Ambos os materiais apresentam diferenças; possuem compostos de alto peso molecular, apesar dos nomes semelhantes, pertencem a classes diferentes - uma é o poliéster e o polietileno pertence às poliolefinas. O poliéster é uma fibra sintética utilizada na produção de cordas, cabos, embalagens de alimentos, sendo talvez o tecido sintético mais famoso e utilizado no mundo moderno. Roupas com adição de fibras sintéticas duram muito, são resistentes a manchas e secam rapidamente após a lavagem.
Polietileno largo usados como materiais de embalagem, utilizado na fabricação de contêineres, tubulações de esgoto, produtos isolantes elétricos. O produto mais comum feito com esse material é o filme com o qual são feitas as sacolas para embalar e transportar produtos.
Além das diferentes áreas de aplicação, distinguem-se pela sua composição química e método de produção. O poliéster é obtido pela policondensação de ácidos polibásicos ou seus anidridos com álcoois polihídricos, e outro polímero é produzido a partir do petróleo ou gás natural pela polimerização de monômeros idênticos, sua fórmula química é muito simples e é uma cadeia longa (-CH2-CH2-)n , onde n é o número de unidades em uma cadeia. Poliésteres ou poliésteres também existem na natureza, incluindo goma-laca, resina de árvore, âmbar e outros.
O poliéster resiste muito melhor a altas temperaturas, a temperatura máxima de operação (nessa temperatura o material retém todas as suas propriedades e a vida útil não é reduzida) é de 120°C, e a temperatura de fusão é de 260°C, contra 70°C e 140°C, respectivamente, para o polietileno . A resistência ao gelo dos materiais é aproximadamente a mesma e atinge -60° -70°C.
O poliéster é muito mais resistente que o material de embalagem e alonga-se menos quando esticado e também é mais resistente à radiação ultravioleta. Mas o polietileno não absorve umidade e pesa quase uma vez e meia menos.
O poliéster também é amplamente utilizado na fabricação de embalagens de alimentos. Devido à sua boa resistência ao calor, os pratos suportam alimentos e bebidas quentes, os recipientes de polietileno destinam-se apenas a alimentos frios. Quando aquecido a 90°, libera cetonas e aldeídos, que são prejudiciais ao organismo.
O poliéster pode suportar tais temperaturas sem o processo de destruição termo-oxidativa. Por estas razões o uso de polietileno na vida cotidiana é limitado. A grande maioria dos produtos engarrafados são engarrafados em recipientes de plástico de poliéster; estão indicados no fundo da garrafa com símbolos latinos BICHO DE ESTIMAÇÃO. Se a designação no recipiente educaçao Fisica. - então é polietileno e, muito provavelmente, o conteúdo não se destina ao consumo humano.