A lã é um material que há muito é utilizado pelas pessoas para fabricar produtos que as protegem dos efeitos negativos de fatores externos. Em particular, os itens de lã protegem idealmente contra o frio e são capazes de reter o calor interno de maneira confiável.
Além disso, é um material muito macio e durável, que ao longo dos séculos aprenderam a pintar em diversas cores. Por isso, hoje você pode comprar peças de lã de diferentes tonalidades, além de acessórios e peças de interior feitas com matérias-primas semelhantes. É fiado em vários tipos de fios e posteriormente produzido em tecidos e malhas adequados para costurar roupas. Os produtos de feltragem também são feitos de lã.
Onde e para que é usada a lã?
A lã de ovelhas e outros animais é amplamente utilizada em diversos campos. Assim, é utilizado para produzir lindos e caros tapetes, roupas de cama com propriedades terapêuticas, agasalhos para crianças e adultos, além de diversos acessórios e decorações para a casa.
Graças à abundância de materiais apresentados na loja, você mesmo pode criar coisas únicas. A lã apresenta um grande número de vantagens inegáveis e permite complementar qualquer interior com coisinhas agradáveis e aconchegantes.
Dependendo da raça e variedade do animal, são produzidos diferentes tipos. Os mais comuns são:
- merino (o velo tosquiado da cernelha de uma ovelha da mesma raça, é muito fino, mas durável e macio ao toque, retém bem o calor, é higroscópico e ecologicamente correto, não causa reações alérgicas, é considerado um dos melhores e é vendido a um custo elevado);
- alpaca (cortado de animais que são uma espécie de lhama, é muito leve, mas ao mesmo tempo quente e durável, nos produtos dá um lindo brilho de seda que não se perde mesmo após a lavagem, um tipo de lã caro);
- mohair (trata-se de uma tesoura de cabra angorá, quente e durável, o mais confortável possível nos produtos e sedosa ao toque);
- lã de camelo (o pêlo felpudo de um camelo que não trabalha, esta fibra é muito forte e macia, mais fina que a lã de ovelha e tem um brilho sedoso);
- angorá (subpêlo felpudo dos coelhos angorá, tem estrutura fofa, macio ao toque e quente);
- caxemira (o subpêlo da ovelha serrana, material mais caro para a produção dos produtos, é muito macio, tem brilho luxuoso e é sofisticado).
Além dos tipos naturais Há também viscose e acrílico. São materiais sintéticos que, em todas as suas propriedades e características, praticamente não são inferiores aos materiais naturais. Além disso, a viscose é produzida a partir de matérias-primas naturais. Além disso, ambos os materiais são muito mais baratos que a fibra natural. No entanto, os itens de viscose ou acrílico não possuem propriedades curativas e também não conseguem reter o calor.
A lã é utilizada na indústria têxtil. É usado para criar tecidos de malha ou fios giratórios, que são então costurados ou tricotados em uma variedade de roupas. A lã natural pode ser usada para fazer agasalhos e suéteres, cardigãs e pulôveres casuais. Alguns tipos de lã são usados como forro de sapatos.
Importante! O tipo de produto mais popular feito de lã natural na técnica de feltragem são as botas de feltro. Todo mundo sabe que estes são os sapatos mais quentes e duráveis para o inverno gelado da Rússia.
Como são feitas as roupas de lã de ovelha?
Os cientistas provaram que a lã era usada para fazer roupas nos tempos antigos. Naquela época, os itens do guarda-roupa eram capas primitivas e tiaras feitas de peles mal vestidas. Hoje, a tecnologia mudou muito; além de peles de boa qualidade, é produzido material fino a partir de lã “viva” tosquiada.
Com o advento do tear, começaram a ser confeccionadas camisas de lã fina, que se tornaram o guarda-roupa de inverno ideal para homens e mulheres. O processo começava com a tosquia ou coleta de material após a muda dos animais. Em seguida, foi lavado e penteado com pentes especiais para retirar os detritos e separá-los em fibras. As fibras foram fiadas em um fuso e transformadas em fios de espessuras variadas. Logo aprenderam a tingir o fio e o tecido resultantes.
Hoje, surgiram novas máquinas modernas que são capazes de criar os melhores tecidos e fios de lã quase automaticamente em escala industrial. Embora o algoritmo permaneça basicamente o mesmo, a lã também é tosquiada à mão, lavada, cardada e depois fiada.
Importante! Graças às diferentes raças de animais, foi possível criar uma variedade de fios que se diferenciam na aparência do produto acabado, na elasticidade e na qualidade. Existem também análogos sintéticos da lã natural, que reproduzem quase todas as propriedades da fibra natural, mas têm baixo custo.
