O nylon é o material que mais uma vez prova que a indústria química é capaz de muito. Incrivelmente prático e resistente ao desgaste, hoje é utilizado na costura dos mais diversos produtos. Roupas feitas de tecido contendo náilon não enrugam, mantêm bem seu formato e cor, não absorvem umidade e, na maioria dos casos, são seguras para quem sofre de alergias.
Em 1935, o químico norte-americano Wallace Hume Carothers, que trabalhava para a DuPont, criou um novo polímero, que mais tarde foi chamado de náilon. Esse material não foi colocado à venda imediatamente, mas três anos após o lançamento do lote “estreia”.
Curiosamente, o talentoso químico não estabeleceu como meta criar um material único. Ele estudou novas áreas da ciência em benefício da empresa. Supunha-se que novas substâncias que pudessem ser obtidas durante os experimentos trariam dinheiro adicional. Quem diria então que a investigação da Carezors não só aumentaria o volume de negócios da empresa, mas também daria à humanidade material sem o qual é impossível imaginar a vida moderna!
Quando o náilon entrou em produção em massa, o cientista continuou a trabalhar para melhorá-lo.Desde então, esse material sintético tem sido usado na confecção de meias e meias, cerdas de escovas de dente e até toldos de paraquedas.
Por falar nisso! A bandeira dos EUA que Neil Armstrong colocou na superfície da Lua também é feita de náilon.
As matérias-primas para produção são ácidos acéticos e amidas. Eles são polimerizados, resultando em um polímero. Em seguida, é esticado para formar fibras finas, mas fortes, que são então torcidas em fios. Na sua forma pura, o tecido de náilon não tem elasticidade alguma. Para conseguir isso, é adicionado elastano à sua composição.
Acredita-se que o náilon seja praticamente inofensivo. Isto é verdade, mas apenas parcialmente. Por exemplo, agasalhos (jaquetas, jaquetas) feitos com ele são ideais, pois protegem melhor da chuva e do vento do que muitos outros materiais. Porém, não é recomendável usar coisas feitas com ele no verão: o náilon não deixa passar o ar e, portanto, o risco de sofrer uma insolação com esse vestido em uma tarde quente é proibitivamente alto, e a sensação de “ sintéticos” aderidos ao corpo não podem ser chamados de agradáveis.
Externamente, o náilon é um material macio, agradável ao toque e leve. Um desinformado pode confundi-lo com seda, mas ao contrário desse tecido natural, o preço do náilon não é alto e por isso os produtos feitos com ele são vendidos nos chamados mercados de massa.
Roupas feitas de náilon não esticarão nem encolherão mesmo após uso prolongado. Além disso, o tecido de náilon é muito difícil de rasgar (o que não se pode dizer, por exemplo, do algodão), e você pode lavá-lo sem pensar muito em escolher um modo. Basta definir a temperatura para 30 graus e não usar produtos de limpeza que contenham cloro.
O nylon é usado para fins industriais e domésticos.Assim, misturado à fibra de vidro, é ideal para a produção de filmes, buchas diversas e até cordas de violão.
As aplicações domésticas do náilon incluem seu uso na fabricação de equipamentos de camping, roupas de trabalho, jaquetas, mochilas, meias e camisetas, utensílios domésticos e capas para assentos de automóveis.
Existem poucas variedades deste material. Entre os principais: