Merino australiano

Assim que a estação fria se aproxima, as costureiras-triceiras têm uma questão candente: o que tricotar e de quê. Com a moderna variedade de fios de meadas e bobinas de fabricantes nacionais e estrangeiros, os olhos estão bem abertos. Nosso conselho: experimente o merino australiano.

Características da lã Merino australiana

Características da lã Merino australiana

Esta espécie passou por uma longa fase histórica e hoje é a melhor espécie reprodutora de ovinos de lã fina. Ao contrário das raças de carne, cuja lã é grossa e espinhosa, os Merinos australianos possuem pelos finos e delicados, além da capacidade de produzir várias vezes mais lã.

Imagine que em vez de 700 fios de cabelo por centímetro quadrado crescendo em sua cabeça, você tem 9.000. Essa é a quantidade de lã merino australiana, uma riqueza enorme! Com base na qualidade da lã, ela é dividida em vários grupos.

  1. A lã de verão é a mais fina: 14-15 mícrons, há muito pouca.
  2. “EXSTRAFINE”, corte um pouco mais, 16-17 mícrons.
  3. “SUPERFINE” também é uma lã escassa, 18-20 mícrons.

Todos os três grupos de lã nunca chegarão aos knitters comuns, porque são excessivamente caros e não apresentam as propriedades únicas pelas quais são valorizados.

  1. Mas o grupo “MERINO” já é lã comum para tricô à máquina, tem 25 mícrons, mas ainda é caro para tricô manual.
  2. Quando o rebanho degenera gradualmente e a lã atinge 28-30 mícrons, essa lã começa a ser usada para tricô manual.

Características da lã Merino australiana 1

Características do fio feito de lã merino australiana

A peculiaridade deste tipo de lã é a sua extraordinária maciez e falta de causticidade. O fio tem um efeito curativo para inflamações de músculos e articulações. Absorve bem a umidade, deixando o corpo seco e continua aquecendo. Esse é o tipo de fio quando você não quer que fique quente. Na geada selvagem, ele não vai aquecê-lo, mas o frio e o frescor são seus momentos culminantes. Se a criança não tem alergia, o merino é o melhor fio de lã para tricotar roupas infantis.

INTERESSANTE! O tipo de fio neozelandês do mesmo merino australiano possui propriedades antiestáticas.

cartão colorido

Fio Pekhorka “Merino Australiano”

É bom que exista um fabricante nacional. Esta é a fábrica de Pekhorsk. Sua famosa marca leva o nome da matéria-prima “Australian Merino”.
Fio Pekhorka merino australiano
A composição do fio é simplesmente maravilhosa: 95% merino, 5% acrílico de alto volume. Graças a esses 5%, o fio ficou mais volumoso e resistente ao desgaste.

O medidor de linha é muito prático: 400 metros por 100 gramas. Como diria um tricotador experiente: “espessura da meia”.

É cómodo porque pode tricotar num só fio ou em várias dobras, tudo depende da espessura do produto pretendido. O degradê também vai ficar interessante, a espessura do fio permite isso e a paleta de cores é maravilhosa. Mais de 30 cores: brilhantes e pastéis.

Fio "Merino Australiano: Série Elite"

Também o nome “Australian Merino”, apenas com a designação “Elite Series”. A paleta de cores repete as cores do simples “homônimo”. A metragem e o peso das meadas permaneceram os mesmos e, segundo o fabricante, o fio ficou mais conveniente para tricotar bordados finos. E outra característica distintiva do novo fio é a possibilidade de utilizá-lo para tricô à máquina.

Para que é utilizado o Pekhorka “Merino Australiano”?

Algumas ideias sobre o que pode ser tricotado com este tipo de fio. Graças à sua espessura elegante e boa metragem por meada, você obterá um lenço ou estola chique com bordados. Duas meadas são suficientes para um bactus decente. Você também pode tricotar um cardigã leve com um padrão vazado para verões frescos. A metragem da meia permitirá que você tricote meias finas em sapatos, mas não se esqueça de adicionar fio de náilon no calcanhar e na ponta do pé para dar força. Uma meada é suficiente até para um casal de homens. Já imaginou que conjuntos de chapéus, laços e luvas podem ser tricotados em várias dobras com gradiente?! E, claro, jumpers, cardigans, suéteres, pulôveres e muito mais.

Fio Pekhorka merino australiano

Embora o fio não segure muito bem o elástico (essa característica deve ser levada em consideração com antecedência na hora de escolher o modelo e a estampa), mas arans, tranças e fios no merino ficam ótimos!

Não se esqueça das coisas de criança: calças, blusas, você pode tricotar todo um “Look de Família”. E que mantas chiques você pode fazer para o interior de um adulto ou uma manta de bebê para um carrinho!

ATENÇÃO! Lembre-se que os pelos podem entrar na boca da criança, por isso é melhor usar este cobertor apenas durante o sono.

CONSELHOS:

  1. Certifique-se de tricotar amostras, lavar e anotar as alterações.
  2. Merino tende a esticar, não se assuste na hora de lavar: ele vai se espalhar na bacia como uma água-viva, mas com a secagem adequada voltará ao seu formato.
  3. Não lave a lã merino em água quente, caso contrário ela ficará feltrada.
  4. Lembre-se: merino é lã, não celofane, pode ficar coberto de bolinhas, isso é normal.

O merino australiano de Pekhorka é uma ótima oportunidade para começar a tricotar, esse fio vai perdoar seus erros e não perderá a estrutura depois de vários desfiados e reamarrados. Portanto, não tenha medo de começar a fazer artesanato e vestir sua família com coisas quentes, práticas e elegantes. Até loops para você!

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano