Ovelha Merino

Apesar de as ovelhas serem animais populares entre os agricultores, é necessário escolher uma raça para fins específicos. Nem todas as espécies são adequadas para produzir grandes produções de leite ou carne. Merinos é a raça de ovelhas com a qual se consegue obter o máximo de lã.

Raça Merino - descrição

As ovelhas Merino parecem menores do que suas irmãs de raças de carne. A lã de ovelha distingue-se pela sua qualidade, durabilidade e ao mesmo tempo fibras finas.

Bom saber! De uma ovelha você pode tosquiar tanto quanto é retirado de três de seus concorrentes, destinados ao cultivo de carne.

Origem das ovelhas

Raça ovina MerinoA pátria das ovelhas merino é a Espanha. Dos séculos XII ao XVIII, o país detinha o monopólio e tentava não espalhar a raça para outros continentes. A exportação de ovelhas era punível por lei e considerada crime. Contrabandistas capturados para transporte perderam a vida. No entanto, apesar das proibições, as ovelhas começaram gradualmente a viver na Europa, Ásia, América e Austrália. Em menor grau, os Merinos vivem em latitudes quentes.Os animais são afetados negativamente pela alta temperatura e umidade. É lógico supor que com uma pelagem tão espessa, as ovelhas desta raça se sentem desconfortáveis ​​​​com o calor.

Diferenças externas entre merino e outros tipos

O focinho é alongado, com chifres ramificados na cabeça. As pernas são bem desenvolvidas, o que lhes permite percorrer longas distâncias em busca de alimento. Para distinguir o Merino de outra raça, deve-se prestar atenção à pele. As ovelhas desta raça têm cabelos lindos. A lã é fina e agradável ao toque.

Lã de ovelha Merino, suas propriedades

Os animais são criados especialmente para a produção de lã. As fibras são macias e limpas. Eles absorvem umidade e não retêm odores estranhos. Os itens feitos de lã merino são populares e considerados muito práticos.

Cuidado Merino

Cuidado MerinoRecomenda-se passear diariamente com as ovelhas e banhá-las periodicamente. A farra deve ser morna, em condições normais de temperatura. Correntes de ar e hipotermia de indivíduos não devem ser permitidas.

Cascos

O ponto fraco das ovelhas Merino são os cascos. Se não forem aparados a tempo, terra, restos de grama ou outros alimentos começarão a ficar obstruídos sob as unhas. A unha se enrola e cresce na pele, o que causa dor e desconforto. É necessário cortar com tesoura de poda. Para isso, o animal é deitado de lado, a perna é fixada e a unha cortada. É aconselhável realizar o procedimento em conjunto, a partir de um mês de idade.

Nutrição

A dieta deve incluir:

  • grama fresca ou feno;
  • cereais (aveia, cevada, farelo);
  • vegetais;
  • sal e vitaminas.

Para obter carne, o melhor é manter os animais em currais bem equipados e não levá-los para o campo. A busca por alimentos não dá os resultados desejados e os indivíduos não engordam.

Reprodução

A ovelha fica pronta para o acasalamento com um ano de idade.É desejável que a prole apareça na primavera. O período de gestação é de cerca de cinco meses.

Criando cordeiros

Os filhotes devem ser alimentados com leite materno por pelo menos um mês. Depois de duas semanas, os bebês precisam ser apresentados a alimentos adicionais. Isso deve ser feito gradativamente para que o estômago se acostume com os novos alimentos. Para a primeira alimentação são adequados capim jovem, ração mista e cereais (cevada ou aveia).

Raças Merino

Raça MerinoResistência, facilidade de cuidado e alta produtividade forçaram muitos criadores a desenvolver raças que pudessem combinar não apenas alto desempenho na produção de lã. Os cientistas queriam adicionar a produção de carne e leite à lista geral, preservando a singularidade original do animal. Como resultado, várias das raças mais populares foram desenvolvidas.

soviético

O adulto é um carneiro grande, com uma espessa pelagem encaracolada e coloração marrom. Obtido pelo cruzamento de Ramboulier (raça de ovelhas originária da França) e ovelhas caucasianas. Eles têm diferenças óbvias:

  • chifres curvados para os lados e pontiagudos nas pontas;
  • dobre no pescoço;
  • os machos pesam cerca de 100 kg;
  • alta fertilidade;
  • por ano, cerca de 15 kg de lã são cortados de um carneiro, das fêmeas - 2 vezes menos;
  • pernas fortes cobertas de pelos.

A raça é valorizada pela sua despretensão. Eles obtêm um bom lucro com os animais e os investimentos no negócio compensam rapidamente. No momento, esta é a raça Merino mais popular. É mais difundido nas regiões do Cáucaso, Altai e Stavropol.

Francês

Outro nome para merino é ramboulier. Os ancestrais das ovelhas vêm da Inglaterra e da Espanha. Como os representantes soviéticos, as ovelhas e carneiros franceses têm altas taxas de lã e carne, mas são ligeiramente inferiores a eles. Principais características da raça:

  • o peso é ligeiramente menor que o dos merinos soviéticos (90 kg para homens, cerca de 60 para mulheres);
  • 10 kg de lã por ano são obtidos de carneiros, e metade disso de ovelhas.

Ramboulier é frequentemente usado para desenvolver novas raças. Lã longa e grossa, adaptabilidade a fatores externos e alta produtividade são valorizadas pelos criadores e pecuaristas.

australiano

A raça foi desenvolvida através do cruzamento de ovelhas americanas e francesas. Existem três subespécies desses animais, que diferem na quantidade de lã cortada por ano e no tamanho.

  • Fine tem as taxas mais baixas (não mais que 70 kg de carne e 5 kg de lã bege).
  • Médio tem pelagem branca. Obtêm-se cerca de 40 a 80 kg de carne e 8 kg de fibras de lã.
  • Forte é a maior subespécie. O peso chega a 90 kg, o peso da lã cortada é de 10 kg.

Askaniyskaya

Os animais vêm da Ucrânia. Eles combinam altas características de carne e lã. Eles não são inferiores em peso e lã aos representantes soviéticos das ovelhas merino.

Espanhol

Distingue-se pela lã fina e capricho. Não tolera mudanças de temperatura ou calor.

Processo de tosquia de ovelhas. O que você precisa para trabalhar, como lidar com animais

Antes do procedimento, o animal não deve ser alimentado por 24 horas. Os cortes de cabelo devem ser feitos a partir de um ano de idade, na primavera. A prole do inverno é cortada no final do verão.

Corte

Para o corte deve-se escolher um local seco, a lã também não deve estar molhada ou úmida ao toque. Geralmente duas ou três pessoas cortam o cabelo. Uma pessoa segura o animal e a outra corta cuidadosamente a lã. O procedimento é realizado imediatamente, sem atrasar indefinidamente o corte de outras áreas.

Após três semanas, o animal deve tomar banho. Isso pode ser feito em um lago ou local usando uma mangueira. A pressão da água não deve prejudicar o animal.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano