O poliéster nas roupas de cama é prejudicial? Esta é uma pergunta que os visitantes costumam fazer em fóruns ou tentam encontrar informações por conta própria. Para entender o assunto, primeiro é preciso descobrir a origem do material, sua composição e ler as avaliações de quem comprou essas roupas de cama, travesseiros ou cobertores.
Vantagens do poliéster reside nos seus componentes naturais adicionais, uma vez que a fibra quase nunca é encontrada na sua forma pura e, se tais tecidos existem, são muito raros. Em combinação com poliéster são geralmente:
- algodão;
- elastano;
- viscose.
Como resultado dessa “comunidade” próxima, obtém-se um tecido resistente ao desgaste, elástico, durável, mas ao mesmo tempo agradável ao toque. Suas vantagens são durabilidade, resistência à tração, fácil lavagem e secagem rápida. Se o tecido for poliéster puro, é muito semelhante ao natural seda.
Mas as matérias-primas para a criação de fibras são produtos petrolíferos chamados poliésteres, que são tóxicos e prejudiciais à saúde. Devido ao seu baixo preço, o PEV (fibra de poliéster) é muito popular hoje em dia e é utilizado em diversos ramos da indústria leve.
Em termos de composição química, o poliéster pode ser comparado ao spandex ou ao velo, mas em termos de características de desempenho estes últimos são muito inferiores. Eles são menos duráveis, têm um efeito eletrizante e têm baixa resistência à tração.
Hoje, a roupa de cama é cada vez mais feita de PEV; o poliéster estampado é usado para fazer travesseiros e cobertores. Mas, na verdade, as matérias-primas com as quais o material é produzido são tóxicas. Porém, antes de ser transformado em tecido mole ou preenchimento, ele passa por diversos tratamentos químicos.
O poliéster puro é muito prejudicial, por isso os fabricantes diluem as fibras sintéticas com as naturais. A microfibra resultante não representa mais uma ameaça à saúde e as tecnologias modernas permitem alcançar não só a resistência, mas também o respeito pelo meio ambiente do material. Portanto, o uso do poliéster para costura de roupas de cama e do poliéster estampado para a confecção de travesseiros não é proibido, sendo até considerado justificado no sentido de economizar o orçamento familiar.
As principais vantagens da fibra de poliéster
Vantagens dos tecidos artificiais:
- o brilho torna os produtos atraentes;
- as coisas não enrugam;
- em dias quentes tem efeito refrescante, qualidade especialmente importante para roupas de cama;
- Manchas de várias origens podem ser facilmente removidas de lençóis e capas de edredom;
- após a lavagem, as coisas secam rapidamente;
- não há pulgas em travesseiros e cobertores, e também não têm medo de mariposas;
- o tecido não encolhe nem estica;
- não causa irritações ou erupções cutâneas, por isso é uma opção ideal para quem sofre de alergias.
Pelo fato do PEV ser utilizado até para costurar roupas infantis, fazer fraldas e roupas íntimas, pode-se julgar que é totalmente seguro. Um travesseiro com penugem ou penas naturais não é apenas um alérgeno, ele abriga ácaros e multiplica micróbios patogênicos. As cargas sintéticas não têm tais consequências.
Em termos de cuidado, o tecido também é despretensioso:
- Pode ser lavado na máquina e até com água fria;
- definir o programa de lavagem suave na unidade; não misturar peças de PEV claro com peças escuras;
- não há necessidade de branquear;
- se estiver passando, apenas na configuração mínima;
- Após inúmeras utilizações, lençóis, fronhas e capas de edredão não perdem a cor original.
Talvez estas sejam todas as regras, não há nada de complicado nelas.
O poliéster é realmente tão perigoso?
De tudo o que foi dito acima, fica claro que o material sintético tem mais vantagens do que desvantagens. Por exemplo, nos EUA, o poliéster é um dos mais populares e os americanos valorizam muito a sua saúde.
Os aditivos naturais utilizados pelos fabricantes de tecidos tornam os conjuntos de cama agradáveis ao toque e tão confortáveis quanto possível. Almofadas cheias de poliéster são incrivelmente macias.
Cobertores e mantas podem até ser lavados, o que não é possível com rebatidas e produtos de penas. A limpeza, como sabemos, é a chave para a saúde. A ausência de eletrostaticidade garante que o tecido e o enchimento não atraiam poeira, na qual os microrganismos patogênicos se multiplicam rapidamente.
Colchões para berços são feitos de poliéster.Eles também podem ser lavados, o que é muito importante, porque às vezes a cama de uma criança pode ficar molhada e bactérias patogênicas podem crescer nela. Após a lavagem, o colchão não representa mais uma ameaça para o bebê e o produto seca muito rapidamente.
O material também apresenta desvantagens que não fazem mal à saúde:
- as almofadas ficam achatadas e não assumem mais a forma original;
- se a pessoa transpira enquanto dorme, o tecido não absorve umidade e isso pode causar desconforto;
- Com o tempo, os fios começam a aparecer nas costuras do conjunto.
Outro momento ruim – a estrutura das fibras pode acumular gordura, que é produzida pelo corpo humano junto com o suor, por isso esses conjuntos devem ser lavados com mais frequência do que os produtos feitos com fibras naturais.
Mas se você comparar roupas de cama de outros tecidos e linho de poliéster por preço, então pelo mesmo valor você pode comprar um conjunto, por exemplo, de chita e dois ou até três de tecido sintético. Portanto, em termos de vida útil, o placar é a favor do PEV.
Na hora de adquirir um novo conjunto de cuecas de poliéster, recomenda-se não estendê-lo imediatamente, mas primeiro lavá-lo em água morna, sem pó ou sabão, mas com condicionador. Então o tecido ficará mais macio e agradável ao toque. O mesmo deve ser feito com roupas íntimas sintéticas.
No entanto, como qualquer outro material, o tecido de poliéster possui qualidades diferentes. Quando você compra um kit, você pode sentir o cheiro. Você não deve comprar um produto com forte cheiro químico.
Muitas vezes, os produtos de baixa qualidade só são revelados após um curto período de uso, o que manifestado pela coloração do corpo. Ou após a lavagem, quando um conjunto anteriormente brilhante fica pálido e opaco, e a água da máquina, ao contrário, fica intensamente colorida.Não é estritamente recomendado dormir com essas roupas íntimas.
Via de regra, os conjuntos de cama são hermeticamente fechados de fábrica e os vendedores resistem fortemente à abertura da embalagem. Se for negada ao comprador uma inspeção minuciosa e apalpação do tecido, ele deve passar por lá e encontrar um produto do qual o vendedor não se envergonhe.
Muito obrigado pelo artigo útil.