã densa e dura com superfície de feltro. Projetado para costurar casacos masculinos e femininos, roupas militares de inverno. Tecido difícil de processar, mas quente e muito durável. Na maioria das vezes, são feitos sobretudos e casacos de ervilha.
  3. Couro. Ele vem em diferentes estilos e categorias de preços - desde couro fino até lona grossa. Jaquetas, capas de chuva, casacos, bem como jaquetas, calças e saias são feitas de couro. Reconhecido pela durabilidade e qualidade. Sua variedade é Couro tingido, com o qual são costurados lindos agasalhos com pele por dentro. Camurça - outro tipo, caracterizado por superfície aveludada, pequena espessura e resistência.
  4. Nylon. Material sintético brilhante para confecção de jaquetas, jaquetas, blusões. É caracterizado por baixa permeabilidade ao ar, resistência, resistência à deformação e danos.
  5. Duspo. Tecido de jaqueta com superfície macia e fosca. Não faz barulho ao ser esfregado, é brilhante e vem em diversas estampas e acabamentos. Repele a umidade, não sopra, não desbota, não encolhe, bastante durável. Utilizado para costurar jaquetas, casacos com recheio e jaquetas de penas.
  6. Membrana. Material sintético leve com o qual são costurados agasalhos e calçados esportivos. Durável, repelente à água, à prova de vento, capaz de “absorver” o suor e reter o calor.
  7. Taslan. Tecido bastante denso com trama de colza de fios de poliamida e nervura especial na superfície. Muito prático, fácil de cuidar, impermeável e capaz de repelir a humidade. Usado na costura de agasalhos baratos para qualquer idade.
  8. Oxford. Material de camuflagem para confecção de jaquetas com superfícies de “alta resistência” ou, por exemplo, uniformes militares. A espessura e a qualidade do tecido dependem da espessura do fio perfilado na composição.. Resistente a diferenças de temperatura, rasgos, abrasão. À prova d'água e hermético.
garota de jaqueta

@goodhousekeeping.com

Para casa

A escolha dos materiais têxteis-lar é de extrema importância. Tecidos para toalhas de mesa, cortinas, capas de edredons, fronhas, lençóis, móveis estofados atendem requisitos de qualidade e segurança. Além disso, eles deve ser fácil de cuidar - lavável na máquina, limpo com detergentes, durável, forte, resistente. Consideraremos o melhor deles com mais detalhes.

Para roupa de cama

Para garantir que a sua roupa dure muito tempo, recomenda-se escolher tecidos com uma pequena percentagem de sintéticos.. Por exemplo, 70–80% são fios naturais, o restante são aditivos.

Sem dúvida, algodão, seda, linho e flanela Quantidade 100% é o ideal. Mas eles se desgastam rapidamente e hoje, para fortalecê-los, são adicionadas algumas fibras artificiais, por exemplo, bambu, lavsan, poliéster ou Tencel. Além disso, os sintéticos tornam a roupa mais macia ao toque.

Os melhores tecidos para roupa de cama são:

  • chita – algodão grosso com superfície áspera;
  • cetim – material liso, macio, acetinado (de um lado) à base de algodão;
  • popeline – tecido liso com trama densa de fios e agradável ao toque;
  • Mahara – material “toalha” de algodão;
  • flanela – tecido denso mas macio com superfície felpuda;
  • algodão-poliéster – material misto fino com grande adição de sintéticos;
  • chintz – quase 100% algodão muito fino.

As duas últimas opções pertencem à categoria de tecidos econômicos, por isso são bastante desgastam-se rapidamente e ficam cobertos de pellets. Terry e flanela são adequados para o inverno; popeline, cetim e chita são ideais para o verão.

lençóis

@groupon.com

Para estofamento de móveis estofados

O material deve ser durável, denso, de preferência repelente à água e sujeira. Aqui, quanto mais espesso, mais caro é, mas o preço também é determinado pelas características de desempenho e pelo custo de produção.

Os seguintes materiais são considerados da mais alta qualidade e durabilidade:

  1. Couro genuíno. Parece e custa muito caro. Em operação, pode suportar quase qualquer “lesão”.
  2. Camurça natural. Utilizado para estofamento de móveis de prestígio. Aparência incrivelmente durável, bonita e apresentável. O material é denso e confortável para sensações táteis. Mas você não pode lavar sozinho, apenas lavar a seco.
  3. Jacquard. Material durável, muito bonito, com um padrão brilhante feito com fios. Resistente ao desgaste, prático, vem em várias cores. O jacquard deve ser impregnado para que se forme uma película protetora na superfície.
  4. Tapeçaria. Tecido de algodão grosso com adição de materiais sintéticos. É feito entrelaçando fios, o que produz padrões incríveis. Resistente a manchas e fácil de limpar a seco.A desvantagem é que as manchas úmidas só podem ser tratadas com lavagem a seco.
  5. Chenille. Material grosso de pêlo curto feito de fios sintéticos. A opção de tecido é preferível - não permite a passagem de umidade, é fácil de limpar e repele a sujeira líquida. Desvantagens - se um animal de estimação arranhar, os fios saem e a aparência do sofá se deteriora.
  6. Veludos. Um dos melhores em termos de relação qualidade-preço. Externamente pode parecer camurça, mas, claro, é feito de materiais artificiais. Um grande número de cores, alta resistência, resistência a danos.
  7. Bouclé. Macio, agradável, mas denso, com superfície rugosa e “laços” de fios grossos. É feito de materiais sintéticos, é fácil de cuidar e barato. As desvantagens são que é altamente eletrificado e não “respira”.
  8. Arpatek. Não é o tipo de couro sintético que descasca e vira trapos depois de alguns usos, como, por exemplo, em sapatos. Este é um tecido polimérico de alta qualidade à base de poliuretano. Com os devidos cuidados, é durável, prático e respirável.
sofá

@westelm.com

Para cortinas

As cortinas são o elemento mais importante na decoração de um ambiente. A escolha do tecido de qualidade afeta muito aqui - na aparência do ambiente, na luminosidade que terá, na percepção dos móveis e até do proprietário. E ter animais de estimação também é importante.

Do ponto de vista dos usuários, os seguintes tecidos para costurar cortinas são reconhecidos como os melhores:

  1. Seda. O material natural é hipoalergênico, por isso pode ser usado em ambientes com alergias sem problemas. O tecido é durável, muito leve e bonito. Existem muitas cores e padrões. Especialistas recomendam pendure seda em quartos escuros, por exemplo, em um quarto ou em um quarto com janela no lado não ensolarado. Tem a capacidade de desaparecer sob intensa carga de luz.
  2. Atlas. Tecido durável, resistente ao desgaste e hipoalergênico. Parece luxuoso e brilha ao sol. Não eletrificado. Mas com o tempo, dobras pesadas podem ceder, fazendo com que a cortina seja puxada para baixo.
  3. Viscose. O tecido de celulose, liso e com leve brilho, é uma ótima alternativa aos materiais naturais. Não eletrifica, “respira” e é fino, por isso é possível fixá-lo com lindas caudas. Mas a viscose pode desbotar sob a luz solar intensa e requer lavagem e engomadoria delicada.
  4. Poliéster. Material muito durável, leve e barato para costurar cortinas. Não desbota, é fácil de lavar e passar, não rasga. No entanto, cortinas de poliéster altamente eletrificado e pouco permeável ao ar.
  5. Queda de energia. Tecido misto que protege da luz e possui excelente respirabilidade. Material durável e liso é usado ao costurar cortinas para qualquer sala, cozinha ou loggia. Tem dois lados, um dos quais bloqueia a luz e o outro tem uma aparência luxuosa. O tecido não enruga e cai lindamente, é fácil de lavar e secar.
  6. Tafetá. Um material clássico para cortinas em qualquer ambiente. É composto por diversos fios naturais e sintéticos e vem em diversas cores. Fácil de cuidar, durável e duradouro. Entre as deficiências - Muitas vezes encolhe durante a lavagem, mas se você seguir as regras, isso pode ser completamente evitado.
cortinas

@amazon.com

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano