A fibra acrílica é usada há muito tempo tanto para tricô quanto para costura. Mas nem todo mundo sabe sobre sua origem e ainda mais sobre suas propriedades. Às vezes causando confusão ou efeitos inesperados. Para dissipar algumas dúvidas e estereótipos incorretos sobre o acrílico, é necessário considerar detalhadamente todas as suas vantagens e desvantagens.
O que é lã acrílica
Acrílico (ou como também é chamada de fibra acrílica, lã acrílica) - este é o resultado do trabalho da DuPont (EUA). Há mais de 10 anos, a empresa trabalha para melhorar materiais sintéticos como o náilon. O resultado foi o aparecimento da fibra acrílica.
As matérias-primas para a produção do fio são produtos de petróleo, carvão e gás natural. A fórmula química do acrílico é bastante complexa. Pode flutuar. Mas, em princípio, as fibras acrílicas incluem todas aquelas que contêm pelo menos 85% de acrilonitrila. Além disso, a composição deve conter um comonômero.Este último serve para tornar a fibra mais suscetível ao tingimento. Não desbota, ou seja, é resistente à radiação ultravioleta. Isso determina a variedade de cores que se apresentam nas gôndolas das lojas que vendem tecidos e fios acrílicos.
Tecnologicamente, o fio acrílico pode ser obtido de duas formas principais:
- feltragem seca;
- feltragem molhada.
Acrílico e lã são a mesma coisa?
O acrílico é uma fibra obtida artificialmente a partir de componentes químicos. E apesar de imitar ao máximo a lã natural em sua aparência, no entanto, não é natural.
No caso da lã natural de ovelha ou de camelo, tudo é completamente diferente. A lã natural é uma fibra de queratina. É obtido cortando o cabelo de ovelha (possivelmente de outros animais, como camelo, cabra, iaque, coelho, cachorro, etc.) e posteriormente processando-o e girando-o.
Falando em comparar os dois tipos de fibra, é importante destacar que, talvez, embora às vezes pareçam semelhantes, ainda existam muitas diferenças entre elas, em propriedades como:
- tátil;
- alergênico;
- higroscópico;
- retenção de calor;
- respirável;
- capacidade de raspar;
- encolhimento durante a lavagem;
- resistência ao desgaste;
- duração da operação.
É impossível dizer o que é melhor – lã ou acrílico. Tudo aqui é muito individual - quem prefere o quê. Então é muito importante qual produto se planeja criar a partir desta ou daquela fibra.
Como o acrílico e a lã têm pontos fortes e fracos, para criar fios da mais alta qualidade, a lã e o acrílico são frequentemente misturados em um só fio.
Características do acrílico em sua forma pura
As áreas de aplicação da fibra acrílica incluem principalmente:
- fios, que podem ter diferentes espessuras e uma grande variedade de cores;
- tecidos, que também podem ter uma variedade de texturas e densidades. Eles são usados tanto no verão quanto no inverno.
Mas apesar da diferença na aplicação, eles ainda possuem as mesmas propriedades, tanto positivas quanto negativas.
Os principais pontos positivos incluem:
- suavidade;
- conforto;
- força;
- retenha bem o calor;
- nenhum encolhimento é observado;
- não derrame, mas apenas fibra de altíssima qualidade;
- baixo custo;
- não enruga.
Os negativos incluem:
- as fibras não absorvem o excesso de umidade - a higroscopicidade é muito baixa;
- eletrificação;
- não permite a passagem de ar;
- Manchas difíceis geralmente se formam na superfície da fibra acrílica. Isso acontece porque as microirregularidades são capazes de absorver tudo o que cai sobre elas. Isso resulta na penetração profunda da sujeira na estrutura da fibra, o que dificulta a eliminação da sujeira.
Lã com adição de acrílico - como é?
A lã costuma ser misturada com acrílico.
Assim, para os fios infantis, esses fios são misturados na proporção de 50% a 50%. Você também pode encontrar combinações completamente diferentes de acrílico e lã; portanto, certas características são alcançadas no fio ou tecido.
Graças à lã na fibra misturada Acontece que melhora as seguintes características:
- criando fios mais quentes;
- respirabilidade melhorada;
- o material fica mais suscetível a absorver o excesso de umidade.
Ao adicionar acrílico ao fio, você pode melhorar:
- eliminação de encolhimento severo;
- redução na formação de tosse e escoriações;
- reduzindo a alergenicidade do material.
Na maioria das vezes, a fibra mista é preferida em produtos infantis, pois essa combinação a torna mais macia e delicada em contato com a pele. Além disso, as pessoas que têm reação alérgica ao contato com lã pura geralmente preferem uma mistura de acrílico e lã.
O acrílico pode ser considerado sintético?
O acrílico é definitivamente uma fibra sintética. Não tem nada a ver com materiais naturais, pois é feito exclusivamente a partir de derivados de petróleo. Mas você não deve desistir por esse motivo. Afinal, antes de chegar ao consumidor, ele passa por verificações de segurança em vários níveis.
A segurança da fibra é tão alta que ela é utilizada na maioria dos produtos infantis.