Poliéster - Trata-se de um tecido em cuja produção são utilizadas fibras de poliéster. A forma das fibras, bem como o tipo de trama, determinam a aparência e as características do material.
A maioria das pessoas tenta escolher roupas feitas de tecidos naturais. A razão para isso é a crença de que os materiais feitos de tecido sintético não são apenas desconfortáveis de usar, mas também prejudiciais ao bem-estar e à saúde. Esta afirmação não está totalmente correta.
O poliéster de alta qualidade, em cuja produção foram utilizados os mais modernos equipamentos e apenas matérias-primas de alta qualidade, combina não só praticidade, aparência atraente e custo relativamente baixo, mas também segurança para a saúde humana.
O poliéster é um produto do processamento de petróleo e gás. O processo de obtenção de fibras inclui as seguintes etapas:
Tentando dar propriedades adicionais ao material, os químicos criam combinações de poliéster com outras fibras, tanto sintéticas quanto naturais. Isto resulta em tecidos que são apenas ligeiramente inferiores em qualidade, toque e aparência aos materiais feitos de fibras naturais.
A qualidade do tecido de poliéster depende das matérias-primas utilizadas. Equipamentos e conformidade com o processo tecnológico. O poliéster de alta qualidade pode ser determinado pelos seguintes indicadores:
O poliéster pode ser um tecido denso de capa de chuva, renda leve ou malha translúcida. As características do material confeccionado com fios de poliéster, bem como sua aparência, são determinadas pela composição química das matérias-primas, pelo formato das fibras e pelo tipo de trama. Freqüentemente, o poliéster puro parece lã na pele, mas suas propriedades têm mais em comum com o algodão.
As vantagens do poliéster são as seguintes características:
Existe também uma propriedade do poliéster que pode ser uma vantagem e uma desvantagem. Esta propriedade é a capacidade de mudar de forma, ou seja, esticar ou encolher sob a influência de altas temperaturas. Essa característica, por um lado, abre amplas possibilidades de decoração de um produto feito com esse material sintético, mas por outro lado, o engomar descuidado pode estragar a peça.
O poliéster puro raramente é usado, para eliminar as propriedades negativas desse material, algodão, viscose, elastano e muitos outros são adicionados às fibras de poliéster. Assim, é possível obter malhas, micro-óleo ou não-tecidos que apresentam todas as vantagens do poliéster, mas com menos desvantagens.
A composição desse material, como microóleo, contém setenta por cento de fibras de poliéster e trinta por cento de fibras de viscose. Este tecido na aparência e em muitas de suas características lembra a seda natural, mas em essência é uma malha.
Se falamos de materiais não tecidos, o mais famoso deles é a holofibra, que mantém perfeitamente sua forma e é capaz de fornecer proteção confiável contra o frio.
Separadamente, vale destacar os materiais confeccionados com fios de poliéster, que são utilizados como isolantes.Por exemplo, inverno sintético. Esses materiais fornecem isolamento do ar frio e mantêm sua forma mesmo após lavagens repetidas.