Natural seda é um tecido feito de fios obtidos de casulos de bicho-da-seda. O análogo artificial é um produto do processamento da celulose. Existem várias maneiras de distingui-los uns dos outros:
- Tátil (ao toque) – os fios dos casulos do bicho-da-seda são mais macios e delicados que as fibras de celulose.
- Usando luz solar - a seda brilha quando aquecida naturalmente e retém o calor por muito tempo, o substituto esfria rapidamente.
- Fibras queimadas - para isso, vários fios são arrancados de suas teias e incendiados. Se o tecido derreter em vez de queimar e exalar aroma de papel queimado, então é artificial. Quando exposto ao fogo, o material natural vira cinzas e cheira a cabelo queimado.
- Teste de rasgo - rasgos naturais em tiras uniformes e não esfarelam
Também é preciso prestar atenção na textura - se o tecido for perfeitamente uniforme e liso, então suas fibras não são obtidas do casulo do bicho-da-seda, mas são de origem sintética.Há também um teste químico: dissolver 16 g de sulfato de cobre, 10 g de glicerina e uma pitada de soda cáustica em 150 g de água. Coloque um pedaço de tecido nesta solução. Se se dissolver sem deixar vestígios, então é real. Há uma diferença entre os materiais e o preço - o polímero é 2 a 4 vezes mais barato.
Diferença de falso
- Para não ser vítima de golpistas e comprar uma seda falsa em vez da seda verdadeira, é preciso levar em consideração o preço do tecido e verificar os seguintes indicadores (em relação ao tecido natural):
- A capacidade de reter calor é alta.
- Higroscopicidade – alta.
- O brilho natural é atenuado, não brilhante.
- O falso desfia muito na hora de cortar e recortar.
- A vincabilidade é baixa e o tecido é fácil de alisar.
Além disso, as bordas da falsificação desmoronam após o corte. Um teste químico usando ácido sulfúrico ajudará efetivamente a expor os fraudadores, porque o análogo artificial ficará vermelho ao entrar em contato.
Características da seda
Conhecer as características do material irá ajudá-lo a escolher de forma rápida e correta uma tela de qualidade. O tecido, composto por fios produzidos pelo bicho-da-seda, possui alta respirabilidade, boa condutividade térmica, é elástico e durável.
Quando você toca o corpo, você sente frescor. Esses indicadores permitem costurar roupas do dia a dia e festivas, roupas íntimas, roupas de cama, utensílios de cozinha (toalhas de mesa, guardanapos) em seda e, menos frequentemente, estofados para móveis estofados. O material não é menos popular como forro para lenços, roupas e fitas decorativas.
Características da seda sintética
A seda à base de fibra de viscose obtida a partir do processamento da celulose começou a ser produzida no início do século XX.Isto foi possível devido aos seus baixos requisitos de manutenção e custo reduzido em comparação com o seu homólogo original. A celulose é tratada com compostos químicos, resultando em fibras finas e lisas.
O termo “seda artificial” refere-se a materiais à base de viscose e outros tecidos sintéticos (polialgodão, poliéster). Possui aparência atraente, superfície lisa e excelente permeabilidade ao ar. A tela não é menos valorizada por sua resistência, resistência a danos mecânicos e deformações e resistência ao desbotamento da cor. Além disso, os produtos feitos de viscose não exigem cuidados. Amostras baratas de tecidos de viscose com impurezas de poliéster de baixa qualidade acumulam eletricidade estática. A melhor opção de substituto da seda da viscose (celulose) é um material sem impurezas. Você pode aprender mais sobre as propriedades no vídeo.