Ondulado, áspero - é assim que o prefixo comum “crêpe” é traduzido do francês nos nomes de alguns tipos de tecido: crepe chiffon, crepe cetim, crepe georgette... Fica claro que além dos nomes semelhantes, eles estão unidos pela estrutura característica do material com superfície em relevo de granulação fina. Como o fabricante consegue essa textura memorável?
Que tipo de crepe é chamado de crepe vestido?
Um pouco de história. O crepe apareceu no arsenal dos alfaiates há muito tempo e imediatamente ganhou uma popularidade merecida. Já em meados do século XIX, os produtos confeccionados com esse tecido entraram firmemente na esfera de interesses dos então fashionistas e fashionistas. Vestidos de baile, lenços e xales, gravatas e véus - esta não é uma lista completa de peças de roupa, cuja costura utilizava material leve, mas ao mesmo tempo durável e esvoaçante. Combinado com sua aparência incomum, ele conquistou o respeito merecido. Naquela época, o tecido crepe era feito principalmente de seda crua e era muito caro.
Atualmente, os tecidos crepe são produzidos não apenas com matéria-prima de seda, mas também de algodão, lã, fibras sintéticas e artificiais. O padrão tridimensional exclusivo do material se deve a uma tecnologia de produção especial: durante o processo de produção, os fios são fortemente torcidos em uma direção ou outra e depois entrelaçados de maneira especial. Além disso, na fase final, o tecido crepe é vaporizado em alta temperatura. Como resultado, as fibras se endireitam de maneira irregular, formando uma superfície áspera ao toque.
Quase todos os tipos de tecido crepe são utilizados para costurar roupas, por isso são chamados de tecidos para vestidos.. Os tipos de vestido incluem:
- crepe georgette é um material fino e transparente com textura pronunciada;
- chiffon crepe - translúcido, na maioria das vezes fosco, sem frente ou verso;
- o crepe de chine é um material muito popular, opaco e ao mesmo tempo fino;
- crepe-cetim – combina as vantagens do crepe e do cetim: liso, brilhante de um lado e granulado fino do outro;
- crepe stretch - feito de qualquer fibra com adição obrigatória de elastano e poliéster, indispensável na produção de determinados tipos de roupas;
- lã - variedade com brilho nobre e rugosidade característica, macia, fina, mas ao mesmo tempo durável.
O tecido crepe, independente da matéria-prima de origem, é obtido denso, resistente ao desgaste e respirável. Os produtos confeccionados com esse tipo de tecido praticamente não enrugam, por isso não é surpresa que ele tenha encontrado sua principal aplicação na indústria da moda.Além disso, alguns de seus tipos (jacquard, cetim) são utilizados na fabricação de roupas de cama, cortinas e elementos decorativos, em estofados de móveis e na produção de brinquedos infantis.
A proporção de fibras na composição, bem como o padrão de sua tecelagem, determinam como um determinado tecido será utilizado no futuro. O tecido crepe clássico consiste em fios de seda 100% torcidos. O material, produzido a partir de algodão, lã e outros componentes, deve sua aparência a uma tecelagem caótica especial.
Prós e contras do material
As vantagens do tecido crepe para vestidos são óbvias mesmo para aqueles que não são particularmente versados nas complexidades do design de roupas. A lista de vantagens é extensa:
- a maior resistência e resistência ao desgaste, alcançada por torção especial dos fios;
- vincos não expressos;
- suavidade, “a capacidade do material respirar”;
- capacidade de repelir umidade e poeira;
- a capacidade de armar bem, enfatizando a dignidade da figura;
- Finalmente, ele é simplesmente lindo.
As desvantagens desse tipo de tecido incluem o alto custo e a necessidade de cuidados cuidadosos. (lavar à mão em baixa temperatura, passar suavemente no verso). Mas aqui também há uma série de advertências. Recentemente, devido à introdução de fibras artificiais e sintéticas na tecnologia, a produção de crepe para vestidos tornou-se significativamente mais barata. E os produtos modernos para lavar, limpar e passar são perfeitamente capazes de atender aos mais altos requisitos para o cuidado desses produtos.
Exemplos de uso
O escopo de aplicação do crepe vestido na indústria da moda é amplo e variado:
- Sua variedade de lã (terno, crepon) é indispensável para costurar ternos masculinos e femininos de classe premium, além de casacos leves.
- O cetim crepe é uma das melhores opções para um vestido de noite ou um terno elegante.
- O chiffon crepe é ótimo para confeccionar blusas, vestidos leves e outras roupas de verão.
- O crepe de Chine também é muito procurado nos guarda-roupas de verão e na concepção de vestidos de noiva e de noite.
- O crepe georgette, uma variedade de tecido um tanto esquecida, está se tornando popular novamente. A partir dele são feitos lenços, capas e lenços em estilo retrô.
- E sem o uso de malhas de crepe stretch, é impossível imaginar roupas modernas para lazer, esportes, estilo casual, etc.
O vestido crepe entrou firmemente no guarda-roupa há quase dois séculos e não vai abrir mão de seu lugar. E essa estabilidade é perfeitamente compreensível: poucos tecidos podem ser comparados a ele em aparência, conforto de uso e indicadores de qualidade.