A pele natural é amplamente utilizada como material para costura de agasalhos, bem como para decoração e isolamento de calçados. A lã é usada para criar tecidos a partir dos quais roupas casuais, casacos e outros itens de guarda-roupa são posteriormente costurados ou tricotados. Na verdade, esses conceitos não são muito diferentes entre si, mas ainda há uma distinção clara.
Lã e pele, qual a diferença?
A principal diferença entre esses materiais é o método de fabricação. A lã passa por várias etapas até se transformar na fibra que conhecemos para tricotar e fazer coisas. É cortado de um animal vivo e posteriormente processado.
Importante! A lã possui estrutura, espessura e elasticidade diferentes, dependendo da raça, sexo e idade do animal. Isso afeta significativamente a qualidade do produto final.
A pele é produzida pelo curtimento da pele de um animal com preservação parcial ou total dos pelos.O processo de produção é bastante trabalhoso, mas dá bons resultados e matérias-primas de alta qualidade para a produção de agasalhos ou elementos decorativos caros.
O que é pele?
Este conceito é utilizado para se referir à pele bronzeada de um animal das seguintes famílias:
- mustelídeos;
- lebres e coelhos;
- canídeos;
- roedores;
- gatos, incluindo os selvagens.
O cabelo depois de vestir a pele permanece na base da pele, o que o distingue da lã. Via de regra, não passa por processamento adicional e permanece quase em sua forma original, ao contrário da segunda matéria-prima, que passa por um complexo processo de preparação.
A pele tem a capacidade de secar rapidamente, mas a base de couro curtido evita seu desgaste rápido. Ao mesmo tempo, veste bem, protege maravilhosamente do gelo e fica muito bonito.
O que é lã?
Esse material passa por um processo mais complexo de preparação e criação de fios para tricô. O velo cortado do animal é processado por muito tempo, distribuído e o melhor é selecionado. Em seguida, é girado em linha.
Importante! Na produção de fios de lã, é possível adicionar quaisquer aditivos sintéticos que possam melhorar as características de desempenho do produto final.
As malhas confeccionadas com matérias-primas naturais atuam como um bom isolante para calçados de inverno, material ideal para casacos outono-inverno, protegem perfeitamente do frio e do vento, deixando ao corpo a oportunidade de “respirar”. É menos resistente à abrasão que a pele, mas a vida útil dos itens feitos de ambos os materiais será aproximadamente a mesma.
Diferenças óbvias
À primeira vista, os conceitos completamente idênticos de pele e lã, por representarem pêlos de animais, apresentam uma série de diferenças significativas:
- métodos de fabricação (o processo de produção varia muito);
- base de couro (o cabelo é cortado de um animal saudável);
- características de desempenho (devido à base, a pele é considerada um material mais quente).
Importante! A pele é inicialmente considerada um material mais quente e durável devido à sua base natural. A pele processada de maneira correta e eficiente permite que o corpo se sinta confortável e o protege em qualquer clima.
Ambos os materiais são amplamente utilizados na indústria da moda. As malhas de pele e lã são frequentemente usadas como isolamento em sapatos de outono e inverno. A vida útil dessas botas será aproximadamente a mesma, apesar das diferenças óbvias nos materiais.
Os agasalhos confeccionados com esses dois tecidos têm propriedades aprimoradas, retêm bem o calor sem interferir na troca de umidade. O corpo humano se sente absolutamente confortável e aconchegante com agasalhos feitos de lã ou pele de animal.