Uma fibra sintética macia que não causa nenhuma reação alérgica, absorve bem a umidade e não requer cuidados especiais - é a microfibra. Esse material é utilizado na fabricação de produtos de limpeza, alguns tipos de roupa de cama e roupas para casa. Além disso, é excelente para estofamento de móveis e produção de têxteis para o lar, sendo também utilizado ativamente na fabricação de filtros industriais.
As pessoas aprenderam a produzir tecidos sintéticos no século XIX. Porém, naquela época nem pensavam em microfibra, esse material apareceu muito mais tarde - em 1976. Um evento tão significativo aconteceu no Japão, mas a popularidade da microfibra cresceu exponencialmente ao longo da segunda metade do século XX.
Poliésteres e poliamidas são utilizados como matéria-prima para a produção de microfibras. Assim, a fibra de poliamida recebe um formato especial em forma de estrela e é literalmente mergulhada em poliéster fundido. Na última etapa, os fios de poliéster resultantes são resfriados, separados das fibras de poliamida e encaminhados para posterior produção de microfibras.
A confecção desse material é uma arte especial, pois o fio de poliéster deve passar por uma extrusora (aparelho especial para amaciar as fibras). Quando a microfibra sai do aparelho, seus fios são resfriados. Este processo produz uma fibra fina, mas incrivelmente forte.
A microfibra moderna parece muito interessante. Possui uma pilha curta e quase imperceptível. O tecido de alta qualidade é inodoro e não desbota, é agradável ao toque, macio e um pouco fofo.
A microfibra é um material único. Pode-se falar sem parar sobre suas propriedades. Assim, não desbota, não muda de formato, não bolinha e seca instantaneamente, absorve grande quantidade de água e não precisa passar. Deve-se notar também que o produto de microfibra não deixa nenhuma mancha e confere a qualquer superfície um brilho brilhante característico.
Em geral, esse material é ativamente utilizado na produção de produtos de limpeza. E isso não é coincidência. Ele limpa bem a poeira de qualquer superfície e os microorganismos patogênicos não se multiplicam nela. Esse pano, digamos, para lavar o chão, não será barato, mas também pode durar 5 anos (é claro, se você cuidar corretamente dessa ferramenta de limpeza milagrosa).
A microfibra também tem desvantagens, mas são insignificantes e, portanto, não prejudicam a impressão geral. Então, esse material é bastante caprichoso em relação às altas temperaturas. Portanto, não é recomendável secar produtos feitos com ele em radiador ou aquecedor. É estritamente proibido passar microfibra com ferro quente (embora não exista essa necessidade).
A microfibra é dividida em três grupos:
Cada um desses materiais é bom à sua maneira e, portanto, seria errado dizer que alguns deles são melhores e outros são piores.