Ao escolher tapetes, muitas vezes prestei atenção aos produtos de microfibra. É um material macio e agradável ao toque. No entanto, o nome lembra muito suas origens sintéticas. Por isso, a escolha sempre recaiu sobre tapetes confeccionados com outros fios. Mas em vão!
Em muitos aspectos, a microfibra é superior aos materiais naturais ou igual a eles. Entre as vantagens: ela macio, hipoalergênico, durável, acessível, fácil de cuidar. Os fabricantes oferecem uma ampla seleção de tons. As desvantagens incluem origem não natural, desgaste rápido, eletrificação.
Vejamos as vantagens e desvantagens de tais tapetes neste artigo.
As principais vantagens da microfibra
Muito pode ser dito sobre o material. Tem vantagens suficientes. Em alguns aspectos, a fibra mais fina está ainda à frente dos materiais naturais. Noto que, apesar da melhoria dos indicadores, Ainda é um tecido criado sinteticamente..
Então, vamos passar para os lados positivos da microfibra.Vejamos como ele se destaca entre dezenas de outros materiais utilizados na produção de tapetes.
Suavidade
As sensações incrivelmente agradáveis ao entrar em contato com esse tapete não podem ser comparadas. Não há material mais atraente ao tato entre os tecidos naturais e artificiais. Este efeito é alcançado por meio de uma tecnologia de produção especial.
Os fios de poliamida são preparados previamente, cortando-os. Poliéster derretido é então adicionado a eles. Depois disso, a massa é colocada em uma máquina especial. Isso os torna mais macios e os empurra através dos filtros. Isso permite obter os fios mais finos e incrivelmente delicados. Eles proporcionam suavidade ao contato.
Preservação de qualidades externas
A aparência original do tapete durará muito tempo. E isto não depende da intensidade de uso do produto. Graças às tecnologias modernas, é possível criar cores únicas e até novos tons. Eles não desbotam, não desbotam e permanecem brilhantes e atraentes por muitos anos.
Repelente à água, respirável
Esses indicadores são extremamente importantes para carpetes. Todos os objetos na sala devem “respirar”. E a microfibra atende plenamente a esses requisitos. O material é excelente permite a passagem do ar e retém a umidadesem se molhar. Quando muito molhado, não deforma em nada.
Preço acessível
Esta é uma relação única entre custo e qualidade. Sem desperdiçar nossos últimos recursos durante uma crise, conseguimos um tapete confortável e visualmente atraente para o ambiente. Os tapetes de microfibra são uma excelente alternativa aos caros tapetes naturais.
Fácil de cuidar
Tapetes caros tecidos à mão requerem cuidados cuidadosos e apenas limpeza individual com produtos especiais. Tudo isso leva tempo e dinheiro. Tapete de microfibra silenciosamente lavável na máquina. Não se deteriorará, não perderá a forma e a cor. Um tapete grande feito de fios artificiais pode ser lavado a seco ou você mesmo. Tudo é fácil e simples.
Desvantagens da microfibra
Vou adicionar uma pequena mosca na pomada. Apesar da abundância de características positivas, o material também apresenta vários aspectos negativos. Em primeiro lugar, digam o que se diga, esta é uma fibra artificial com todas as consequências que daí advêm. Este produto não é adequado para pessoas propensas a reações alérgicas.
Em segundo lugar, com o tempo, uma camada de gordura se acumula entre as fibras e o tapete deixa de cumprir sua função direta - absorver umidade. Será necessária a substituição por um novo ou uma limpeza completa.
A terceira desvantagem é considerada Possibilidade de acumular eletricidade estática, e a quarta – não percepção de mudanças bruscas de temperatura. Não pode ser seco sobre radiador ou colocado sobre piso “quente”. Além disso, não despeje água fervente na microfibra nem use secador de cabelo quente.
Bem, como a cereja do bolo, os tapetes ficarão baratos em interiores caros. É melhor recusá-los se a sua reforma atender à classe “premium”. A microfibra cabe perfeitamente na cozinha ou no banheiro sala, corredor ou escritório, às vezes grandes tapetes são colocados nas salas de estar. Mas não recomendo o uso de grama artificial no quarto ou no quarto das crianças.