Seda

SedaA seda é um tecido plástico feito de fibras secretadas pelo bicho-da-seda durante sua vida. A espessura média dos fios é de 30 a 40 mícrons. Pelas suas características, é mais adequado ao corpo humano devido às suas elevadas propriedades antialérgicas.

História da aparência

A primeira menção à seda foi encontrada nos registros de cronistas chineses que viveram 2,5 a 2 mil anos antes do nascimento de Cristo. Esta data é confirmada pelos restos de seda encontrados durante escavações arqueológicas. Não a Índia, mas a China é o verdadeiro berço da seda. Várias dezenas de séculos se passariam antes do aparecimento do tecido de seda na Europa e na Ásia Central.

Segundo a lenda, um casulo de bicho-da-seda caiu acidentalmente em uma caneca de chá quente por uma das mulheres durante uma festa de chá no Palácio Imperial. A senhora excessivamente melindrosa agarrou os cabelos soltos e tentou tirar o casulo já cozido. Mas sob a influência da alta temperatura, a fibra tornou-se tão forte que se desenrolou facilmente em um longo fio. Foi assim que nasceu o fio de seda torcido. Na verdade, a história de seu aparecimento não é conhecida ao certo.

Há mais de 100 anos, microbiologistas e químicos criaram seda artificial, o que levou à criação de muitos novos tipos de tecido de seda.

Tipos de tecido de seda

Existem várias dezenas de tecidos de seda artificial de diferentes tipos e tipos no mundo. Mas apenas 2 variedades são feitas de fibra natural de amoreira:

A mais cara e, portanto, de maior qualidade, é a variedade Mulberry. É obtido a partir de fibras de bicho-da-seda cultivadas em fazendas especiais de seda. Em última análise, as condições ideais tornam possível tecer tecidos com fios mais finos, e isso tem um efeito positivo em todos os parâmetros do tecido de seda.

Você só pode trabalhar com um fio tão fino à mão. O processo de processamento não deve ser submetido a tecnologias mecânicas e reagentes químicos. Para o branqueamento e posterior tingimento, os tecelões usam corantes naturais. O resultado é um material brilhante que mantém todas as propriedades necessárias.

Diferentes tipos de seda

A variedade Tussa é obtida a partir de lagartas selvagens que se reproduzem de forma independente em enormes jardins de amoreiras. As condições naturais, é claro, fizeram seus próprios ajustes nas propriedades da matéria futura, mas não afetaram de forma alguma as características básicas. A cor natural dos fios costuma ser vermelha, mas também são encontrados marrom e cobre. É branqueado para ficar mais apresentável. Mas na maioria das vezes eles são usados ​​​​em sua forma natural para a produção de móveis.

Tipos de tecido de seda e suas áreas de utilização

A seda é composta por vários tipos de materiais únicos em suas propriedades. Cada um deles é classificado de acordo com as seguintes propriedades:

Propriedades do material de seda

Todas as propriedades inerentes de um material dependem principalmente de sua composição. A seda natural é composta principalmente por 97% de proteínas naturais e 3% de cera com gorduras vegetais. É a presença da cera natural com gorduras que confere à seda um brilho irresistível e uma espécie de flexibilidade elástica. O material de seda criado artificialmente é a celulose comum, à qual foram adicionados reagentes químicos e impurezas para atingir certas qualidades.

Surpreendentemente, mas é verdade: a seda natural não é exposta a ácidos, álcalis, solventes orgânicos e outros ambientes agressivos.

Mas uma desvantagem significativa do tecido de seda deve ser reconhecida como a decomposição completa sob exposição prolongada à luz solar e aquecimento a temperaturas acima de 110°C.

Em suas propriedades, a seda difere muito de outros tipos de tecidos. É agradável ao toque, macio. Ao tocá-lo com as mãos, você imediatamente começa a sentir o calor que emana. Este material bastante durável se adapta facilmente a qualquer método de coloração. Sua resistência ao desgaste permite absorver facilmente a umidade e permitir a passagem do ar atmosférico. Isso significa que pode ser lavado, seco e passado rapidamente. Sua única desvantagem no uso são os hematomas constantes, que as donas de casa não gostam muito, mas tendo como pano de fundo os aspectos positivos, uma falha tão significativa torna-se simplesmente imperceptível.

O mais discutido nesta seção
Novos artigos nesta seção
Artigo útil
Como é feita a seda? A seda é obtida a partir das fibras dos casulos do bicho-da-seda. Eles são convertidos em fios, que são tecidos no tecido acabado por meio de um tear. Consulte Mais informação
Conselho
Comentários
Nas mulheres destaca-se ainda mais forte e provocativamente...
Sergei
O padrão não corresponde quando construído, mas isso não é o pior. O principal é que os shorts obtidos com esse padrão sejam grandes, mas ao mesmo tempo desconfortáveis. Você não pode andar muito longe e...
Alexei
Publicações recentes nesta seção

Materiais

Cortinas

Pano