Inicialmente, na década de 1930, a matéria-prima para a produção do nobuck era o couro de veado ou alce. A moderna tecnologia de fabricação envolve o uso de uma camada externa de pele de bezerro, que é posteriormente processada por moagem externa. Os produtos feitos de nobuck são vendidos a preços mais elevados do que couro e camurça. Isso se deve ao fato da superfície externa do couro de bezerro ter uma textura mais resistente em comparação com a interna utilizada na confecção da camurça, o que faz com que o material seja muito mais resistente e durável. Este têxtil pertence ao subgrupo da anilina, mas na verdade não o é. Este é um dos materiais de couro mais raros. Destaca-se com um tom bem mais claro.
Vantagens e benefícios do nobuk
Alguma desvantagem é que o nobuck é lixado por fora e, portanto, pode ser caracterizado por uma cor natural irregular.
Como a maioria dos tipos de têxteis, o nobuck tem uma série de vantagens e desvantagens.
As principais vantagens são: estrutura leve, durabilidade e durabilidade dos produtos. A excelente respirabilidade garante uma troca de calor confortável no inverno. Roupas e sapatos feitos com esse material não ficam frios e a textura porosa permite a circulação natural do ar.
As desvantagens incluem: necessidade de cuidado cuidadoso com o material e intolerância à umidade. Porém, as tecnologias modernas permitem a produção de linhas de produtos especializados hidrorrepelentes.
O nobuck natural, com os devidos cuidados, fica impecável por muito tempo e seca rapidamente quando molhado. Além disso, após o lixamento, a superfície fica mais respirável, ao contrário do couro normal. Temperaturas negativas e precipitações em forma de neve não afetam a aparência do material, porém, é melhor evitar o uso de produtos nobuk em dias de chuva e lama.
Também existe no mercado um material sintético que em termos de características visuais praticamente não difere do material natural. A diferença está nas propriedades físicas. O tecido artificial não permite a passagem de água e ar, o que pode afetar negativamente o conforto de uso desses produtos.
Referência. Os têxteis artificiais são mais fortes que os têxteis naturais. Também se destaca pelo menor custo.
Prós e contras do couro
O couro genuíno é processado sem lixar. Para a confecção da tela são retiradas áreas do couro em cuja superfície praticamente não há defeitos em forma de rasgos, etc. Graças a matérias-primas de alta qualidade, não há necessidade de moagem. O tecido de flor integral não sofre nenhum processamento e vem com a marcação original do nome do animal com que é feito.
As propriedades da pele dependem diretamente do tipo de animal. O tipo de material não polido é posteriormente polido e tratado com vários compostos. Para isso, apenas a camada superior é utilizada. O processo de acabamento é necessário para criar uma textura mais uniforme e corrigir eventuais imperfeições que possam estar presentes na pele do animal.
As vantagens do couro padrão são: versatilidade de uso, excelente repelência à água, durabilidade e longa vida útil. Uma das desvantagens é o aparecimento de vincos profundos com o uso prolongado, que prejudicam a estética do aspecto externo do produto.
O que é melhor para o inverno, conclusão
Vale a pena prestar atenção ao fato de que ambos os tipos de materiais retêm bem o calor e têm uma ótima aparência. O Nubuck pode manter sua aparência impecável por muito mais tempo. Porém, o couro não permite a passagem de água e, portanto, pode ser utilizado independentemente das condições de temperatura e tipo de precipitação.