Como passar organza

O tecido leve translúcido é muito utilizado para costurar cortinas, saias, vestidos de noiva e de noite, além de todo tipo de acessórios. Apesar da leveza, a organza é bastante rígida e densa, por isso não é fácil de passar.

É feito principalmente de fibras artificiais, embora também existam exemplares feitos de seda natural. Esse tecido requer cuidados adequados, só assim seu produto manterá sua cor e formato originais por muito tempo.

Como passar organza após lavar as mãos

FerroMuitas donas de casa usam altas temperaturas em busca de limpeza. Mas no caso da organza isso não deve ser feito. A temperatura ideal para este tecido é de 40 graus. A lavagem das mãos é mais suave, por isso será a melhor opção. Para obter um resultado mais eficaz, deve-se primeiro deixar o produto de molho por uma hora e meia.

Atenção! Ao lavar organza, não use água com temperatura acima de 40 graus! Esta condição protegerá o tecido da deformação.

Os produtos de organza também devem ser passados ​​​​em ambiente quente. Via de regra, após a lavagem das mãos, não restam vincos fortes. Portanto, você pode facilmente caminhar suavemente sobre a superfície do tecido apenas com um ferro quente. Não use vapor horizontal ou spray de água. Ambos os métodos podem deixar manchas visíveis. Muitas vezes, para obter o melhor resultado, é necessário passar a ferro a organza dos dois lados.

Importante! Não aperte o produto com as mãos em hipótese alguma. Isto pode perturbar gravemente a trama da fibra e criar deformações irreparáveis. Não tenha medo de pendurar a organza molhada, ela seca rapidamente.

Como passar tule de organza após lavar na máquina

Como passar tule de organzaO principal problema de passar cortinas, tule e cortinas é o tamanho. O comprimento e a largura dos produtos excedem significativamente os parâmetros da tábua de passar roupa. Muitas vezes, uma área já passada amassa novamente enquanto você trabalha na outra borda do tule.

Conselho! Prepare área adicional para pendurar a parte já passada da cortina. Pode ser uma mesa, sofá, cama ou secadora de roupas.

A lavagem na máquina é mais eficaz e confortável do que a lavagem à mão, mas pode enrugar mais o produto. Certifique-se de usar o ciclo de centrifugação na velocidade mais baixa possível. É melhor usar o modo sem rotação. Após a lavagem na máquina, o tule de organza provavelmente terá que ser passado a ferro no tecido. Para isso, prepare dois pedaços de algodão branco. Coloque um na tábua de passar e o segundo em cima do produto. O ferro não deve estar muito quente, pois mesmo através do algodão a organza pode derreter.

Importante! É melhor não usar gaze, pois dificilmente protegerá o tule da alta temperatura do ferro.

Como passar com cuidado e precisão o tule de organza com um ferro se ele estiver muito enrugado

Como alisar tule de organzaNem sempre é possível evitar hematomas graves e rupturas pronunciadas. Nesses casos, ainda é recomendado usar vapor ou pano úmido.

Importante! Encha o vaporizador com água cristalina. É melhor se for filtrado. Isso protegerá o tule de calcário e manchas vermelhas.

Teste primeiro usando um pano úmido ou vaporizador em uma área imperceptível. Muito provavelmente, a temperatura terá que ser ligeiramente aumentada. Tente tratar primeiro as áreas difíceis com a ponta do ferro, está sempre menos quente, isso irá protegê-lo de queimaduras. Muitas donas de casa praticam passar produtos de organza molhados. Mas isso é uma questão de gosto. Este método só é bom quando a sola do ferro é perfeitamente lisa e frequente.

Atenção! Se você estiver lavando na máquina, coloque a cortina em um saco especial para roupa suja. Desta forma não terá contato direto com a superfície do tambor.

Como endireitar cortinas de organza ou tule sem ferro

CozinhandoSe você é o feliz proprietário de um vaporizador especial, não precisará de ferro. Basta pendurar o tule no varão da cortina e usar vapor vertical. Isso também pode ser feito com um ferro, ajustando a dispersão mais fina.

Atenção! Não aproxime muito o vaporizador do produto. Aplicar jactos de vapor a uma distância suficiente para evitar a formação de manchas indesejadas.

Em que casos você não pode passar tecidos de organza para janelas?

Se você lavou as mãos e pendurou os tecidos da janela na haste da cortina enquanto molhados, eles podem expandir com o próprio peso. Este método evitará que você precise passar a ferro. Após a secagem completa do produto, inspecione-o cuidadosamente.Se você vir áreas ligeiramente amassadas, poderá usar a vaporização vertical.

Observação! A densidade do tecido pode ser diferente, pode ter bordado, estampa ou perfuração. Todas essas diferenças tornam o cuidado individual. Selecione os modos de lavagem e engomar dependendo das características da sua organza.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano