No artigo falaremos sobre a composição do material, sua densidade, prós e contras; o que pode ser costurado com esse tecido. Falaremos sobre os cuidados adequados com o crepe cetim e as regras para sua escolha.
Cetim crepe: descrição
Este é um tecido especialmente tecido feito de fios com alta torção. Para isso, os fabricantes utilizam dois tipos de fios: densos e finos. Se você olhar para a frente, veremos uma superfície lisa e sedosa, e na parte traseira é fosca e levemente granulada.
Na fabricação de tecidos podem ser utilizados tanto fios de seda quanto fios artificiais, por exemplo, viscose, poliéster, celulose. Produzir inteiramente a partir de fibra de seda é muito caro, por isso o tecido costuma ser misturado. O tingimento ocorre como no padrão estampado; o crepe de cetim também pode ser tingido liso.
Graças ao tipo de tecelagem, é elástico e quase não enruga quando usado e após a lavagem.
O crepe-cetim é em muitos aspectos semelhante ao seu progenitor, o tecido acetinado, mas também tem brilho nobre e é bastante durável.Muitas vezes na aparência pode ser confundido com cetim.
Vantagens
As principais vantagens que o tornam tão popular entre as costureiras e o consumidor médio:
- quase não enruga e passa bem;
- se o tecido precisar ser drapeado, não haverá dobras desnecessárias;
- você pode costurar um item frente e verso;
- usado não apenas para roupas;
- repele bem a poeira e a água. Prático de usar;
- tem uma longa vida útil;
- agradável ao corpo;
- após a lavagem, o tecido seca rapidamente;
- não escorrega;
- não exposto à luz solar;
- não derrama.
Imperfeições
- desgasta ao cortar;
- o tecido tem pouca troca de ar;
- em climas quentes, pode aderir ao corpo e causar irritação.
O que pode ser costurado em crepe de cetim
Freqüentemente, o crepe-cetim é usado para itens usados para sair. Tem um brilho lindo, não estica e respira mal. Portanto, é melhor não usar essas coisas todos os dias.
O crepe-cetim também é frequentemente usado para decoração de interiores de salões de banquetes, restaurantes e casamentos.
As colchas geralmente são feitas de cetim crepe. Eles também são usados para costurar cortinas, cortinas e cortinas. Cortina facilmente, emoldurando a janela com dobras perfeitas.
Embreagens de noite elegantes e sapatos cobertos com este material ficam ótimos nas mulheres.
Muitas vezes é usado para fazer blusas e saias interessantes, úteis para cumprir o código de vestimenta do escritório. Nesses detalhes de roupas você pode combinar diferentes tecidos de uma forma original. Nas roupas de noite, o tecido costuma ser combinado com renda ou drapeado. Essa cortina ajuda a esconder o excesso de peso. Este material também é usado para costurar roupas íntimas requintadas.
Os proprietários de apartamentos costumam usar esse lindo material para decorar capas de cadeiras ou poltronas, costurar toalhas de mesa e outros utensílios domésticos.
Como escolher o cetim crepe certo
O que procurar na hora de escolher em uma loja?
- O tecido é muito denso. Precisa ser esticado ao visualizar na loja. O material de alta qualidade não aparecerá quando exposto à luz;
- o custo médio por metro nunca é inferior a 200 rublos. Os materiais com preço inferior ao preço especificado podem ser de baixa qualidade ou falsificados;
- Você não deve comprar produtos com cheiro químico desagradável. O fabricante economizou em corante. Essas tintas podem causar uma reação alérgica ou ser tóxicas.
Cuidado adequado do crepe cetim
Via de regra, o crepe-cetim não requer cuidados escrupulosos e é considerado um material bastante despretensioso:
- Recomenda-se lavá-lo em água a uma temperatura não superior a quarenta graus;
- a lavagem é feita à mão, não lave o tecido em máquina automática;
- Ao lavar, o crepe-cetim não esfrega, não torce, não é branqueado e não é limpo com produtos químicos agressivos;
- Recomenda-se secar o tecido longe da luz solar e de radiadores;
- O engomar é feito pelo avesso. É melhor passar o material ainda úmido;
- O cetim crepe forma facilmente protuberâncias, por isso não deve pendurá-lo próximo a coisas que tenham zíperes ou peças de metal. Não há necessidade de pendurá-lo próximo a outros materiais feitos de tecidos grossos;
- Se você deixar cair no material, é improvável que consiga se livrar da marca. O melhor é enxaguar o produto em água corrente.
Truques para costurar em crepe-cetim
- Se, ao costurar as peças, as costuras começarem a puxar, o material deve ser esticado, se a tensão for excessiva, os fios ficam enfraquecidos;
- Ao costurar na máquina de costura, recomenda-se usar um comprimento de ponto maior, você pode costurar o tecido em papel vegetal ou jornal.O papel vegetal só pode ser colocado no avesso, mas se o material for muito mal costurado recomenda-se colocá-lo nos dois lados;
- Para facilitar a costura do material, costureiras experientes recomendam esfregar a agulha com sabão;
- Você pode costurar o material pela primeira vez com pontos largos, esticar o máximo possível e costurar com comprimento de ponto normal. Os fios da primeira costura são removidos.