Poliéster e acrílico - materiais sintéticos que se estabeleceram firmemente na vida moderna. São utilizados na confecção de roupas, bolsas, sapatos, lã artificial, barracas, toldos e outros produtos. Muitas vezes são misturados com fibras naturais para obter um produto mais resistente ao desgaste, elástico e durável.
Esses materiais têm muito em comum, mas também existem diferenças. Eles são baseados em fibras sintéticas. Poliéster e acrílico - a diferença é que o primeiro é feito de tereftalato de polietileno e o acrílico é feito de acrilonitrila, produto do processamento do gás natural.
As tecnologias para a produção desses materiais foram inventadas aproximadamente ao mesmo tempo pela DuPont. O objetivo era nobre - fazer substitutos para materiais naturais, que em suas propriedades não deveriam diferir muito deles. O acrílico substitui a lã e o poliéster substitui o algodão e sedas.
Muitas vezes é impossível distinguir materiais naturais e sintéticos pela aparência.Muito mais poliéster é produzido porque tem aplicações mais amplas. O escopo de utilização do acrílico é mais restrito, mas a produção e os consumidores modernos não podem prescindir dele.
Existem muitos tipos de poliéster. Seu outro nome é poliéster. É durável, não enruga, mantém bem a sua forma após o aquecimento, o que o torna indispensável para produtos plissados. Há uma grande variedade de tecidos feitos com ele, eles diferem em densidade, espessura e cor.
O material não perde a cor e mantém por muito tempo sua aparência original. A diferença entre o poliéster e o algodão é que ele possui baixa higroscopicidade e respirabilidade. Em climas quentes, as roupas de poliéster não são muito confortáveis e podem causar aumento da transpiração. Para pessoas com pele sensível, o contato com o tecido pode causar irritação. Ao mesmo tempo, o poliéster é excelente para a confecção de roupas esportivas e agasalhos.
Acrílico - escopo, vantagens e desvantagens
Em termos de propriedades, o poliacrílico (este é outro nome para o material) é semelhante ao poliéster, mas os produtos dele são feitos por terceiros. O fato é que as fibras acrílicas são muito volumosas e torcidas. Por isso, são feitas peças de malha - suéteres, pulôveres, cardigans, que na aparência lembram os de lã.
Não são espinhosos, ao contrário da lã, e são leves e fofos. O fio acrílico também é produzido para tricotar diversos produtos em casa. As coisas podem ser facilmente lavadas em baixas temperaturas (30-40 graus), não encolhem nem enrugam e secam rapidamente. Em termos de propriedades de condutividade térmica, estão próximos da lã. Entre as desvantagens do material, destaca-se a baixa respirabilidade: formam-se rapidamente pellets nos produtos, o que piora seu aspecto.
Tecidos mistos são a melhor solução
Para deixar as coisas confortáveis de usar, manter sua aparência original por muito tempo, resistir bem a inúmeras lavagens e não enrugar, muitas vezes são feitas de tecidos mistos. Em algodão, lã ou seda adicione fibras sintéticas ou use diferentes tipos de produtos sintéticos.
A lã com adição de 30-60% de acrílico é uma boa opção tanto para costura quanto para tricô. Para quem tem medo de sintéticos, lé melhor escolher um material onde a porcentagem de fibras químicas não seja superior a 30. Neste caso, trata-se de uma excelente combinação, onde aparecem as propriedades positivas dos tecidos e as negativas são suavizadas.
A principal diferença entre esses dois tipos de materiais é que as coisas feitas de poliacrílico são quentes e volumosas. Um suéter ou cardigã poliacrílico proporcionará muito calor durante a estação fria. As roupas mais diversas são confeccionadas em poliéster, adequadas às diferentes condições de temperatura - vestidos e jaquetas, maiôs e agasalhos, agasalhos e até roupas íntimas.
Olá Natália.
Quero tricotar meias. Mas simplesmente não consigo encontrar o fio. Procuro 75% lã e 25% poliamida, mas sai acrílico. E simplesmente não consigo descobrir o que é melhor para tricotar. Ficaria muito grato pela sua ajuda na escolha.