Cetim é um tecido costurado com seda ou fibra de algodão de alta qualidade. Graças à estrutura de fibra longa, o tecido é macio ao toque com um brilho acetinado característico.
Os chineses começaram a usá-lo no século XII para costurar roupas durante rituais. O alto custo do produto acabado não permitia que os moradores comuns usassem essas roupas. O cetim começou a ser exportado para a Europa no final do século XII, e em meados do século XIX a sua produção foi patenteada e introduzida para a criação de vestidos festivos e lingerie exclusiva.
No século 20, a produção aumentou e os produtos acabados tornaram-se mais acessíveis aos residentes comuns.
Dependendo do tipo de material, diferentes matérias-primas são utilizadas para sua produção. A grande maioria dos produtos contém fios de algodão, cuja quantidade determina o aspecto do cetim e a sua qualidade. O mais caro é considerado o cetim natural, composto por algodão sem adição de materiais sintéticos.
Para sua produção é utilizada uma tecnologia especial de tecelagem de fios torcidos de diferentes espessuras. Como resultado, a tela acabada tem uma superfície brilhante e uma textura lisa. A densidade do cetim é ajustada durante sua fabricação em função da quantidade de fios de algodão, normalmente são usados de 85 a 200 fios para costurar um centímetro quadrado de tecido.
Fios de algodão que passaram por mercerização preliminar são utilizados como matéria-prima. Este processo envolve a imersão do tecido em uma solução alcalina e ácida usando a tecnologia John Mercer. Este método ajuda a aumentar a resistência do produto acabado, além de prepará-lo para a pintura.
O processo final é o branqueamento do material para aplicação da tinta, além da decoração com estampas e cores. O cetim tingido é mergulhado em uma solução especial para proteger a superfície de futuras lavagens.
Dentre as vantagens do tecido destacam-se:
A aparência estética e seu custo dependem do método de fabricação. O cetim é o tipo de material mais popular na Europa, produzido em diversas categorias de preços. As amostras mais baratas são feitas de 85 a 170 fios por centímetro quadrado. Tipos mais duráveis consistem em 170 a 200 fios torcidos. Existem 6 tipos principais de cetim.
Ordinário
O cetim clássico é o material mais acessível e popular, feito de fios de algodão entrelaçados de 85 a 130 peças por centímetro quadrado. Caracteriza-se por um grau médio de suavidade das laterais, brilho externo e resistência. Após a lavagem, evita o aparecimento de “pelotas” na superfície.
Impresso
A composição da amostra mais durável possui 130-170 fios torcidos e pertence ao grupo padrão de tecidos para roupa de cama. Características – durável o suficiente para uso a longo prazo, tingido com impressão reativa, garantindo que o design mantenha a alta qualidade após um grande número de lavagens.
Impresso
O material com um número de fios de tecelagem de 130 a 170 parece bonito e harmonioso e pertence às variedades de material mais caras. Esta composição é higroscópica e leve.
Jacquard de cetim
A composição tecnológica do tecido varia de 170 a 220 fios.O tecido acabado possui brilho acetinado nobre e alta durabilidade. Para aplicar o padrão são utilizadas máquinas jacquard especiais, pertencentes a tecidos exclusivos de classe premium.
Mako-cetim
A composição inclui fios de algodão egípcio, tecidos com tecnologia reativa especial. Os tecidos são caracterizados por propriedades aumentadas de maciez e suavidade, os produtos acabados pertencem à categoria elite.
Cetim de seda
Graças à combinação única de algodão e seda, sem adição de outros materiais, é possível criar um tecido mais durável e com aparência impecável. Seu custo é o mais alto de todos os tipos de material.
Além dos tipos de cetim listados, existem muitos outros: crepe, duplo, vestido, forro e outros.
Área de aplicação e métodos de cuidado do tecido
Graças às suas propriedades únicas, diversidade e diferentes níveis de resistência, o cetim é um material popular para costurar uma ampla variedade de coisas. Pode ser encontrado na costura de roupas de cama, vestidos, roupas infantis, cortinas e toalhas de mesa. A aplicação de desenhos de alta qualidade permite que você use a peça por muito tempo sem perder sua aparência estética.
Para prolongar a vida útil do produto, recomendamos seguir as recomendações gerais dos fabricantes:
Conclusão
Os tecidos de cetim são muito procurados e são um dos melhores tipos de tecidos para costurar uma grande categoria de produtos. A utilização de diferentes densidades de fios torcidos permite criar um tipo único de material que se adapta perfeitamente às necessidades individuais de uma ampla gama de consumidores.