Um dos símbolos de luxo e riqueza, atributo da nobreza e dos reis por muitos séculos, é o tecido brocado. A sua solidez e aparência sofisticada criam uma impressão monumental. A história deste material remonta a vários milhares de anos, durante os quais o brocado não perdeu relevância e relevância.
História da aparência
Este material foi criado pela primeira vez na China Antiga, onde o tecido de seda era usado para fazer roupas para o imperador., passou a decorar com fios tecidos de ouro e prata. O trabalho manual demorava muito e exigia habilidades especiais. Mais tarde, ao longo da Grande Rota da Seda através da Ásia Central, o tecido chegou à Pérsia e a outros estados do Oriente Médio.
Interessante! A própria palavra “brocado” veio do persa para o russo. Traduzido significa “matéria”.
Seguindo as amostras veio a arte de sua fabricação. A outra rota do brocado para a Europa passava por Bizâncio.Na Idade Média, tornou-se o material favorito para as vestes da realeza e de sua comitiva. Avançar sempre foi considerado um item de luxo especial e começou a ser utilizado na produção de roupas do dia a dia apenas em meados do século XX.
Recursos de produção
Atualmente, esse tecido é produzido industrialmente em diversos países ao redor do mundo. Os volumes de produção permitiram reduzir significativamente o preço do brocado. Ao mesmo tempo nos países asiáticos, principalmente na China e na Índia, ainda é feito à mão. Os produtos feitos de brocado dessa forma são um presente caro e valioso com um toque de sabor local.
O tipo de tecido fabricado na China é denominado “Nanjing” ou “Sichuan”. Esta cidade do leste do país é há muito tempo um dos centros da produção têxtil. Seu segundo nome é “nublado" Este brocado é muito macio ao toque e destaca-se pelos seus padrões inusitados. Também está dividido em diversas variedades:
- padronizado;
- cetim;
- ouro;
- Kujin.
O primeiro deles é feito apenas à mão, e a tecnologia de produção está incluída na lista de objetos do patrimônio cultural imaterial da humanidade.
O brocado indiano tradicional é Yamdani. É um tecido de seda com adição de fios de ouro e prata. O material é feito exclusivamente à mão e é utilizado na confecção de ternos para ocasiões especiais.
Interessante! No Império Celestial, existe um conceito de “três níveis de perfeição do brocado chinês”. Inclui os três tipos mais famosos de tecidos exclusivos, chamados “songjin”, “shujin” e “yunjin”. Eles são produzidos usando tecnologias antigas nas cidades de Suzhou e Nanjing e na província de Sichuan.
O brocado artificial é feito com outros materiais mais baratos. Fibras de viscose são usadas em vez de seda, e prata e ouro são substituídos por Lurex - um fio sintético revestido com folhas de cores diferentes.
Qual é a aparência do brocado?
Itens feitos com ele são quase impossíveis de confundir com itens feitos de outros tecidos. Sua aparência se distingue pela graça, riqueza e design incomum. A seda ou seus substitutos, que criam a base do brocado, brilham lindamente de diferentes ângulos.
Aparência do material
Tecido brocado difere em peso pesado, o que se deve à presença de fios metálicos em sua composição. Eles criam padrões originais que criam uma aparência única para o tecido. À primeira vista, você tem uma sensação de luxo, de tocar algo real. As cores do brocado são profundas e ricas. Os mais comuns são dourado, vermelho, azul e verde.
Composição, propriedades
O brocado clássico consiste em dois componentes principais: tecido de seda e fios feitos de metais preciosos, ouro e prata. O padrão pode ser bordado ou produzido em tear jacquard. Tem o aspecto mais sofisticado, é denso e facilmente drapeado.
Do ponto de vista das propriedades do consumidor, o brocado de viscose quase não difere dele. Em sua composição a seda é substituída por tecido de viscose e, em vez de fios de ouro e prata, o padrão é feito de lurex. O tecido sintético é muito mais barato que seu progenitor.
A base do brocado de lycra é o elastano - material sintético à base de borracha. É menos rígido, tem melhor elasticidade e tem a mesma aparência atraente do material natural.
Todos os tipos de materiais têm propriedades comuns - estas são peso pesado, alta resistência a vincos, padrão grande característico em tecido brilhante. O tecido tem boa capacidade de termorregulação.
Benefícios do Brocado
- Devido à presença de fios metálicos no tecido, ele difere força especial. O tecido é resistente ao desgaste, o que o torna um excelente material para estofamento de móveis sujeitos a cargas significativas.
- Esses mesmos fios dão a ela uma aparência muito aparência espetacular, que nenhum dos outros tipos de tecidos possui.
