Uma costureira novata, tendo decidido dominar a técnica de feltragem, certamente se deparará com uma escolha - qual lã é mais adequada para fazer produtos de alta qualidade, confortáveis e bonitos. Artesãs experientes, que já criaram dezenas de peças únicas a partir da feltragem a partir de produtos naturais, recomendam o uso de lã em seus trabalhos. Bergschaf.
Lã Bergshaft - o que é, história
O que é isso, um dos materiais mais populares entre os amantes do artesanato. Bergschaf é o “casaco” da ovelha tirolesa domesticada das terras altas (em alemão Tiroler Bergschaf). Este tipo de ovelha foi criado no século XIX através do cruzamento de duas raças: austríaca e italiana. Como resultado do experimento, nasceu uma espécie rara de ovelha de orelhas caídas, com cabeça pequena, mas com dorso longo e largo - uma excelente plataforma para lã luxuosa. Esta raça de ovelhas é atualmente criada no Tirol austríaco e no Bolzano italiano.
As ovelhas Tiroler Bergschaf são fáceis de manter, mesmo em condições difíceis de montanha e áreas chuvosas.
Pernas fortes com cascos duros permitem que os animais se movam facilmente pelas encostas das montanhas e planícies, obtendo alimento para si. Durante vários meses, os rebanhos pastam nas terras altas dos Alpes tiroleses, aumentando o peso corporal e desenvolvendo pêlos longos e grossos. Este “casaco de lã” é a principal vantagem da raça Bergschaf. Não só protege ovelhas e carneiros da chuva e do frio, mas também traz benefícios significativos para as pessoas. Em setembro, os animais são conduzidos das pastagens de verão nas montanhas para o vale. Após o inverno, são tosquiados, obtendo-se um velo de lã ‒ matérias-primas valiosas e indispensáveis para o artesanato.
Quais são as qualidades da lã Bergschaft?
A lã das ovelhas das terras altas é o único material que pode ser facilmente feltrado.
Após a tosquia dos animais, a lã passa por diversos tipos de processamento, entre eles:
- lavar;
- seco (babado);
- passou por equipamentos de cardação para produzir lã chamada cardada;
- alvejar, tingir ou deixar na cor natural.
Muitos artesãos preferem usar materiais em cores naturais. Algumas costureiras trabalham até com lã não penteada, criando a partir dela peças exclusivas e lindos artesanatos originais.
A cardação cai com muita facilidade, mantém bem a sua forma e a superfície dos produtos é lisa e densa. As fibras, penteadas até o estado de algodão, estão localizadas em diferentes direções, levemente entrelaçadas e emaranhadas. Essa característica da pelagem é mais propícia à queda. Durante a operação, podem sair muitos resíduos. Mas isso não afeta a qualidade do produto.
A cardação cardada pronta é fornecida em forma de bola ou teia (manta). Esse tipo de preparo facilita muito a disposição da lã para a confecção de produtos feltrados.O padrão deve ser colocado na tela e recortado o formato desejado. A lã é fácil de puxar em uma fita do tamanho desejado. Também é fácil arrancar o material, separando exatamente a quantidade necessária para o trabalho.
A cardação tem diferentes espessuras:
- grosso (40–67 mícrons);
- semi-grosso (34–40 mícrons);
- fino (14–25 mícrons);
- semifino (25–34 mícrons);
- fita, material sem pintura (23–25 µm);
- reboque, fibras curtas (260 mícrons).
A lã Bergshaft é diferente de outros tipos leve, possui alta densidade de adesão e possui grande número de cores e tonalidades, preservando as propriedades naturais da fibra. Tais indicadores dão total liberdade ao artesão na escolha de um material, por isso é muito procurado no artesanato.
Produtos legais obtidos pela feltragem da lã Bergshaft
A lã para feltragem úmida e seca é bastante procurada hoje em dia: iniciantes e profissionais artesanais criam maravilhosos produtos tridimensionais e artesanatos originais a partir dela.
Ao feltrar pelo método úmido, você obtém botas de feltro quentes, chinelos confortáveis e bolsas e cintos maravilhosos. A feltragem seca ajuda a criar joias exclusivas, painéis brilhantes, lenços e estolas e brinquedos infantis.
A variedade de cores permite que as costureiras desenvolvam e apliquem ao máximo sua imaginação criativa, fazendo misturas e criando peças e artesanatos únicos e fáceis de usar. São úteis para decorar coisas, roupas, acessórios e decorar interiores de apartamentos e casas.
No processo de criação de peças artesanais a partir da lã Bergschaf, os artesãos artesanais recebem muitas emoções positivas, aliadas a um bom rendimento.
No Cáucaso, na região de Cherkessk, temos exactamente as mesmas ovelhas e exactamente a mesma lã, mas temos de penteá-las em velhas máquinas soviéticas, porque não há produção e as máquinas já não as produzem. E assim, a lã é de excelente qualidade, eu mesmo faço (lavo, penteio), e acredite, é melhor pagar a sua e mais barato do que comprar no exterior. A pedido do cliente, a lã pode ser processada de uma determinada forma, enrolada e penteada conforme a necessidade. Se ao menos eles aceitassem...