O que é neoprene? Por que foi criado?

As altas tecnologias há muito se tornaram comuns. Às vezes não os notamos. É claro que, quando se trata de aparelhos ou tecnologia moderna, a maioria de nós admira as maravilhas do progresso científico. Mas é apenas na electrónica e nas grandes máquinas que o poder da mente humana se manifesta? De jeito nenhum.

Os materiais sintéticos a partir dos quais são feitos alguns produtos para uso pessoal ou doméstico, atividades esportivas ou profissionais são, às vezes, também representantes proeminentes da alta tecnologia. Por exemplo, neoprene. O nome pode não ser familiar, mas todos os dias encontramos coisas feitas com essa fibra não tecida. O que é neoprene e por que é popular? Isso será discutido no artigo.

Descrição do material

O neoprene surgiu no início do século XX. Em 1930, o cientista Wallace Carothersc da popular empresa DuPont (sua especialização é a produção de polímeros) o patenteou.

Observe que o neoprene não se tornou imediatamente o material que usamos agora.Inicialmente era chamado de “Dupren”. Era impossível usá-lo em qualquer lugar que não fosse a produção de revestimentos à prova de choque e resistentes à umidade. Emanava um cheiro terrível, que só foi superado após 7 anos de trabalho ativo neste problema..

folhas de neoprene

Com o que se parece?

Hoje O neoprene é um material elástico e inodoro. É poroso. Sua estrutura é bastante incomum: muitas pequenas células de borracha cheias de bolhas de ar. Graças a isso, estica e não é suscetível a esforços mecânicos (é difícil rasgar ou deformar).

Na sua forma pura é preto, menos frequentemente cinza ou marrom. Para dar ao produto de neoprene uma aparência apresentável, a camada superior do material é revestida com viscose colorida, algodão, poliéster ou lycra.

cores de neoprene

Características de composição e resistência

Por falar nisso! O segundo nome deste material é espuma de borracha. Consiste na chamada borracha de cloropreno.

Neoprene incrivelmente durável. Para estragar sua aparência, você terá que se esforçar muito. Ao contrário de outros materiais de borracha, não é inflamável. Resistente ao frio e ao calor (as características de qualidade dos produtos feitos a partir dele não mudam em temperaturas ambientes de +90 a -55 graus).

Tecnologia de produção

As matérias-primas para sua produção são derivados de petróleo, em particular, cloropreno. Chips de policloropreno são criados a partir dele. Combinado com pigmentos pretos e agentes espumantes, é a base do futuro neoprene.

Esses ingredientes são misturados. O resultado é uma mistura viscosa que parece uma massa preta. É enviado ao forno para formar espuma de borracha. A saída é uma folha com vários centímetros de altura. Apenas de um lado é liso.Esta camada é cortada, como um pão de ló, em folhas menores com altura de 0,5 a 10 mm. Nesta fase eles são frágeis. É por isso Para aumentar as características de resistência, camadas finas são laminadas.

Conforme observado acima, para tornar o material atraente na aparência, ele é coberto com uma variedade de tecidos. Para torná-lo mais resistente ao calor, Um revestimento de titânio ou polímero é aplicado à superfície do neoprene.

rolos de neoprene

Vantagens e desvantagens do tecido

O neoprene tem vantagens mais que suficientes. Assim, entre os principais podemos destacar:

  • efeito benéfico no corpo humano. Por mais surpreendente que seja, mas este sintético pode curar. Fixa órgãos, músculos e tecidos na posição desejada, por exemplo, em caso de lesões, melhora o fluxo sanguíneo na epiderme, aquece e tem um leve efeito de massagem. Além disso, o neoprene remove toxinas e acelera o metabolismo;
  • como qualquer borracha, Este tipo de borracha é totalmente à prova d'água. O neoprene também é resistente a óleos, água salgada e produtos químicos;
  • protege contra lesões devido à sua estrutura porosa;
  • não acumula eletricidade estática;
  • não causa reações alérgicas mesmo em pessoas propensas a elas;
  • um produto feito com esse tecido mantém sua forma perfeitamente, é macio, leve, flexível e não enruga.

Apesar dessas vantagens óbvias, o neoprene tem desvantagens:

  • é completamente hermético. É por isso Você não pode usar roupas feitas com isso o tempo todo (a norma permitida não excede 2-3 horas por dia). Cria um efeito de sauna, devido ao qual, com a exposição prolongada, os níveis de pressão arterial podem aumentar, a frequência cardíaca pode aumentar e pode surgir irritação na pele;
  • o material demora muito para secar, mesmo que os raios solares fortes incidam sobre ele;
  • requer cuidados especiais (isso será discutido a seguir);
  • o neoprene não resiste aos efeitos de álcalis e ácidos. Mesmo que essas substâncias fiquem um pouco na superfície, aparecerá um buraco.

Por falar nisso! É precisamente por causa das deficiências existentes que as roupas infantis não são feitas com este tecido.

tecido de neoprene

Como é diferente de outros sintéticos?

Este material é incomum. Ao contrário dos seus “colegas” sintéticos, ele não é um entrelaçamento de fios de poliuretano, mas parece camadas de borracha porosa.

Além disso, ao contrário de outros materiais, o âmbito do neoprene é muito limitado. Raramente é usado para uso diário, mas é usado ativamente em outras áreas.

Tipos de material de neoprene

Este tecido possui diversas classificações. Os fabricantes levam essas informações em consideração ao escolher o material para um determinado produto.

Com base no nível de densidade, distinguem-se os seguintes tipos:

  1. Macio – tecido com menor densidade. Estica, é bastante macio e fino, mas desgasta-se rapidamente. Adequado para costurar uniformes esportivos. É considerado o mais confortável de usar de todos os tipos de neoprene.
  2. Densidade média. Sua densidade é média. Este tecido é mais durável e resistente ao desgaste, mas não tão confortável. É utilizado na costura de uniformes especiais, por exemplo, roupas para socorristas e bombeiros.
  3. O tecido mais denso é de alta densidade. É rígido e é utilizado na costura de equipamentos de mergulho.

Por falar nisso! A densidade do neoprene pode ser determinada independentemente da porosidade do material: quanto menos bolhas de ar, mais denso é o tecido.

Outra classificação é por propósito. Aqui a espessura da tela é levada em consideração. Portanto, existem 6 tipos:

  1. LS – tecido macio. Dela a superfície é sedosa e agradável ao toque. O material estica bem e por isso é utilizado para costurar roupas do dia a dia (por exemplo, capas de chuva impermeáveis). Outra área de aplicação é a fabricação de roupas para mergulho amador.
  2. S – tecido denso e elástico. Este tecido é excelente para mergulho em alto mar, bandagens, cintos e elementos de estofamento.
  3. HS - as células deste material são muito densas e nada flexíveis. É utilizado para estofamento de equipamentos esportivos, costura de uniformes para ciclistas, caçadores e entusiastas de atividades ao ar livre em condições extremas. Além disso, é utilizado para a produção de equipamentos turísticos: barracas, mochilas, toldos.
  4. HHS - absolutamente material não elástico. Denso e elástico. Utilizado na fabricação de elementos de proteção, bem como na produção de calçados.
  5. NF – tecido grosso. É um material resistente ao fogo, amplamente utilizado na confecção de roupas de proteção para bombeiros.
  6. C - neoprene branco. Sua característica é a pulverização com efeito antibacteriano. Amplamente utilizado na fabricação de produtos médicos: calçados ortopédicos, bandagens, macacões para médicos.

jaqueta de neoprene

O que é feito com isso?

O neoprene é indispensável em áreas completamente diferentes:

  • para a produção de equipamento de mergulho (principalmente fatos de neoprene);
  • na confecção de roupas para esportes náuticos (surf, rafting e outros);
  • na fabricação de artigos de uso diário (capas para celulares e tablets, calçados de praia, estofados para equipamentos esportivos);
  • na produção de produtos médicos;
  • na confecção de roupas para esportes profissionais;
  • na produção de roupas de proteção e seus elementos individuais.

Há cerca de 10 anos o neoprene começou a ser usado ao costurar coleções de roupas da moda. Claro que essas coisas são muito originais e inusitadas, mas são muito procuradas e encontraram seus “fãs”.

Referência. A primeira coleção, apresentada primeiro à elite da moda e depois ao cidadão comum, surgiu em 2009. Pertence ao designer Nicolas Ghesquière. Desde então, a produção de roupas elegantes de neoprene não perdeu popularidade.

roupas de neoprene

Nuances de cuidado

A espuma de borracha é um material especial. Fabricantes Não é recomendado lavar e secar produtos feitos com você mesmo em casa. É melhor usar serviços de lavagem a seco.

Se isso não for possível, siga as seguintes recomendações:

  • O produto, independente da sua finalidade, só deve ser lavado em água fria. A temperatura não deve ultrapassar 30 graus. A lavagem na máquina é estritamente proibida (mesmo um ciclo delicado pode danificar permanentemente o material);
  • Não utilize produtos de limpeza em pó ou que contenham agentes agressivos ou branqueadores. A melhor opção é sabonete ou gel líquido;
  • qualquer borracha, independentemente de suas características e métodos de fabricação, não absorve água. Portanto, é necessário lavar cada lado por vez: costas e frente;
  • Não é recomendado esfregar escovas e panos, até mesmo produtos feitos de neoprene aparentemente durável;
  • Não se esqueça que este material demora muito para secar. É por isso Recomenda-se secar exclusivamente em áreas ventiladas ou ao ar livre. Contudo, a luz solar direta deve ser evitada;
  • Durante a secagem, recomenda-se virar a peça do avesso para o direito e vice-versa. Graças a este procedimento, a secagem será rápida e sem problemas;
  • Se um produto de neoprene estiver danificado (por exemplo, uma roupa de neoprene ou curativo), ele não precisa ser jogado fora. É melhor entregá-lo a um especialista que, muito provavelmente, o poderá reparar (pode contactar um sapateiro).

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano