Não é por acaso que o nobuck é chamado de “veludo de couro”: sua superfície é áspera, mas agradável ao toque, e tem um visual luxuoso. Este material é utilizado para estofamento de móveis e calçados, e agasalhos feitos com ele também são bastante populares.
Nobuck - flocado, ou seja, tecido tratado quimicamente. Surgiu na década de 20 do século XX, quando a produção industrial de materiais artificiais se desenvolvia ativamente.
No início, o couro genuíno era usado para a produção e, portanto, o tecido acabado era bastante caro. Mas os processos tecnológicos não param – hoje é muito comum nobuck feito pelo homem, o que não é pior em termos de características de qualidade.
Assim, o nobuck pode ser natural ou artificial. Ambas as opções são populares, cada uma delas é boa à sua maneira. Por exemplo, o natural é mais macio ao toque e possui um aroma agradável e sutil de couro verdadeiro. Os artificiais também ficam ótimos, mas podem causar reações alérgicas em pessoas propensas a eles (embora isso aconteça muito raramente).
Outra opção - óleo nobuck. Trata-se de um tecido natural, cuja superfície é tratada com substâncias oleosas especiais durante o processo de produção. Graças a isso, a tela fica ainda mais delicada e aveludada.
Nobuck natural - Trata-se de couro que passou por procedimento de curtimento ao cromo e posterior polimento. Graças a esses processos, o material fica com pelos finos, macio na frente e liso no verso.
O nobuck artificial é produzido de forma diferente. A base é uma folha de tecido sobre a qual são aplicadas fibras curtas por polimerização. Externamente, o resultado desse trabalho coincide quase completamente com o discutido acima: o nobuck artificial também é áspero de um lado e perfeitamente liso do outro.
Hoje nas lojas você encontra nobuck com revestimento de Teflon na base. Sua superfície é mais lisa, mas a qualidade também é excelente.
Apesar de sua bela aparência, o nobuck requer cuidados especiais (principalmente os naturais). Por exemplo, a limpeza de produtos feitos a partir dele só é possível com a ajuda de produtos especiais, e não do sabão em pó usual. Além disso, é difícil limpar a sujeira de uma superfície fofa e porosa e, às vezes, apenas lavanderias profissionais podem remover manchas de graxa de um produto.
No entanto, o nobuck tem uma série de vantagens que o diferenciam de seus análogos (por exemplo, veludo e camurça):
O principal uso desse tecido felpudo é a confecção de calçados.Não é recomendado como material para botas de inverno e meia estação, mas é ideal para confeccionar sandálias, sapatos de verão e tênis esportivos leves.
Além disso, o nobuck é usado para costurar bolsas. Não é tão caro quanto a camurça natural, mas um produto feito com ela pode durar muito tempo.
O estofamento de móveis é outra área de aplicação do nobuck. Para tanto, costuma-se utilizar material artificial. Não se suja tão facilmente como o natural e seu custo é menor.