Qual é a diferença entre poliéster e polipropileno

Juntamente com as fibras naturais, as fibras sintéticas são amplamente utilizadas na indústria leve moderna. Eles são mais duráveis ​​e possuem muitas outras qualidades interessantes e muito úteis. Houve uma época em que a gama de produtos sintéticos era pequena e as roupas feitas com eles não eram nada confortáveis ​​de usar, mas agora, com o advento de novas tecnologias e materiais, muitos consumidores dão clara preferência às roupas feitas de produtos sintéticos em vez de produtos naturais. .

O poliéster e o polipropileno são fibras sintéticas muito populares e difundidas, a partir das quais são produzidos tecidos com propriedades muito interessantes.

Poliéster - propriedades especiais

Tecido poliéster
O poliéster é uma fibra sintética de poliéster. Os tecidos feitos com eles têm uma capacidade muito interessante de manter sua forma sob a influência de temperaturas elevadas. Essa propriedade do tecido dificulta um pouco o cuidado das coisas - lavá-las em água quente (mais de 40 graus) é contra-indicada, pois podem formar difícil de remover dobras amassadas.Mas pelo saia plissada Esta característica do tecido será muito útil.
O poliéster também possui outras qualidades positivas que o distinguem de vários materiais sintéticos e naturais:

  • uma grande variedade de espécies;
  • Resistência UV;
  • cuidado fácil - as coisas podem ser lavadas perfeitamente;
  • inércia - o material funciona bem em ambientes bastante agressivos;
  • baixa condutividade térmica - as coisas são leves e quentes;
  • alta resistência às influências biológicas - o produto não cria criadouro de microrganismos, as mariposas não gostam;
  • resistência e pureza das tintas;
  • vida útil muito decente - esta também é uma boa diferença entre o material e os tecidos naturais.

Ter esses tecidos e a desvantagem é um nível bastante elevado de higroscopicidade. Mas é amenizado pelo fato de que essas coisas também secam rapidamente. E em alguns casos, essa desvantagem se transforma em uma vantagem - na prática de esportes, por exemplo, a umidade é rapidamente removida do corpo, o que cria um nível adicional de conforto.

Essas fibras são adicionadas a qualquer material natural - lã, algodão ou viscose, conferindo aos produtos acabados resistência e durabilidade adicionais.

Polipropileno

O polipropileno não é usado com menos frequência na indústria leve. Assim como o poliéster, pertence à mesma classe de produtos químicos e compostos, possui uma estrutura molecular simples e geralmente é semelhante. Ao mesmo tempo, as características técnicas dos produtos acabados de ambos os materiais são um pouco diferentes. Então, quais são as principais diferenças?

Para entender melhor como o polipropileno se diferencia do poliéster, para maior clareza, vamos apresentar as diferenças entre os dois materiais em forma de mesa:

MaterialDensidade g/cm3HigroscopicidadeCondutividade térmica
Poliéster1,380,57,0
Polipropileno0,910,016,0

Uma simples análise dos dados da tabela permite-nos tirar algumas conclusões:
polipropileno é muito mais leve, que é um parâmetro significativo na fabricação de roupas esportivas;

o polipropileno praticamente não retém umidade, o que é um grande diferencial na produção de roupas íntimas, que não aderem ao corpo ao suar;
A condutividade térmica dos materiais difere ligeiramente.

Aqui está outra diferença importante. Manchas de graxa raramente se formam em peças de poliéster. Já no polipropileno, quando substâncias oleosas atingem a superfície, formam-se manchas desagradáveis, que são muito difíceis de remover.

Críticas e comentários
A Anton Nerkassky:

O poliéster é um produto complexo...

E Tecnóloga Irina:

É a primeira vez que ouço que o poliéster é higroscópico.. O poliéster não absorve bem a umidade..

Materiais

Cortinas

Pano