O próprio nome Merino Soviético sugere que esta raça foi criada com sucesso durante o período soviético na primeira metade do século 20, graças ao cruzamento de longo prazo de ovelhas (lã grossa de stavropol) com carneiros (lã fina Altai). O trabalho dos criadores era finalmente obter uma raça ideal que combinasse lã de alta qualidade e a capacidade de produzir uma grande quantidade de carne.
Hoje é costume distinguir dois tipos principais: carne de lã e lã. A principal diferença entre estes últimos é que as dimensões são um pouco menores, mas a quantidade de lã obtida é um pouco maior.
Referência! A lã merino soviética é muito mais fina que o cabelo humano, por isso o nome lã fina justifica plenamente esta característica.
Se compararmos o merino soviético com outros tipos, podemos destacar o seguinte características distintas: uma constituição mais poderosa e forte (o peso de uma ovelha chega a cem quilos, e um carneiro cerca de cento e quinze), o corpo é construído proporcionalmente, a presença de várias dobras transversais específicas no pescoço, a cor do velo é geralmente branco (há também exemplares em tons de cinza, bege e amarelado), e seu comprimento chega a nove centímetros.
Quase toda a superfície consiste em pêlo, até mesmo a cabeça (exceto nariz e olhos). A lã é tão grossa e exuberante que dá a impressão de que o merino parece uma bola. Quanto mais velho o animal fica, mais comprido fica o pelo.
Referência! A zona de reprodução em grandes e pequenas explorações abrange o território das planícies do Território de Altai, as estepes do Norte do Cáucaso, as pastagens da região de Stavropol, os espaços abertos da Calmúquia e muitas outras regiões do nosso país que têm um clima adequado para reprodução.
Características da raça
As principais vantagens incluem o rápido ganho de peso devido ao consumo balanceado de capim fresco, raízes (cenoura, nabo) e rações especiais ricas em vitaminas e minerais (farelo) no verão. Devido a isso, a pele e os ossos estão muito bem desenvolvidos. É muito fácil criar condições de alojamento: as ovelhas merino pastam em grupos em quase todos os climas, mesmo com ventos fortes (com exceção da chuva) quase de manhã à noite.
Importante! Os banhos de sol e o ar puro são uma excelente prevenção do aparecimento de parasitas nocivos.
É importante notar que as ovelhas merino podem tolerar facilmente invernos frios. Outra vantagem é a alta fertilidade e o cuidado das ovelhas com seus filhotes, o que é especialmente adequado para criadores.
Importante! A principal desvantagem é a contaminação frequente do velo devido ao baixo teor de gordura.Também é possível encontrar animais com espessura de cobertura insuficiente, localizada principalmente no dorso.
Características da lã
A demanda e popularidade da lã merino fina são explicadas por sua alta qualidade insuperável e excelentes propriedades, como maciez, capacidade de absorver umidade e criar coisas quentes e aconchegantes a partir desta matéria-prima (função de termorregulação). Portanto, esta espécie é a mais comum para reprodução em nosso país.
Vale ressaltar que a capa é cortada como um tecido inteiro, a partir do qual é posteriormente produzido um tecido macio, muito agradável ao corpo, ecologicamente correto, hipoalergênico e bastante fácil de cuidar. As áreas de uso são variadas: roupas para adultos e crianças (roupas íntimas térmicas), como isolantes para calçados de inverno, mantas, tapetes e muito mais. As coisas vão durar muito devido à elasticidade da lã.