Como distinguir seda de poliéster

Tecido de seda em comparação com poliésterComo distinguir a seda do poliéster? Seda - Este é um material feito de fios naturais, obtido a partir de casulos de bicho-da-seda. O processo de fabricação da seda é bastante trabalhoso e demorado. Portanto, o custo do tecido natural será muitas vezes superior ao do seu substituto artificial. O poliéster é um material sintético feito de fibras de poliéster. Descreveremos as diferenças entre esses materiais com mais detalhes no artigo.

Aparência

SedaÉ muito importante saber distinguir o tecido real do falso. A primeira coisa que você deve prestar atenção é a aparência do produto. O material natural possui características próprias de cor. Se você olhar sob os raios do sol, o material de alta qualidade brilhará em cores diferentes. O poliéster não possui essa propriedade. As fibras artificiais brilharão com uma tonalidade branca, mas com o tempo esse recurso será perdido. O mesmo não pode ser dito da seda.

Veja a estrutura. A seda tem irregularidades. Os fios costumam ter espessuras diferentes, pois são de origem natural.

Determinar por toque

Você pode distingui-los pelo toque.O material natural possui boas propriedades térmicas. Se você pressioná-lo contra o corpo, o tecido aquecerá rapidamente até a sua temperatura. O poliéster demorará mais. Se você amassar a seda, ela ganha forma rapidamente, não estica e é altamente durável. As dobras serão suaves. O material de fibra sintética deixará rupturas ásperas. E isso só pode ser corrigido com tratamento térmico.

Higroscopicidade e combustão

Pode ser testado quanto à higroscopicidade. Seda natural rapidamente absorve umidade. E pode levar até 40% do seu próprio peso. O poliéster pode absorver 5%. Se você pegar um fio de poliéster e colocar fogo, notará um cheiro desagradável de plástico queimado. Um caroço duro e congelado permanecerá na ponta do fio. E o fio de fibra natural terá cheiro de cabelo queimado. Se você segurar a ponta queimada do fio com as mãos, ele se transformará em cinzas.

Verificação de tecido

Se você usar roupas de seda por muito tempo, notará que ficará confortável em qualquer clima. Porque permite uma boa passagem do ar e tem uma boa termorregulação. Assim como o casulo do bicho-da-seda protege a pupa dos elementos, o mesmo ocorre com o tecido humano. Em clima quente não fará calor e vice-versa. O material feito de fibras sintéticas não permite a passagem de ar. E a sensação de desconforto não pode ser evitada. O tecido de seda é absolutamente hipoalergênico e não agride a pele sensível. Usar poliéster por muito tempo pode causar irritação e vermelhidão.

As fibras do bicho-da-seda não são eletrificadas. E as fibras sintéticas acumulam eletricidade estática.

Se você quebrar um fio de fibra de poliéster, ele parecerá um feixe desleixado com partes salientes. Um fio de seda é um todo único. O fio de poliéster quebra mais rápido quando exposto à água.Além disso, a resistência da seda natural não depende do ressecamento ou umidade dos fios. Quando exposto à luz solar, o tecido genuíno perde a cor, ao contrário do tecido falso.

Se a seda for colocada em uma solução alcalina a 7% e aquecida, ela desaparecerá completamente. O poliéster com a dignidade de um material artificial passará neste teste.

O que está escrito na etiqueta de seda:

  • 100% seda. Isso significa que após a fabricação foram tratados com compostos especiais. Possuem propriedades repelentes à água, resistentes a vincos e não encolhíveis.
  • 100% matéria orgânica. Os bichos-da-seda receberam alimentos de alta qualidade sem produtos químicos.
  • Também é possível usar pesos. Primeiro, foi retirada a cola especial do tecido e depois pesado com soluções.

Críticas e comentários
A Ana:

Claro e detalhado ao mesmo tempo. Material útil durante a falsificação. Obrigado ao autor.

Materiais

Cortinas

Pano