- O tecido é quase não enruga, permite que o ar passe bemsem causar desconforto ao usar coisas feitas com ele.
- O material é muito denso e mantém sua forma perfeitamente. Isso permite evitar o uso de forros de outros tecidos ao costurar vestidos e outras peças de roupa.
- Brocado é maravilhoso cortinas, e suas dobras brilham lindamente à luz.
- O tecido também pode combine com quaisquer outros materiais, o que o torna o favorito de muitos designers de moda.
Imperfeições
As vantagens do brocado também têm uma desvantagem:
- Os fios de metal mancham e perdem a aparência com o tempo quando expostos ao ar, umidade e radiação ultravioleta.
- Também são possíveis danos mecânicos, que praticamente não podem ser corrigidos.
- Os tecidos que contêm fios de metal artificiais são um pouco menos suscetíveis a esse problema.
- O material exige muito cuidado, o que o torna quase inaplicável no dia a dia.
- Além disso, mesmo o brocado artificial feito de lycra ou viscose tem um preço muito alto.
Que tipo de tecido é o brocado bordado com ouro? Qual é o nome de?
Particularmente marcante é o tecido brocado, cujo padrão é bordado com fios dourados. Ela chamado pela palavra turca "altabas" e era popular na corte imperial de Bizâncio. A partir dele eram feitas roupas, que era um símbolo distintivo do governo superior. De lá, o material chegou à Rússia, onde rapidamente começou a fazer sucesso com o czar e sua comitiva.
O tecido também entrou em uso entre o clero - começaram a costurar vestes de igreja com ele e a usá-lo para decorar igrejas. No século 18, o uso de roupas feitas com ele era estritamente regulamentado por um decreto especial de Pedro I.
Tipos de tecido
A indústria têxtil produz vários tipos principais de materiais:
- clássico, com base em tecido de seda;
- viscose, à base de fibras sintéticas;
- lycra, que contém elastano, que confere maior maciez ao material.
Além deles, existem tipos de tecidos menos comuns, que incluem: fibras de lã ou algodão. Esses aditivos são usados para conferir ao material propriedades higiênicas e de isolamento térmico.
Roupas e artigos de interior feitos de brocado
A aparência única do tecido e suas características tornam o brocado pouco conveniente para a confecção de peças de uso diário. Na maioria das vezes o material vai para a produção de cortinas e cortinas, bem como estofados de móveis caros. Um interior semelhante pode ser visto em vários estabelecimentos ou em quartos caros dos melhores hotéis do mundo. Os produtos feitos de brocado enfatizam perfeitamente a riqueza e o status e conferem às instalações uma aparência verdadeiramente real.
Agora ela está em demanda para criar vários adereços teatrais. Trajes e vestidos de brocado são parte integrante de qualquer filme ou performance histórica. Em alguns países onde os tecidos são produzidos há muitos séculos, as roupas e o brocado são atributos obrigatórios de eventos especiais.
O brocado é tradicionalmente usado na Índia para costurar vestidos de noiva. Muitas vezes é usado para costurar fantasias usadas por estrelas de cinema no tapete vermelho. Também este é o material principal para costurar vestes sacerdotais.
Para fazer peças de uso diário, utiliza-se brocado barato à base de viscose ou algodão. Você pode encontrá-lo à venda calças, vestidos e jaquetas dela. O tecido de lycra, que estica com mais facilidade, costuma ser usado na confecção de roupas de verão, além de fantasias usadas na patinação artística e na ginástica rítmica.
Os materiais ideais para combinar com o brocado são o veludo e a renda.. Tecidos de diferentes texturas se complementam, conferindo aos produtos um visual inusitado e luxuoso. Eles também são frequentemente utilizados na fabricação de cortinas. véu e organza, suavizando o peso do brocado. Em geral, você deve usar essas roupas com cuidado, pois em alguns casos elas podem parecer mais vulgares do que bonitas.
As nuances de cuidar das coisas
As sutilezas do armazenamento e cuidado adequados dos produtos de brocado são determinadas por sua composição complexa - fibras de seda e fios de metal têm requisitos diferentes.
Importante! Tradicionalmente, as recomendações para lavar e passar roupas são fornecidas nas etiquetas das fábricas.
- O brilho dos fios metalizados pode desbotar mesmo em altas temperaturas devido à influência dos produtos químicos contidos nos detergentes para a roupa.
- Se o item for de particular valor, a melhor opção seriam os serviços de ateliês especiais que atuam na lavagem a seco.
- Em casa, as peças de brocado só podem ser lavadas à mão, com detergentes delicados e sem uso de alvejante.
- A secagem deve ocorrer naturalmente, sem contato com fontes de calor.
- Se for necessário passar as costuras, isso deve ser feito pelo avesso da roupa.