Graças às tecnologias modernas, é possível criar materiais a partir de lã natural com diversos padrões e ornamentos obtidos por complexa tecelagem de fios. A coloração atingiu a perfeição e agora as coisas não desbotam mesmo depois de muitas lavagens.
Quais produtos podem ser feitos de lã?
As inúmeras vantagens da lã de ovelha como material para a produção de diversas coisas permitem uma ampla gama de utilizações para esta matéria-prima. É feito de:
- tapetes (os produtos podem ser empilhados ou tricotados a partir de fios com adição de lã);
- roupas de cama (mantas e mantas de lã de ovelha são muito populares, auxiliam no tratamento de diversas doenças e proporcionam um controle climático único, além de não causarem alergias);
- toalhas de banho (absorvem perfeitamente a umidade e retêm o calor resultante);
- roupas infantis (macacões, calças, suéteres, meias, bonés e outros produtos);
- vestuário para adultos (meias, suéteres, suéteres, pulôveres, coletes, saias, calças, ternos, etc.);
- agasalhos (casacos e gabardinas);
- acabamento interior de sapatos.
Além disso, existe um processo de feltragem que pode ser usado na confecção de sapatos. As conhecidas botas de feltro, que voltam a ganhar popularidade, são um exemplo marcante de produto feito de lã natural. É um tipo de calçado muito durável que protege perfeitamente os pés em geadas severas, evitando que fiquem frios.
Mas também vários brinquedos e estatuetas são criados pelo método de feltragem. Hoje essa direção no bordado é muito popular. Muitas donas de casa usam lã comprada ou material coletado pessoalmente de animais de estimação para fazer figuras atraentes e decorar suas casas com elas.
Devido às suas propriedades antialérgicas, a lã de ovelha é segura para pessoas que sofrem de alergias e vários tipos de asma. Eles podem carregar coisas e usar diversos acessórios feitos com essa fibra sem medo. Esta propriedade também é muito importante para crianças pequenas, cujos corpos ainda não são fortes e podem reagir a materiais sintéticos agressivos.
Importante! Algumas doenças são tratadas de forma eficaz com o uso de cintos, cobertores e colchas de pele de carneiro para fins terapêuticos. Em particular, artrite e osteocondrose, distonia vegetativo-vascular e outras doenças perdem intensidade com o uso desse material no dia a dia.
Bebês prematuros são especialmente embrulhados em cobertores de lã de ovelha. Ajuda a melhorar a microcirculação sanguínea, previne o ressecamento da pele e neutraliza possíveis alérgenos. O bebê se recupera rapidamente e se adapta à vida.
O que pode ser feito com fios de lã?
O fio de lã é uma oportunidade de criar as coisas mais extraordinárias com as próprias mãos. Você pode usá-lo para criar diversos artesanatos, tricotar peças de roupas para adultos e crianças, criar enfeites inusitados e outras decorações.
Especialistas em artesanato fazem muitos itens exclusivos com fios à base de lã natural:
- peças de malha (lenços, chapéus e meias são atributos necessários do inverno para mantê-los aquecidos e confortáveis em geadas severas; artesãos experientes tricotam lindos suéteres, ternos e outras roupas);
- decoração feita de fios (embrulhando bem um pote ou caixa comum com fios de lã multicoloridos, você consegue um lindo vaso, porta-canetas ou outros pequenos itens);
- grampos de cabelo, pulseiras e outras joias (com a ajuda de fios, as mães dos pequenos fazem lindos e únicos grampos de cabelo, além de tricotar e fazer lindas pulseiras; além disso, as mulheres que amam joias feitas à mão podem criar miçangas ou brincos originais);
- produtos feitos de pompons (grinaldas, flores em um vaso alto ou pingentes feitos de pompons são considerados decorações extremamente populares para a casa; têm um aspecto original e luminoso, especialmente adequados para quartos de estilo étnico).
A imaginação das costureiras é quase inesgotável. Todos os dias, um grande número de master classes sobre como fazer diversos objetos e joias a partir de fios aparecem em domínio público. E graças aos tons claros do material, você pode criar decorações muito coloridas e alegres.
Importante! Hoje, as lojas de artesanato oferecem um grande número de variedades de fios para tricô ou feltragem. Cada artesã iniciante ou experiente pode escolher a fibra de acordo com seu gosto e de acordo com o produto que se pretende executar.
Entre outras coisas, você pode usar fios de lã para criar os acessórios que precisa em sua casa. Por exemplo, pequenos cestos para itens pequenos, tricotados com fios grossos e especiais. E você também pode tricotar um cesto para roupa suja e até chinelos. Cada item terá suas próprias funções especiais e ajudará a criar o conforto do lar.