Organza é um tecido transparente ou translúcido feito de fibras de poliéster, seda ou viscose. Pode ser fosco ou brilhante, com estampa, apliques ou bordados, e até com estampa perfurada. Um material popular para costurar cortinas, às vezes para fazer roupas (por exemplo, vestidos de noite) e decoração de interiores. Duro ao toque, mantém a sua forma.
O processo de lavagem de cortinas de organza
Se as cortinas foram compradas prontas, é necessário estudar as instruções de cuidados. Via de regra, este tecido pode ser lavado à mão e em máquina automática com igual sucesso.
Regras básicas para lavagem de produtos de organza:
- dissolver completamente o detergente a uma temperatura de aproximadamente 40 °C;
- coloque o tecido em água por uma hora;
- lave o produto sem esticar e evitando centrifugação agressiva, caso contrário a frágil estrutura do tecido pode ser danificada;
- enxágue a cortina em água fria pelo menos duas vezes, principalmente quando usar pó, para que não fiquem manchas de sabão;
- aperte suavemente ou faça sem apertar;
- pendure a cortina para deixar a água escorrer;
- pendure o produto para secar.
Como lavar a organza para que fique branca: os 5 principais métodos eficazes
As cortinas, entre outras coisas, funcionam como uma tela contra o pó da rua, por isso às vezes o produto precisa ser branqueado para remover manchas difíceis.
Como lavar corretamente o tule de organza
Existem vários métodos eficazes e bastante acessíveis de lavagem com branqueamento:
- Adicione na bacia ou máquina de lavar alvejante que não contenha cloro, por exemplo, um produto especial para tecidos delicados (com composição contendo oxigênio).
- Mergulhe o produto por 3-4 horas em solução água-sal (na proporção de 2 colheres de sopa de sal comum para cada 10 litros de água), adicione detergente, lave e enxágue.
- Lave o produto de qualquer forma, depois deixe de molho por alguns minutos em uma solução preparada com 250 gramas de amido, enxágue novamente em água doce. Este método torna as cortinas mais resistentes ao pó.
- Misture aproximadamente dez gotas de verde brilhante em um copo d'água até dissolver completamente sem sedimentar, adicione o líquido resultante no enxágue final, deixe o produto por alguns minutos, depois esprema levemente e pendure.
- Lave da maneira usual, adicione uma tampinha de corante para azular a roupa durante o enxágue (não encontrado em todas as lojas hoje), mexa, segure o tecido na solução e por fim enxágue.
Para manter o produto fresco por mais tempo, após o clareamento, adicione uma colher de vinagre por litro de água no enxágue final. Não é recomendado passar a ferro a organza branqueada por um desses métodos, as dobras do tule devem endireitar-se naturalmente.
Importante! Antes de lavar, o tule deve ser sacudido para retirar o pó.
Qual a melhor forma de lavar em casa?
O tule pequeno pode ser embebido em uma bacia. É aconselhável processar e lavar cortinas volumosas no banheiro.
O tule na cozinha, via de regra, absorve todas as gorduras e odores fortes. Para lavar o tecido desses contaminantes, primeiro ele é embebido em uma solução preparada com refrigerante, sal e detergente líquido. O produto deve ser deixado por 3-5 horas, depois enxaguado e só depois lavado.
Como lavar à mão sem passar
Um produto de organza não deve ser lavado com muita intensidade, caso contrário ficará enrugado e aparecerão vincos. Se a composição permitir, a cortina não completamente seca pode ser pendurada na janela e deixada neste estado - ela se endireitará com o próprio peso, dispensando a necessidade de passar a ferro. O vestido deve ser pendurado em cabides para secar.
Como lavar organza na máquina de lavar
Para obter o resultado desejado, ao lavar cortinas de organza na máquina, devem ser observadas as seguintes condições.
Lavagem suave de organza em máquina automática: qual modo escolher
Recomenda-se molhar o tecido antes de lavar. Por ser fino, você precisa selecionar o modo delicado. É aconselhável desativar a rotação automática (pelo menos não deve ultrapassar 500 rpm). Recomenda-se um enxágue adicional.
Atenção! É aconselhável colocar o produto em um saco especial para lavagem de peças delicadas.
A que temperatura você deve lavar a organza?
A organza deve ser lavada a uma temperatura máxima de 30–40 °C. Se você definir a temperatura para uma temperatura mais alta, o tecido poderá ficar muito enrugado e terá que ser passado vigorosamente.
Detergentes adequados
Você pode usar sabão em pó comum, mas terá que enxaguar o tecido várias vezes. A melhor opção é um gel líquido que não deixa marcas.Também é adequado para processamento manual.
Importante! Não é aconselhável usar condicionador, caso contrário a organza pode amarelar ao sol.
É possível lavar organza com bordado?
Organza com bordados e outros elementos decorativos é lavada exclusivamente à mão e com especial cuidado. Este tecido pode ficar de molho por pouco tempo, mas não é aconselhável alvejar.