Poliamida e poliéster são fibras sintéticas feitas de polímeros. Os polímeros são substâncias de alto peso molecular que podem sofrer grandes alterações com a adição de pequenas quantidades de reagentes. A diferença entre poliamida e poliéster é que eles são feitos de polímeros diferentes.
O poliéster é feito do fundido de tereftalato de polietileno e a poliamida é feita de plástico obtido pelo processamento de petróleo, gás natural e carvão. Existem variedades desses materiais. As poliamidas mais conhecidas são o náilon, o náilon e o perlon. Feito de poliéster tanto produtos tecidos, alguns dos quais se assemelham a algodão, seda e lã, como não-tecidos - inverno sintético, tecido não tecido, isosoft, etc.
Qual é a diferença entre os materiais? Suas diferenças estão na aparência, densidade, espessura e finalidade do tecido. Meias, fitas, redes de pesca e cordas são feitas de fibras de poliamida. O poliéster é usado ativamente na produção de tecidos.A adição de 30% deste material sintético melhora significativamente as propriedades das fibras naturais, tornando-as mais resistentes ao desgaste. Na aparência, eles podem não diferir dos naturais.
Propriedades de ambos os materiais
Esses tecidos têm propriedades semelhantes. São duráveis e flexíveis, mantêm bem a sua forma após o aquecimento, enrugam-se pouco e são resistentes à luz. A poliamida, que é particularmente durável, é um material mais caro em termos de preço. É mais sensível ao calor; as peças feitas com ele devem ser lavadas em baixas temperaturas e passadas na temperatura mínima do ferro, sem vapor.
Uso de tecidos de poliamida
O que distingue o náilon e o náilon do poliéster é o escopo de uso. Os tecidos feitos de poliamida ou com sua adição são mais caros, são de maior qualidade e ficam mais tempo como novos. Eles são especialmente bons para agasalhos. Por exemplo, um blusão feito 100% de náilon é muito macio e leve, mas oferece boa proteção contra condições climáticas adversas. Jaquetas, capas de chuva, casacos e jaquetas são muito duráveis, fortes e resistentes à umidade. Mesmo uma pequena percentagem desta fibra melhora significativamente a qualidade do produto.
Uso para roupas e têxteis
O poliéster é um material com o qual muitos tecidos podem ser feitos., diferindo em textura, maciez, suavidade e densidade. Forro, vestido, roupa íntima, jaqueta ou cortinas de poliéster - todos esses produtos podem ser de altíssima qualidade, apesar de serem feitos de material sintético. As tecnologias modernas permitem tornar o material fosco ou brilhante, solto ou mais liso, tecer as fibras para que o tecido tenha propriedades respiráveis semelhantes às do algodão. Às vezes é impossível dizer o que é melhor - tecidos naturais ou não naturais.Portanto, eles são semelhantes em aparência e propriedades.
Assim, o poliéster e a poliamida apresentam diferenças, mas ao mesmo tempo suas propriedades são semelhantes. DPara um melhor resultado, essas fibras são misturadas, para obter um produto bonito com um preço acessível e de boa qualidade.