Durante muitos séculos, desde o seu aparecimento, o brocado foi tão caro que apenas reis, imperadores e o mais alto clero podiam comprá-lo. Há muito tempo é um atributo de luxo. O material era feito à mão com fios de seda caros, nos quais fios de metal, geralmente ouro e prata, eram enrolados de maneira especial.
Hoje, muitas pessoas podem comprar roupas de brocado, já que o tecido é produzido para todos os gostos e bolsos.
Que tipo de brocado existe?
Naqueles tempos distantes, esse material incrível era produzido apenas na China e entregue aos países do Velho Mundo por via marítima ou ao longo da Grande Rota da Seda. Considerando que o material era denso e pesado, e incluía fios de seda natural, prata e ouro, então Pode-se imaginar o quanto esse precioso tecido, mesmo para aquela época, era valorizado.
Os imperadores de Bizâncio foram os primeiros a experimentar roupas únicas e mais tarde esta moda se espalhou para outros países.Receber roupas caras de brocado como presente do imperador significava grande honra e favor. Nos museus hoje você pode ver roupas feitas de tecidos antigos e bem preservados com padrões elegantes. A mais alta liderança da igreja ainda se veste com trajes preciosos e majestosos nos principais feriados.
Por falar nisso! O brocado é um tecido estampado, muito pesado, o desenho é feito com fios de metal: ouro, prata ou suas ligas com outros metais. Às vezes a decoração é substituída por uma fita achatada. Como o fio é fino, ele é torcido com a mesma urdidura de seda e usado na tecelagem como trama.
Na produção moderna, a base de seda foi substituída por viscose, algodão, lã, e caros fios de metais preciosos foram substituídos por finas fibras de lurex cheias de brilho e imitação de riqueza, com o que o tecido ficou muito mais leve e mais fácil de usar e cuidar.
Muitas variedades de brocado apareceram à venda feito de fibras artificiais usando lurex e metais baratos. Este tecido não é apenas bonito, mas também acessível. Vejamos os principais tipos desse tecido.
Para a sua informação. O termo "brocado" significa uma tradução simples da palavra "tecido".
Seda
Tal como no momento da invenção, este tipo é feito à base de seda natural. Existem duas opções - bordado e jacquard. O tecido não é elástico, mas não precisa ser passado a ferro, mantém sua forma e fica bem em dobras e cortinas. Na Índia, está na moda fazer roupas de casamento com ele. Os atores de Hollywood adoram usá-lo em trajes de noite e roupas para ocasiões especiais. O preço é bastante alto.
Por falar nisso! Este tipo de material tem nomes variantes próprios em diferentes países: brokat, baberek, glaset, mor ou altabas.
Viscose
O tecido é muito mais leve que outros tipos.Quase não está sujeito a vincos e cai bem. Localizado na faixa de preço médio. Trama Lurex, às vezes o material simplesmente tem um brilho uniforme sem padrão. Na hora de costurar roupas é necessário usar tecidos de forro.
Brocado-lycra
As principais propriedades deste tipo de tecido: leve, suave e elástico. É usado para fazer roupas elegantes para o dia a dia. O material é tão leve que os produtos feitos com ele são confortáveis de usar no verão. Eles costuram camisetas, tops e vestidos leves e abertos. O tecido está no segmento de preço barato.
O brocado de lycra foi escolhido por dançarinas e ginastas. Roupas brilhantes e ajustadas ao corpo são muito confortáveis tanto no palco quanto nas competições esportivas. Não requer produtos de revestimento adicionais.
Jacquard
Fabricado em máquinas especiais. Durante o processo de produção do tecido os fios são tecidos em um padrão convexo tridimensional, pré-selecionado e programado. Os produtos feitos com ele devem ser costurados com forro, pois podem causar baforadas em outras roupas ou desconforto ao serem usados com o corpo nu.
Algodão
A base do tecido são fios de algodão. Vestidos, jaquetas e calças são confeccionados com esse tipo de material. Roupas masculinas também são feitas com ele. O material é fácil de usar, enruga pouco e tolera bem o transporte. É usado para decorar interiores, toalhas de mesa e cortinas ficam bem com ele.
De lã
Este tipo de brocado utiliza lã em vez de seda. As jaquetas femininas e masculinas ficam lindas e elegantes com ele. Todos os produtos requerem forro. Muitas vezes é usado para fazer bolsas, clutches e chapéus luxuosos.
Nanquim
Esse tipo fabricado apenas na China. Valorizado por seus padrões delicados e arejados. Existem quatro subespécies de brocado de Nanjing:
- Atlas Kuduan;
- brocado com fio de ouro;
- "kujin";
- brocado estampado.
As máquinas de tecelagem modernas podem fazer tudo, exceto a produção de brocado padronizado de Nanjing. É feito à mão em antigas máquinas de madeira usando tecnologias secretas especiais.. A máquina é muito difícil de usar; pelo menos dois tecelões trabalham nela. Você precisa controlar as alavancas de forma síncrona, operar os pedais em paralelo e monitorar a saída do produto.
Isto é interessante! Nanjing Brocade é um dos patrimônios culturais da China.
Yamdani
Na Índia, o brocado Yamdani é especialmente valorizado pela população, sendo o mais caro. Dela feito de seda verdadeira com adição de um fio zari especial. Este é um fio sintético de prata ou ouro. O material não é produzido em massa nas fábricas; são feitos pedidos especiais quando são necessárias fantasias para casamentos, cerimônias ou feriados.
Kinhab
Neste brocado indiano de seda o padrão é bordado com fios de metal na forma de um elegante ornamento floral. É utilizado na fabricação de roupas particularmente requintadas.
O brocado, apesar da idade, continua sendo sempre um tecido moderno e é muito utilizado por designers para criar diversos elementos de vestidos de noite. A partir dele são feitos lindos vestidos femininos e ternos extravagantes. Se for necessário enfatizar a solenidade de um evento, os produtos de brocado estarão sempre presentes. Os designers até usam o material para criar joias e design de interiores.