Seda - tecido de origem natural. É obtido a partir do casulo de uma pupa de inseto, chamada “bicho-da-seda”. Hoje em dia é possível encontrar não só seda natural, mas também seda artificial, além de materiais com adição de sintéticos.
As fibras de seda foram produzidas pela primeira vez na China. Foi no Império Celestial que uma tecnologia especial para a fabricação deste maravilhoso material foi descoberta no 5º milênio aC. Durante muito tempo foi mantido em sigilo absoluto.
Existe um grande número de tipos de tecidos de seda. Suas principais diferenças estão na tecnologia de tecelagem, que lhes confere características e aparência únicas.
Atlas
O cetim é um tecido de seda denso e brilhante. A superfície do cetim geralmente é lisa, mas o material também pode ser padronizado. O cetim tem brilho característico, a parte frontal lembra brilho. Este efeito é alcançado por meio de uma tecnologia de produção especial.
O tipo de tecelagem desse tecido, assim como a própria seda crua, foi inventado na China.Junto com a técnica de produção do material a partir dos casulos do bicho-da-seda, esse conhecimento chegou primeiro à Ásia Central e depois à Europa, onde o material se difundiu.
Gás (ilusão, arroz, marabu, cristal)
Trata-se de um tecido de seda translúcido, o que se consegue pelo grande espaço entre seus fios. O gás é muito leve e macio. Na fabricação de diferentes tipos de gás, utiliza-se tecelagem estampada, lisa e diagonal.
O gás de ilusão é o material mais fino e quase transparente, lembrando uma leve teia de aranha. Feito com o melhor fio de seda. A partir dele são feitos cortinas, lenços leves e elementos de decoração de casamento.
O arroz-gás é leve, transparente e ligeiramente áspero. A textura é obtida graças a uma trama especial de arroz. Daí o nome.
O marabu de gás é um material dourado bastante rígido feito de seda crua, feita de fios bem torcidos. Foi difundido no início do século XVIII. Usado para costurar vestidos femininos fofos.
O cristal de gás tem um brilho intenso. Em sua produção são utilizados fios multicoloridos, fazendo com que a superfície brilhe como pedras preciosas. Na França, eram feitos vestidos de baile chiques.
Tapioca
O nome do material é traduzido do francês como “ondulado”, “áspero”. Na confecção do crepe, os fios são torcidos para a esquerda e para a direita, alternando de uma certa forma.
Este tecido é caracterizado por uma superfície irregular. A textura é um pouco semelhante à areia.
O crepe cai perfeitamente, forma lindas ondas e não enruga. As coisas feitas com ele duram muito tempo.
Além do crepe de seda, pode ser confeccionado em algodão, mescla de lã ou sintético. Hoje em dia é utilizado principalmente em vestidos femininos.
Organza
Tecido leve e translúcido fino feito de sedas. Ele vem em fosco e brilhante.Os padrões são bordados em organza e os desenhos originais são aplicados por meio de impressão. Muitas vezes são feitos trajes de dança oriental e cortinas.
Seda-cetim
Cetim vem da palavra "zaytuni" - o nome árabe do porto de Quanzhou, na China, berço deste tecido. O cetim de seda possui uma superfície lisa e densa, caracterizada por um belo brilho. A partir dele são feitas roupas de cama, camisas masculinas e forros.
O cetim de seda é feito de dois tipos de material - cetim 100% algodão e seda pura. A densidade de trama deste tecido é de 170–220 fios por 1 metro quadrado. cm.
Importante! O linho feito de cetim de seda é muito forte e durável. Pode suportar mais de 200 lavagens, não desfia e é mais barato que a seda..
Tafetá
Tecido feito de fios de seda e algodão bem torcidos. As fibras sintéticas estão frequentemente envolvidas na produção. O tafetá distingue-se pela sua alta densidade e rigidez. Forma dobras quebradiças, o que permite obter volume e maciez adicionais.
Toile
O toile se distingue pela alta densidade e brilho delicado. Este tecido mantém a sua forma de forma excelente e é utilizado como forro para costurar vestidos e gravatas.
Chiffon
Um material muito fino e arejado feito de fios de seda bem torcidos. É transparente, leve e flui lindamente. Perfeito para costurar blusas de verão e lenços leves.
Chesucha (seda selvagem)
Chesucha é uma seda selvagem e densa com uma textura incrível. Na produção, são utilizados fios de espessuras desiguais, que formam essa superfície. É durável, cai bem, mas requer cuidados delicados. Chesucha é usada na costura de cortinas e roupas diversas.
Foulard
O foulard é mais frequentemente usado como material de acabamento. Tecido de seda fino e macio com o qual são costurados xales, lenços e lenços.No século 20, vestidos, cortinas e abajures também eram feitos de foulard.
DuPont
Tecido denso para cortinas, de dureza média e com brilho agradável. Este tecido exclusivo é composto quase inteiramente por seda natural. A DuPont fabricada na Índia é especialmente valorizada. São feitos vestidos de noiva e de noite, acessórios e roupas de cama caras.
Crepe georgette
Tecido de seda confeccionado em crepe. A superfície frontal do crepe georgette é brilhante e áspera.
Importante! A diferença entre o crepe georgette e outros tipos de crepe é a direção da tecelagem. Durante a produção, os fios da urdidura e da trama são torcidos em direções diferentes. Isso o torna denso, mas leve e elástico.
Na era dos bailes, os banheiros femininos da moda eram feitos de crepe georgette. Agora este tecido não é tão popular. É utilizado na confecção de cortinas drapeadas, além de alguns modelos de saias, blusas e lenços.
Crepe da China
Tipo de tecido crepe de seda - hgranulado com tecnologia de torção de crepe. Tem brilho moderado, é denso e fino. Xales, ternos e blusas são feitos de crepe da China.
Importante! Dobras e cortinas suaves são uma característica deste material.
Pontagage de seda
Epontage (ou pongee) distingue-se entre seda e algodão. O material possui uma superfície esponjosa irregular com um padrão de cores decorativas em forma de células, listras e melange.
Brocado
O brocado sempre foi considerado o tecido dos nobres, da realeza e dos ministros da igreja. Este material pesado é feito de seda com um padrão complexo feito com fio de metal. Anteriormente, o padrão era feito com fios de ligas de ouro e prata. Isso explica o alto custo do material.
Hoje em dia, os padrões em brocado não são bordados apenas com fios de metal duro. Use fios de linho, seda ou algodão.
Musselina
A musselina é feita de seda natural de alto envoltório. O material é transparente e fino. Usado para costurar fantasias e vestidos teatrais.
Sarja
Sarja (sargia italiana, sarja francesa; do latim sericus - “seda”) - tecnologia de produção de sarja - tecelagem de fios na diagonal. Cada thread subsequente compensa a interseção por 2 ou mais outros threads. A sarja é produzida tingida ou estampada. Utilizado como forro, tecido técnico ou de vestido, para costura de roupas de trabalho.
Excelsior, Excelsior
Tecido de seda de trama lisa com brilho distinto, fino e transparente. Na produção, é usado fio não torcido. Excelsior cobre bem. O tecido é bem bonito. É utilizado por designers que trabalham com batik, bem como por quem cria flores de seda e elementos decorativos.
Charmeuse
Charmeuse é muito semelhante ao cetim. Ambos possuem superfície frontal lisa com brilho característico. A diferença pode ser determinada sentindo o material: o charmeuse é mais fino e macio que o cetim.
Cambraia de seda
A cambraia de seda contém aproximadamente 3% de seda, que dá brilho às coisas. Para sua produção é utilizado tecido liso. Batiste flui lindamente e forma dobras elegantes. Bom para vestidos longos.
Seja qual for o tipo de seda que você escolher, o principal é evitar falsificações sintéticas e ter certeza da qualidade do produto. A seda não causa alergias, e as roupas feitas com ela, se bem cuidadas, vão agradar por muitos anos.
Maria, olá! Li seu artigo com prazer e aprendi muitas coisas novas e interessantes. Você conseguiu apresentar uma grande quantidade de informações interessantes de forma muito concisa. Obrigado!
PS. Infelizmente, há erros: inconsistência entre os gêneros feminino e masculino, singular e plural.