Com o desenvolvimento da indústria química, os tecidos poliméricos tornaram-se firmemente estabelecidos na vida das pessoas modernas. A disponibilidade da fibra sintética determina o baixo custo dos produtos acabados. Os tecidos poliméricos são utilizados em diversas áreas da indústria leve.
Isso inclui a produção de:
- roupas;
- roupa de cama;
- cortinas;
- Roupa interior feminina.
Poliéster é o nome geral para todo um grupo de materiais poliméricos produzidos principalmente a partir do petróleo. É feito de:
- garrafas plásticas;
- filme para embalagem;
- tendas turísticas;
- cordas;
- tecidos para tetos falsos;
- cobertores e travesseiros;
- fio têxtil.
Características de fibras de poliéster e poliéster
Este produto tem muitas vantagens, mas também apresenta desvantagens. Primeiro, sobre as vantagens do material e dos produtos feitos a partir dele:
- praticamente não enruga, por isso não precisa passar;
- as coisas secam rapidamente;
- após a lavagem, o material não perde a forma (não estica, não encolhe);
- As roupas são práticas de usar e mantêm a aparência original por muito tempo.
Imperfeições:
- sob a influência de altas temperaturas, podem formar-se rugas em coisas difíceis de alisar;
- Alta eletrostaticidade, mas pode ser eliminada com um spray antiestático.
Poliésteres – são também fibras poliméricas, cujo pico de popularidade ocorreu na década de 90 do século passado. Naquela época, os trajes esportivos e as roupas para discotecas eram confeccionados com tecidos de poliéster.
Poliéster e poliéster, qual a diferença?
Como tal, não há diferença entre os produtos. A diferença é que o poliéster é o mesmo poliéster, mas apenas melhorado e, portanto, mais popular hoje. Devido à sua leveza, o tecido é utilizado na indústria e no lar.
A partir dele são costurados jogos de cama e feito o acabamento das fachadas dos móveis. Para a confecção das roupas, as fibras de poliéster são diluídas com fibras naturais, na maioria das vezes algodão, o que torna o material mais macio e agradável ao toque, mas ao mesmo tempo perde um pouco de sua resistência.
O produto é fácil de pintar, lava bem e tem brilho atraente. Os poliésteres também podem diferir uns dos outros: em estrutura, rigidez e outras qualidades. Tudo depende da finalidade do tecido.
Por exemplo, para costurar barracas turísticas, sacos de dormir e roupas para esquiadores, o fabricante utiliza materiais com máxima repelência à água. E para estofados de móveis são utilizados produtos resistentes à abrasão e que mantêm bem seu formato.