animal merino

Raça ovina MerinoOs antigos ancestrais das famosas ovelhas Merino de lã fina viveram na Ásia. Os espanhóis foram os primeiros a domesticar e utilizar a lã. Durante muito tempo tentaram guardar à risca o segredo do “velo de ouro” e até ao século XVIII conseguiram. Mas um dia os britânicos acidentalmente levaram várias ovelhas para o navio e assim começaram sua jornada ao redor do mundo.

Mais tarde, outros países mediterrâneos, e depois América, Austrália e Nova Zelândia, tornaram-se o habitat das ovelhas merino. Hoje, a maior população desta raça de ovelhas é criada na Austrália. Este país é o principal fornecedor mundial de lã deste animal.

Aparência de ovelha Merino

Foto merino soviéticaEste animal às vezes parece muito incomum e engraçado, tendo pouca semelhança com as ovelhas habituais. Todo o corpo do Merino é coberto por lã espessa e longa com dobras. Às vezes é até difícil ver o rosto da ovelha. A pelagem branca como a neve torna-se ainda mais comprida com a idade (até 9 cm). Com base na sua aparência, os Merinos podem ser divididos em 3 categorias principais: fino, médio e forte.As primeiras não têm as dobras habituais no corpo, mas têm lã excelente, as segundas são maiores com 2-3 dobras, mas a qualidade do velo é pior, e as terceiras são as ovelhas mais massivas do raça.

Criação e criação de ovelhas Merino

Hoje, as ovelhas merino são cultivadas em quase todos os continentes. Os animais são despretensiosos na alimentação, fáceis de cuidar e de reproduzir facilmente. As ovelhas são capazes de roer a grama em áreas onde cavalos e vacas pastavam antes delas.

Eles têm boa resistência: Eles podem ficar sem água por muito tempo durante longas viagens. Os animais adaptam-se facilmente às alterações climáticas. Mas nem todas as áreas são adequadas para o cultivo: as ovelhas não toleram o clima quente e muito úmido dos trópicos. Este animal de rebanho é muito tímido, com medo de sons altos e agudos, escuridão e espaços confinados. A criação de ovelhas merino é um negócio muito lucrativo.

Manutenção e cuidados

Cuidado MerinoAs ovelhas geralmente são mantidas em rebanhos. Os machos são mais pesados ​​que as fêmeas e produzem mais lã. Em climas quentes, os animais se alimentam de grama fresca quando pastam. Na estação fria, sua alimentação é feno, aveia, cevada, farelo, ração mista e vegetais. É aconselhável adicionar complexos vitamínicos e minerais à dieta.

Nas condições de fazenda, as ovelhas merino vivem cerca de 6 a 7 anos; nas montanhas da Austrália, sua expectativa de vida às vezes chega a 14 anos. A produtividade de carne da raça é insignificante, por isso muitas vezes são criados apenas por sua lã de alta qualidade. Os animais são tosquiados uma vez por ano, na primavera. Que outras características do cuidado com os animais são úteis para quem decide criar ovelhas merino?

Uma sala seca e quente com cerca de 2 metros de altura no inverno é adequada como galpão para ovelhas. Um animal requer pelo menos 1,5-2 metros quadrados. m área. No verão não deve ser abafado e fresco.A temperatura ideal é de 5 graus Celsius, para casas quentes - 12 graus. A sala deve ser ventilada, mas sem correntes de ar e ter vestíbulo.

Perto do celeiro é necessário construir um curral com o dobro da área. Os bebedouros retangulares são adequados para bebedouros e comedouros. Deve-se levar em consideração que uma ovelha bebe de 5 a 10 litros de água por dia.

Reprodução

No celeiro, carneiros e ovelhas vivem separadamente. A inseminação artificial é frequentemente usada para melhorar a raça. Animais idealmente adequados são selecionados para o acasalamento, a fim de obter descendentes saudáveis ​​e produtivos. As fêmeas começam a dar à luz filhotes a partir dos 1,5 anos de idade. O parto geralmente é fácil. Em média, há 2 a 3 cordeiros em uma ninhada, que podem se mover de forma independente após 30 minutos.

As raças merino mais famosas

Raça MerinoUm dos primeiros Merinos foi criado pelos franceses. Raça Rambouillet. O animal tem constituição forte e produz até 5 kg de lã longa e de alta qualidade. Tem valor mundial Merino australiano, obtido pela mistura de raças francesas e americanas.

Variedades europeias como eleitoral, infantado, negretti mais tarde, eles não se espalharam devido à baixa viabilidade e baixa produtividade da lã. (1-4 kg por ano).

Ovelha Raça Mazaevskaya foram criados por criadores russos e se espalharam no norte do Cáucaso. Eles produzem uma quantidade muito grande (6–15 kg) de lã fina por ano. No entanto, a taxa de sobrevivência desta espécie piorou devido a uma abordagem incorreta de criação.

Nova raça caucasiana - o resultado do cruzamento das ovelhas Mazaevskaya e Ramboulier. É bastante comum na Europa Ocidental. Os animais são fortes e produzem de 6 a 9 kg de lã por ano.

Merino soviético surgiu devido à mistura das raças Ramboulier e Novo Cáucaso. Esta espécie é muito poderosa, com um físico desenvolvido proporcionalmente. Os chifres são pequenos, afiados e curvos. Há uma dobra no pescoço. O peso médio é de 100-125 kg, sendo o maior para ovelhas merino. Esta espécie é criada em muitas regiões da Rússia para obter lã e carne.

Também famoso na Rússia Raça Romanov, é representado por ovinos de carne e leite que produzem boa quantidade de lã.

Propriedades úteis e valor da lã merino

Lã Merino australianaNa Idade Média, apenas pessoas muito nobres podiam usar roupas feitas de fios merino caros. Qual é o valor deste material? A singularidade da lã de ovelha Merino é a sua fibra extraordinariamente fina (5 vezes mais fina que o cabelo humano). Possui muitas qualidades valiosas, graças às quais se tornou amplamente utilizado em todo o mundo.

Vantagens da lã merino (fio):

  • retém bem o calor;
  • protege contra umidade;
  • não absorve o cheiro do suor;
  • tem um efeito curativo;
  • resistente ao desgaste;
  • luz;
  • macio;
  • elástico;
  • durável;
  • quente ao toque;
  • tem efeito calmante;
  • permite que o ar passe bem;
  • possui uma ampla gama de cores;
  • ambientalmente amigável.

O fio Merino é adequado para tricotar produtos vazados e volumosos. As roupas feitas com ele não ficam frias no frio e nem quentes no verão. Apesar de seu alto custo e de muitos materiais modernos concorrentes, ele foi e continua sendo popular entre compradores de todo o mundo.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano