Os produtos de caxemira e merino são muito procurados, principalmente na estação fria. Ambos retêm bem o calor, são feitos de materiais naturais e são agradáveis ao toque. O que preferir: caxemira ou merino? E quais são as principais vantagens de cada tipo de fio? Falaremos sobre isso em nosso artigo.
Qual é a diferença entre caxemira e fio merino
Vamos começar com a principal diferença. A caxemira é uma penugem colhida à mão de cabras montesas. Merino é a lã de ovelha de lã fina. Apesar de sua aparência semelhante, as propriedades da lã de cabra e ovelha diferem significativamente. Os corantes desbotam nos produtos de caxemira, então a caxemira verdadeira vem apenas em tons de marrom, cinza e branco. Um item colorido indica diretamente que contém uma certa porcentagem sedas. Mas o fio merino pode ser tingido de qualquer cor. É muito mais durável que a caxemira - pode durar mais de 10 anos e parecer novo. Mas as roupas de caxemira são várias vezes mais quentes.
A caxemira é lavada em água morna e com os detergentes mais suaves, como o xampu para bebês. Não é recomendável limpá-lo de forma alguma para preservar a aparência do produto. O fio Merino é mais prático. Pode ser lavado e limpo.
O que é melhor, caxemira ou merino
Não há uma resposta clara para esta pergunta. A caxemira é considerada um tipo de fio mais caro e de elite. Porém, na prática, ambos os materiais apresentam vantagens inegáveis. Qual escolher depende do gosto, das roupas favoritas, das condições climáticas e da capacidade financeira. No inverno, principalmente nas geadas, é mais aconselhável comprar peças de caxemira mais quentes. Na primavera e no outono, os produtos são feitos com fios mais finos - merino.
Não se esqueça da qualidade da lã. Assim, em vez de caxemira de baixa qualidade, você pode comprar roupas feitas de lã merino pelo mesmo preço. Uma opção ganha-ganha seria comprar um produto feito com uma composição mista de tecidos.
O que é caxemira: sua descrição e características de qualidade
Cashmere não é lã, mas penugem de cabras montesas que vivem na Índia, Mongólia, Irã e China. No inverno, o clima nesses locais pode ser muito rigoroso. E as cabras, para se protegerem da geada, desenvolvem um subpêlo espesso. À medida que o tempo esquenta, eles mudam. Neste momento, a penugem é recolhida. É penteado à mão, evitando os cabelos grossos da camada superior, e depois bem lavado.
A penugem de caxemira é três vezes mais fina que o cabelo humano. De uma cabra você pode obter de 150 a 200 gramas de caxemira pura por ano. Portanto, os produtos feitos com esse material são muito caros!
As coisas feitas de caxemira verdadeira são extremamente macias, delicadas e agradáveis ao toque. Dificilmente enrolam, não esticam e não causam alergias.A caxemira praticamente não absorve odores, o que garante uma sensação duradoura de frescor e conforto. Em termos de suavidade pode ser comparado com seda. Algumas empresas especializam-se na produção de tipos especiais de produtos, por exemplo, desde penugem de cabrito.
O que é merino: sua descrição e características de qualidade
A lã Merino é obtida de ovelhas Merino de lã fina. Estes animais foram criados primeiro em Espanha e Portugal, e mais tarde na Austrália e Nova Zelândia. A lã Merino tem inúmeras vantagens inegáveis. É muito mais fino que a lã de ovelha comum, mas retém perfeitamente o calor. Muito macio, nada áspero, leve e durável ao mesmo tempo.
Os itens Merino são resistentes a várias manchas. Basta sacudir a sujeira da roupa e ela não será absorvida. Esta lã é capaz de absorver até um terço do seu volume de umidade. Graças a esta propriedade, o corpo humano permanece seco e quente. A lã Merino não irrita a pele e possui excelentes propriedades antibacterianas. Portanto, é muito utilizado para criar roupas infantis.
Usando fios de caxemira e merino: para quais produtos
Devido à estrutura complexa e específica do tecido de caxemira, ele não é adequado para a produção de todas as roupas. Geralmente é usado para fazer casacos, boinas macias, lenços e lenços. Suéteres e vestidos de caxemira são especialmente populares. A lã Merino é mais amplamente utilizada para criar quase todos os tipos de roupas: suéteres, chapéus, luvas e meias.
Assisti à apresentação de coisas feitas em lã merino: cobertores, travesseiros (fronhas), tapetes, chinelos, coletes, cintos, ponchos. Indeciso, porque... Não sei, precisamos disso. Almofadas viscoelásticas e fronhas de lã merino. Acho que é preciso lavar com muita delicadeza, senão pode estragar tudo. Estive nas apresentações da empresa Bauer, tem travesseiro merino (fronha), o travesseiro dentro parece não ter memória, parece um paralon com furos, gosto de produtos feitos de merino, mas é constrangedor cuidado, por exemplo, tem assento de cadeira, lavei um e estraguei, ficou menor, lavei na lã, talvez devesse ser lavado à mão e seco sem turbo. Embora a mulher que fez a apresentação afirme que lava lã na máquina, bom, não sei, as coisas são lindas, tenho medo de estragar.