Para trabalhar você precisará das seguintes ferramentas e materiais:
- sentido ou sentido;
- tesoura;
- fósforos ou isqueiro;
- pino de segurança;
- miçangas como decoração;
- agulha e linha;
- um pedaço de papelão grosso.
O primeiro passo é recortar moldes de papelão. Para isso, são recortados em papelão círculos de vários diâmetros, por exemplo, 7, 8 e 9 cm, sendo feitos quatro blanks de cada tamanho em organza de acordo com um molde. Para fazer isso, você pode dobrá-lo em quatro e cortar tudo cuidadosamente de uma só vez. A seguir, os círculos resultantes são dobrados ao meio duas vezes, é feito um corte ao longo da linha de dobra, não atingindo um centímetro da borda. Em seguida, segurando a parte não cortada, você precisa cortar os cantos da peça de trabalho. Acontece quatro pétalas com um meio inteiro. As pétalas são chamuscadas com fósforo ou isqueiro, e o espaço entre as pétalas também é chamuscado.
Em seguida, inicia-se a montagem da flor. Uma agulha e linha são enfiadas em um pedaço de papelão e as pétalas são enfiadas nele em ordem decrescente, enquanto as endireitam.Após a conclusão do processo, a agulha é removida, as pétalas são costuradas várias vezes e as contas são costuradas no centro da flor para ficarem bonitas. Para fazer um broche de flor, corte um círculo de tecido de feltro com diâmetro um pouco maior que o comprimento de um alfinete de segurança. São feitos furos no tecido para um alfinete e o alfinete é colado na flor.
Como fazer flores de organza com cuidado
Para deixar uma flor bonita, você precisa dominar algumas técnicas de confecção de flores, pelo menos o básico:
- torção manual, técnica semelhante é usada para fazer flores com fitas de cetim;
- técnica clássica;
- ganutel - utilização de arame, linha de pesca ou fios para formar pétalas com o desenho desejado;
- um método de tratamento térmico que também permite dar à peça a forma desejada.
As mais comuns são as duas últimas técnicas listadas acima.
Na técnica clássica, as pétalas são primeiro engomadas com uma composição especial. A seguir, com a ajuda de um pão especializado, são feitas pétalas com o desenho desejado. Eles são feitos a partir de um molde de papelão.
O tratamento térmico passou a ser realizado com o advento da viscose e do poliéster, já que os sintéticos derretem em altas temperaturas, mudando de formato. Devido a esta propriedade, as pétalas assumem facilmente o formato desejado.
Flores DIY de chiffon e organza: master class passo a passo com fotos
Ferramentas e materiais necessários
Para trabalhar você precisará de:
- organza ou chiffon de várias cores brilhantes;
- isqueiro ou vela;
- um pedaço de feltro;
- acessórios (miçangas, contas de vidro, strass);
- tesoura;
- pinça;
- agulha e linha;
- pistola de cola;
- fecho para um broche, por exemplo, um alfinete de segurança.
Etapas do trabalho
O tecido é alisado com um ferro, após o qual são cortados círculos de vários diâmetros. Depois disso, as bordas de todos os círculos são chamuscadas com um isqueiro ou vela, após o que os círculos são dobrados em forma de flor e cuidadosamente costurados. O centro da flor é decorado com acessórios decorativos, por exemplo, miçangas. Um alfinete é costurado ou colado na parte de trás para prender o broche. O resultado foi uma flor luxuosa e brilhante.
Segredos de combinações de cores harmoniosas
Você pode aplicar o princípio da combinação complementar, ou seja, por meio do círculo Itten, identificar duas cores contrastantes e utilizá-las na composição.
Além disso, usando o círculo Itten, você pode criar uma tríade de cores inscrevendo um triângulo equilátero regular no círculo, cujos ângulos indicarão as cores desejadas.
Combinação semelhante - pegue de dois a cinco tons semelhantes, localizados próximos uns dos outros no círculo Itten, para obter uma composição de cores calmas e de baixo contraste. O esquema funciona tanto com tons suaves quanto com tons brilhantes.
Você pode usar uma combinação de cores separada e complementar, em que uma cor será a cor principal e duas adicionais. O contraste do esquema será um pouco menor do que com uma combinação complementar.
Existem composições e esquemas de combinação mais complexos, mas para o nível básico a informação fornecida é mais que suficiente.
Onde você pode usar flores de organza?
Você pode usar as obras-primas artísticas resultantes como broches, buquês artificiais, enfeites de painel, pulseiras, anéis decorativos, grampos de cabelo e até brincos. Em uma palavra, a gama de aplicações é limitada apenas pela sua imaginação.
Adições bem sucedidas ao criar flores de organza: miçangas, miçangas e rendas
Os acessórios decorativos podem ajudar muito na criatividade - com sua ajuda você pode imitar o orvalho nas pétalas, pistilos, estames, decorar o centro do botão e as bordas das pétalas e fazer uma linda franja de renda. Existem muitos vídeos e fotos interessantes na Internet com exemplos de uso bem-sucedido de acessórios decorativos.